Hábitos saudáveis são fruto de uma construção. Mas não é nada de outro mundo, não! Com algumas dicas e muita força de vontade a gente consegue implementar algumas atividades simples na nossa rotina. Com a prática constante dessa atividades elas podem virar um hábito sim.

Lembra que já escrevi por aqui como criar hábitos saudáveis com a ajuda do habit tracker no planner?

Isso vale tanto para adultos quanto para crianças! Por isso, hoje trago algumas dicas do André Henrique para estimular os pequenos a terem hábitos saudáveis. Confere aí!


Dicas para Estimular os seus Filhos a Terem Hábitos Saudáveis

Você sabia que apenas uma em cada três crianças são fisicamente ativas? As crianças de hoje podem gastar até sete horas por dia na frente da TV, computadores, celulares e vídeo-games. Isso sem contar a obesidade infantil, que atinge uma em cada quatro crianças brasileiras. Em vista desse cenário preocupante, é muito importante os pais estimularem os filhos a incorporarem hábitos saudáveis. Nesse artigo, vamos conferir algumas dicas de como você pode fazer isso.

1. Encontre uma atividade física que seu filho se identifique: arte marciais, natação, escola de futebol, Ballet. Enfim, as possibilidades de atividades físicas são tantas que você pode encontrar uma que seu filho sinta prazer em fazê-la. Quanto mais a criança gosta da atividade, maior a probabilidade dela não desistir. Uma boa pedida é encontrar atividades que envolva toda a família;

2. Escolha uma atividade física adequada para a idade dele: crianças com 7 anos, por exemplo, não devem levantar peso ou correr 3 quilômetros. Mas talvez uma pedalada pode ser uma atividade divertida e adequada.

3. Crie um cenário seguro: certifique-se de providenciar um local seguro para a prática esportiva além dos equipamentos necessários para a segurança da atividade;

4. Compre brinquedos ativos: os brinquedos ativos são aqueles em que a criança tem um maior estímulo físico-motor, como cordas de pular, bolas, etc.

Os pais têm responsabilidade direta sobre os hábitos saudáveis dos filhos!

 

5. Seja um modelo: seu filho pode se inspirar ao ver você fazendo um prato de salada ou correndo no quarteirão. Como diz o ditado, filho de peixe, peixinho é. As crianças imitam os pais.

6. Desligue a televisão: limite o acesso da televisão, do videogame, do computador, do celular, etc. A maior parte dos profissionais em psicologia infantil dizem que o tempo correto para as crianças usufruírem dessas atividade é no máximo uma ou duas horas por dia.

7. Eduque para dietas saudáveis: explique ao seu filho os benefícios de se comer alimentos saudáveis. Explique com historinhas e outros recursos didáticos sobre a importância de comer alimentos nutritivos e saudáveis.

8. Não exagere: quando o seu filho começar uma atividade nova, diga-lhe para respeitar os limites do seu corpo. Exercícios e atividades físicas não devem causar dor. Se isso ocorrer, aconselha o seu filho a diminuir a velocidade ou tentar uma atividade mais leve.

9. Vá com calma: a construção de novos hábitos já é difícil para adultos, imagina para crianças, que são, via de regra, mais indisciplinadas e mais desfocadas. Então não crie uma pressão. Vá com calma e respeite o ritmo do seu filho.

10. Seja sempre positivo: a positividade é uma das chaves da felicidade e ensinar isso ao seu filho pode influenciar ele em toda a sua vida adulta. Busque sempre o lado bom das coisas e o ensine a aprender com os erros.

André Henrique escreve no blog Homem Verde sobre hábitos saudáveis e alimentação para viver mais e melhor.

 


hábitos saudáveis pinterest

Viu só como não precisa ser nada radical nem tão distante da nossa realidade?

Para ter hábitos saudáveis basta querer e persistir até conseguir!

Para quem busca mais dicas de alimentação saudável para toda a família, tem mais conteúdo sobre esse tema por aqui!

Também já escrevi sobre alimentação pós-maternidade, com foco na saúde e não no peso.

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) qual das dicas acimas vais colocar em prática hoje?

hábitos saudáveis imagens

loading...