Um belo dia de outono, durante o ano de 2018, minha amiga Elaine Alberico me apresentou a tal Caixa da Natureza. Ela, que é arquiteta, especialista em jardinagem e paisagismo e uma mãe leoa das boas sempre surge na minha vida com ideias incríveis.

Ela me contou um pouquinho do que se tratava, me mandou algumas fotos e vídeos ilustrativos. Tudo isso com a ajuda da internet (e do bom e velho Whats App!) porque moramos em regiões do Brasil diferentes: ela no Sudeste (São Paulo), eu no Sul (Santa Catarina).

Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o assunto e precisei pesquisar um pouquinho para entender do que se tratava. E não é que descobri um projeto incrível para trabalhar elementos da Natureza com a criançada?

Dá play no vídeo abaixo para ver os relatos dos meninos e a empolgação deles com essa atividade! Depois, confere todos os detalhes do processo no decorrer do texto.

Projeto Ser Criança é Natural

O Projeto Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, criou essa brincadeira chamada Caixas da Natureza. É algo como um amigo secreto entre famílias de várias cidades do Brasil.

Cada família se inscreve para participar no site do projeto e recebe as instruções detalhadas. A ideia é coletar elementos da Natureza que cercam a criança e seu cotidiano, organizá-las numa caixa (que será a tal Caixa da Natureza) e enviar para outra família.

imagem de um menino sob folhas

Como o meio ambiente a nossa volta muda durante o ano, o projeto é organizado para que ocorram trocas a cada nova estação do ano. Quem se inscreve tem uma agenda para seguir (datas para coletar o material, enviar a caixa e receber outra em troca).

É uma forma incrível de oportunizar um maior contato entre nossos filhos e o meio que os cercam. Algo bem no sentido de valorizar atividades ao ar livre para crianças de apartamento, como eu já falei por aqui.

criança pegando pinhão

Nossa experiência com a Caixa da Natureza

Nós (eu e a Elaine) resolvemos aplicar a ideia com nossos filhos sem nos inscrevermos no projeto. Com a correria do dia a dia, achamos melhor não ficarmos presas às datas do cronograma deles. Além disso, minha amiga tem bastante conhecimento na área e foi me orientando passo a passo.

Daniel (filho da Elaine) e Vinicius (meu filho) trocaram mensagens e vídeos pelo celular. Enquanto a Elaine explorava a Natureza com o Dan lá em São Paulo, eu e o Vinicius fazíamos nossos passeios pelas ruas de Lages/SC.

Eu já imaginava que o meu filhote iria curtir esse tipo de atividade. Ele adora brincar de explorador da Natureza e resgatar pequenos animais (leia-se: insetos). Mas a alegria dele foi além das minhas expectativas!

Tanto no momento de coletar elementos para montar a caixa que preparamos para o Daniel, quanto no momento em que ele recebeu a Caixa da Natureza preparada pelo amigo aqui em casa. Foi uma delícia toda essa construção!

criança e meio ambiente: os diversos elementos da caixa
meio ambiente e família

Preparando a Caixa da Natureza

Lá de São Paulo, a Elaine e o Daniel foram nos contando sobre a coleta de materiais que estavam fazendo. O Vinicius ficou encantando ao receber os vídeos e as fotos. Ele AMOU a ideia de brincar com um amigo que ele não conhecia fisicamente!

Por aqui, nós saímos pelas ruas do bairro da nossa casa e pelas proximidades do colégio do pequeno para coletar os elementos que iriam compor a caixa. O filhote ia analisando o que ia encontrando pelo caminho e decidindo se deveria ser incluído ou não na seleção.

Cada tipo de material foi colocado em um saquinho plástico diferente, com sua respectiva descrição. O Vinicius, que estava em fase de alfabetização, fez questão de escrever o nome dos achados nos cartões. Do outro lado do cartão, eu escrevi a mesma informação em letra de forma para facilitar a leitura do Daniel.

O item escolhido com mais carinho foi uma grande porção de pinhão, que seguiu na caixa com instruções para a mamãe Elaine cozinhar e experimentar com o Dan. Importante mencionar que os pinhões foram colhidos pelo próprio Vinicius, no sítio de um amigo nosso.

Para os cartões informativos, foi escolhido um papel verde (cor preferida do Vinicius). Além dos elementos da Natureza coletados, o pequeno fez um desenho para presentear o amigo que mora longe.

Tudo devidamente organizado numa caixa também verde, com o nome Caixa da Natureza colado bem em cima na tampa. Foi enviado com o maior carinho para nossos amigos paulistas.

menino montando uma caixa da natureza
natureza e família: montando a caixa

Recebendo a Caixa da Natureza

O dia em que a caixinha preparada pela Elaine e pelo Daniel chegou aqui em casa foi celebrado com muita empolgação pelo meu filho. Aliás, caixinha é só uma forma carinhosa de chamar. Na verdade, foi uma caixona super recheada com muitos itens e muito amor!

O Daniel também fez um desenho para o Vinicius. Na caixa também veio um binóculos de explorador e um pacotinho de sementes de flores que ainda vamos plantar no nosso jardim.

Agora, sem dúvida nenhuma, o mais sensacional de tudo foi que a Elaine organizou toda a caixa com um jogo! A tampa da caixa era o tabuleiro do jogo, que veio com regras escritas à mão, pedrinhas para representarem os participantes e dado personalizado pelo Dan.

A cada etapa que o jogo vai evoluindo, vamos conhecendo um a um os materiais que compõem a caixinha da Natureza. A cada descoberta, uma história de como o item foi coletado – e um suspiro de entusiamo do meu filhote!

No dia que recebemos, foi bem difícil fazer com que o Vinicius encerrasse a brincadeira e fosse tomar banho. No final de semana seguinte, perdi a conta de quantas e quantas vezes jogamos o joguinho da Natureza.

brincadeira de natureza

Quanto aprendizado e quanto amor cabem numa caixa!

Fica aqui a dica para que vocês se empolguem a fazer essa experiência por aí também! Pode ser se inscrevendo no site do projeto original ou apenas fazendo essa troca com algum amigo.

É uma experiência e tanto! Vale super a pena fazer com a criançada. Fica a ideia de repetir em estações do ano diferentes.

caixas da natureza

Vocês já conheciam essa brincadeira? Já prepararam ou receberam uma caixinha assim? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)!

caixinha da natureza

Para quem curte esse contato com o Meio Ambiente, fica a dica para levar a família para fazer turismo rural aqui em Santa Catarina. Ah! E não deixem de conferir o episódio das Mamães Babonas: Mãe Natureza. É nosso projeto (meu e da Elaine) de poesia de mãe em quadrinhos – tirinhas divertidas feitas com muito carinho.

Para ver o conteúdo desse texto em vídeo, com uma pegada mais voltada para despertar o interesse pela organização dos pequenos, é só dar o play aí embaixo:

https://youtu.be/MnABeavBcDY?si=HbSjP1GruSSRWjlG