Cuidados ao levar seu filho ao parquinho infantil

Vocês prestam atenção na segurança dos pequenos quando levam seu filho ao parquinho infantil? Muitas vezes estamos tão felizes com a empolgação do filhote que deixamos simplesmente as coisas rolarem.

Mas segurança é algo que não podemos descuidar em momento algum! Ainda mais quando estamos com crianças pequenas. Eu valorizo muito esses momentos ao ar livre, especialmente para crianças de apartamento – como meu filho. Mas vale a pena prestar atenção em alguns pontos.

Recebi essas dicas de segurança para parquinho infantil e achei super pertinente compartilhar com vocês. Confiram as dicas do Matheus Fonteles e no próximo passeio chequem se está tudo ok!


Quais os cuidados que você deve ter ao levar seu filho ao parquinho infantil

parquinho intantil 01

Quando o assunto é criança todo o cuidado é pouco. Agora, quando é criança + parquinho e brinquedos, a atenção precisa ser redobrada! Confira essas dicas simples, mas extremamente práticas e úteis para garantir a diversão da criançada com segurança e bem-estar.

1 – Mantenha sempre a supervisão!

Ela deve ser constante. Assim é possível direcionar a criança para o que ela pode ou não fazer, considerando a idade dela e a segurança (o que tem a ver com a próxima dica).

A partir dos 7 anos, quando a criança começa a internalizar as regras e ter mais autonomia pelo discernimento do que pode ou não fazer, você poderá ir dando mais liberdade para a criança – até deixá-la brincar sozinha.

2 – Ensine ao seu filho os limites e boas práticas

Ensine à criança em quais brinquedos ela pode ou não ir, explicando o porquê. Assim, vai ajudar ela a também ter certa noção de riscos. Em geral, até os cinco anos, deve-se brincar apenas no balanço, escorregador e casinha. Brinquedos menos desafiadores e adequados para a faixa etária.

Além disso, ensine ao seu filho as regras de boa convivência: como tratar e respeitar os coleguinhas, com crianças de que faixa etária devem brincar (deve-se evitar a discrepância de idade, já que as brincadeiras mudam bastante de uma para outra). Isso irá evitar empurrões e brigas que podem acabar em lesões mais sérias, ou mesmo que seu pequeno queira se aventurar com um brinquedo que não é para a idade dele.

3 – Cuidado com o parquinho e os brinquedos

Antes de mais nada, saiba que os brinquedos de playground devem seguir as normas ABNT. Na escola e no playground de condomínios, por exemplo, é indispensável se informar sobre a procedência dos brinquedos e se estão nesse padrão.

Observe os brinquedos do parquinho sempre antes da criança brincar. Possuem cantos arredondados? Estão em boas condições? Têm pregos e parafusos muito salientes ou à mostra? Esses são indícios de riscos envolvidos na brincadeira. Além disso, dê preferência para playgrounds de plástico , madeira ou aço galvanizado.

Já o piso do parquinho deve ter capacidade de absorção de impacto (como areia e grama sintética, por exemplo). Em caso de quedas, isso mantém certa segurança contra fraturas e lesões graves.

4 – Dicas práticas e demais cuidados

Outro cuidado prático na hora das crianças brincarem é: não coloque itens de vestuário delas que possam enganchar nos brinquedos (anéis, colares, cachecóis e similares). Esses itens aumentam a chance de estrangulamento de alguma parte do corpo e de machucados sérios.

Lembre-se sempre de passar protetor solar. Parquinho é igual à exposição ao sol, o que pode causar queimaduras e até insolação nos dias mais quentes do verão. E, falando nisso, manter o corpo bem hidratado é fundamental. Garanta que a criança tenha água à mão (pode ser em uma garrafinha ou squeeze) e lembre-a de realmente tomar.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Então, mantenha sempre atenção a esses pontos para garantir a segurança, não só do seu filho, mas em geral para todas as crianças no parquinho. Boa diversão!

Matheus Fonteles
Estudante de Comunicação Social pela PUCRS e Redator Web no dia a dia.

4 comentários em “Cuidados ao levar seu filho ao parquinho infantil

  1. Ótimas dicas! Evito sempre parques muito cheios porque tem sempre aqueles mandões que sobem no escorregador do lado errado kkkk.

    Mas nunca me atentei a dica 4. Valeu mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *