Hoje tem episódio novo das tirinhas das Mamães babonas  com um tema cheio de encantos e que os pequenos adoram: Mãe Natureza. É uma delícia vê-los explorando, conhecendo e descobrindo o mundo ao seu redor!

Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece todo mês aqui no Só Melhora e no A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.

O contato com a Natureza é muito saudável para crianças e adultos. Caminhar sobre a grama, mexer na terra com as mãos, são experiências enriquecedoras e relaxantes. Não é à toa que atividades “desconectadas” estão entre as dicas de como estimular nossos filhos a teres hábitos saudáveis.

Atividades desenvolvidas ao ar livre trabalham os diversos sentidos. Olfato, audição, tato, visão e até o paladar são desenvolvidos quando proporcionamos esse contato com o Meio Ambiente.

Se a criança já tem essa curiosidade própria, imagina se nós dermos uma ajudinha dando oportunidade de momentos assim? Certamente será prazeroso para todos!

Vocês conhecem a brincadeira da Caixa da Natureza?

Mãe Natureza e crianças de apartamento

imagem de elementos da natureza

Não sei se vocês também têm essa percepção, mas vejo muita diferença em ter criança pequena num apartamento ou numa casa. Parece que os pequenos têm uma necessidade ainda maior de espaço e contato com a “rua”.

Agora posso falar com conhecimento de causa porque depois que nos mudamos para uma casa, percebo o filhote bem mais à vontade. Acho que ele já jogou mais bola nesses 3 últimos meses que em toda a sua vidinha!

Há um bom tempo, cheguei a escrever sobre essa questão das crianças de apartamento por aqui.

Meio Ambiente no parquinho e no hotel fazenda

menino segurando uma flor

Ninguém precisa morar em casa para aproveitar os benefícios da Natureza.

Como o próprio nome diz, Meio Ambiente é tudo que nos cerca. Para oferecer momentos de contato com a Natureza para a família podemos aproveitar um passeio ao parquinho, as férias na praia, um fim de semana num hotel fazenda. Todos esses momentos são válidos!

Por aqui, o filhote adora animais, especialmente cavalos. De vez em quando, curtimos um hotel fazenda em família e ele se esbalda explorando o verde e a bicharada desses locais.

Temos a sorte de morar numa cidade privilegiada em relação ao turismo rural. Mas cada um pode aproveitar o que sua região tem de melhor! Basta querer e desfrutar das pequenas oportunidades do dia a dia.

Para quem gosta de levar o filhote ao parquinho infantil, vale dar uma olhada nessas dicas de cuidado.

Mãe Natureza em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Para quem ainda não sabe, a Elaine, minha amiga linda e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das tirinhas. É tanta lindeza e delicadeza a cada episódio! Eu não me canso de ficar olhando seus desenhos! Como sempre, a poesia é feita a 4 mãos. Tudo sempre recheado de muito amor e carinho. Confiram o resultado:

mãe natureza tirinhas

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

Mãe Natureza

Mãe de barriga, Mãe de coração,
Mãe Terra, Mãe Natureza,
Todas fruto da mesma emoção,
Todas cheias da mesma beleza.

Na criança e seu desenvolvimento,
aguçando sua curiosidade.
Novidades que elas NELA encontram,
ativando a sua criatividade!

Gente miúda bem sabe disto,
por ‘natureza’ já é esperta.
Tem respeito e muito esmero,
pelos animais e pela floresta…

Que tem flor vermelha delicada,
flor carnívora que tem dente,
flor espinhuda que dói o dedo,
mas todas elas encantam a gente!

Os pequenos também são responsáveis
pela fauna e flora ao seu redor.
Nada mais justo serem amáveis
para que seu meio seja sempre melhor.

Não dá pra criança viver
em um mundo vazio e obscuro.
Sem verde, sem ar puro,
completamente inseguro e
numa caixa de pedra e de muro…

Que nossos filhos tenham oportunidade
de desfrutar de todo esse amor!
Que se percebam parte da comunidade
cercada de animais, verde e flor.

A ideia é que saibamos conviver
– Natureza e seres humanos –
para que juntos possamos crescer
e seguir nossos próprios planos.

Criança com sua pureza:
Precisa do quê, mãe Natureza,
pra manter sua beleza
e diminuir a sua dor?
Ela: Mais amor, amor e amor!

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

crianças segurando uma planta

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como é o contato do teu filho com a Natureza por aí?

Quem perdeu os episódios passados, é só conferir aqui as Mamães Babonas: tem tema complexo como amamentação, episódio especial sobre estar grávida, poesia de Carnaval com criança, dicas sobre O Desfralde e muita diversão em Criança tem que fazer criancice.

criança sentada sobre o globo terrestre

Mês que vem tem mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!