Nesse novo episódio das tirinhas das Mamães babonas  o tema é bem próprio da maternidade: amamentação. Assim como a própria maternidade, também a amamentação tem um lado doce e outro difícil.

Se ainda não conheces nossos quadrinhos com poesia de mãe, confere mais detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece toda segunda quinta-feira do mês aqui no Só Melhora e no A Mãe Leoa simultaneamente.

 

Entre as dores e as delícias de ser mãe, está a amamentação. Momento único de total entrega entre mãe filho, que costuma ter um início um pouco conturbado. Isso porque o vínculo entre mamãe e bebê ainda está em desenvolvimento, são duas pessoas que estão se conhecendo.

É na rotina diária da amamentação que mãe e filho trocam olhares, calor, toque. É assim que começa a se formar esse vínculo, que se fortalece por toda a vida.

Mas é claro que as mães que não conseguem, seja qual for o motivo, amamentar podem aproveitar o mesmo momento de nutrição para desenvolver esse laço com seu bebê.

 

Amamentação: o início da novela

 

amamentação 01

O início do processo de amamentação, como em todo começo de algo novo, pode ter suas dificuldades. Muitas mulheres sentem dor, seja pelo excesso de leite, seja pela pega incorreta do bebê.

Felizmente, existem Bancos de Leites e pessoas especializadas que podem orientar a recém-mãe nesse processo. Vale à pena procurar no Google qual o Banco de Leite mais próximo da tua casa para tirar dúvidas e pedir orientação.

Particularmente, não posso reclamar do nosso começo. Para mim, amamentar foi tranquilo desde o começo. Meu pequeno já saiu da maternidade com a pega correta e meu leite não demorou muito para descer. Nossa complicação foi no quesito quantidade de produção.

Naquela época, cheguei a escrever uma poesia que envolvia esse tema, no segundo mês do bebê.

 

Amamentação e complementação do leite materno

 

amamentação 02

Por aqui tivemos as duas experiências: amamentação e complementação.

Durante o segundo mês do filhote, ele começou a perder peso. Por mais que eu seguisse as recomendações para aumentar a produção de leite (beber muita água, me alimentar bem, descansar sempre que possível), minha produção parecia pouca.

Por orientação do pediatra, começamos a complementar o leite materno com a fórmula artificial. Mas meu bebê não deixou de mamar por conta disso! Seguimos com os dois: amamentação e mamadeira até quando ele mesmo resolveu parar (lá pelo nono mês).

Contei em detalhes nossa experiência de complementação do leite materno por aqui.

 

Amamentação em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Sempre comento por aqui que a Elaine, minha amiga linda e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das tirinhas. E arrasa mesmo! Olha só que lindeza a imagem do bebê mamando amor (em forma de coração)! Como sempre, a poesia é feita a 4 mãos. Tudo sempre recheado de muito amor e carinho. Confiram o resultado:

 

amamentação tirinha

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

 

Amamentação

Maternidade já é alegria.
É dom de Deus que não acaba mais…
E ainda ganhamos presentinho extra
Amamentar: grande ato de amar!

É essencial o leite materno,
nos primeiros meses nutrir o bebê.
E o vínculo mãe e filho
Se fortalece e não pára de crescer!

O começo costuma ser dolorido
e precisa de um pouco de paciência.
Depois vira um momento colorido
e a gente agradece pela insistência.

Beber bastante água é fundamental.
Mamãe bem descansada também.
Se precisar, nada de se envergonhar:
peça ajuda para alguém!

As peitchocas transbordando
de leite de mãe esguichando.
Molha a blusa e o travesseiro,
mas a gente acaba nem ligando!

O amor líquido da amamentação
também existe na complementação.
Cada mamãe faz o seu melhor
e todos se beneficiam do amor maior!

Pq tem mamãe que não produz leite
o suficiente para sua cria,
então entram estes complementos
e o banco de leite pra nossa alegria…

Os horários para amamentar
podem ser definidos pelo bebê
ou pelo que o pediatra orientar.
Veja o que é melhor para você.

Aproveite esse momento de nutrição.
Amamentar é entrega e dedicação,
assim como a própria maternidade,
que nos faz transbordar de felicidade!

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

 

 

amamentação 03

 

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como foi a amamentação por aí?

 

Não deixem de conferir o post da Elaine e a experiência dela, que foi bem parecida com a minha, no A Mãe Leoa!

Quem perdeu os episódios passados, é só conferir aqui as Mamães Babonas: tem episódio especial sobre estar grávida, poesia de Carnaval com criança, dicas sobre O Desfralde e muita diversão em Criança tem que fazer criancice.

 

amamentação 04
Mês que vem tem mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!