Estou super feliz em voltar à ativa com esse projeto tão especial: Mamães Babonas! E voltamos em grande estilo, com o tema Mamães Organizadas. Porque o tempo passa e, se tudo der certo, a gente aproveita para crescer e evoluir com isso, né?

Nossos filhotes crescem e, junto com eles, nossa forma de maternar também. Se nossa parte materna cresce, crescemos irremediavelmente como pessoas também. Que bom! Porque a poesia evolui como consequência desse movimento!

Quem ainda não conhece nossos quadrinhos com poesia de mãe, precisa conferir todos os detalhes do projeto Mamães Babonas que acontece sempre uma vez por mês aqui no Só Melhora e no A Casa da Mãe Leoa simultaneamente.

Com o tempo, esse blog aqui – Só Melhora – passou a falar mais sobre organização e planejamento. Assuntos que permeiam o dia a dia de todos nós e ultrapassam a maternidade. Também fruto da evolução do tempo, o blog da Elaine Alberico, minha parceira nesse projeto, passou a trazer mais conteúdo sobre arquitetura e paisagismo.

Todavia, ambos os blogs não perderam sua conexão com a poesia porque acreditamos – de todo coração – que com poesia a vida fica muito mais leve e feliz! Particularmente, eu acredito que com organização e poesia a vida só melhora!

Mamães organizadas no tempo

imagem de uma mãe com relógio

A principal reclamação de quem busca organização, ou sente falta dela, é a falta de tempo. A verdade é que todos temos as mesmas 24 horas para viver cada dia. Portanto, nossas escolhas de como organizar nosso tempo é que farão diferença no fim das contas.

Precisamos ter bem claro o que é importante e o que pode ser delegado. O que é prioridade nossa e o que pode ficar para depois. Nossa saúde, sono, alimentação, precisa ser colocada em primeiro plano. Ter tempo para cuidar de nós mesmas e de quem a gente ama é – deve ser – prioridade sempre!

Aliás, tem um texto super completo sobre métodos de organização do tempo que super recomendo para quem tiver interesse no tema.

Mamães organizadas com planner

imagem de uma mãe plantando tempo com amor

Seja qual for a tua escolha de ferramenta de organização, é importante lembrar que ela é apenas isso, uma ferramenta. A ideia não é ter a organização como um fim em si. A busca deve ser pela organização como um hábito que nos ajuda a deixar todas as áreas de vida mais simples.

Por mais que eu ame um planner e não viva sem o meu, não basta ter uma agenda bonita. É preciso usar esse planner a seu favor! Mais importante que usar adesivos fofos e canetas coloridas é dedicar tempo para o que realmente importa.

Lembre-se que a vida não é apenas pessoal versus profissional. A vida é muito mais complexa, muito mais rica que isso! Ainda bem! E todas as áreas da vida precisam ser contempladas na nossa organização pessoal.

Para quem estiver procurando um planner para chamar de seu, não posso deixar de indicar os planners digitais 2021!

Mamães organizadas em quadrinhos

Mas vamos ao que interessa: poesia em quadrinhos! Para quem ainda não sabe, a Elaine, minha amiga de longa data e parceira de projeto, é uma artista multimídia e arrasa nas ilustrações das nossas tirinhas. Ela se supera a cada episódio e eu continuo apaixonada pelos seus desenhos! A poesia é sempre feita a 4 mãos, recheada de muito amor e carinho. Esperamos que esse cuidado que temos com o nosso trabalho chegue até vocês. Confere o resultado:

tirinha completa do episódio mamães organizadas

A imagem é altamente pinável! Fiquem à vontade para salvar no Pinterest e compartilhar nossos quadrinhos pelas redes sociais. Só não esqueçam de mencionar a autoria e, se puderem, colocar o link desse post. Isso ajuda a divulgar esse projeto lindo e nossos blogs!

Mamães Organizadas

Todo mundo reclama
Da famosa falta de tempo,
Mas de que vale agenda sem programa
Se não souber curtir o momento?

Momentos com quem se ama e te ama
E embale sua satisfação
Promova momentos únicos
Então priorize sua organização…

MAS Organização não é ter uma agenda colorida.
É saber administrar o tempo
Para poder aproveitar a vida
Porque só temos o caminho de ida.

Semear para uma boa colheita
Neste percurso é essencial
Sinta o presente intensamente
Ajustando também sua vida profissional

Será que é preciso trabalhar tanto assim?
Será que não é melhor descansar, dar um fim?
Talvez antecipar um ou outro compromisso…
Talvez, com itens pessoais, deixar de ser omisso…

Todas as áreas devem ser vividas
Amigos, Família, Trabalho e Espiritualidade
Interligadas com organização
Equilíbrio é a palavra-chave…

Cada um sabe suas prioridades.
Ou, pelo menos, deveria saber.
Focando em suas verdades
É mais difícil se perder.

Porque o presente é o único tempo
Tempo rico a nos preocupar
Segundos, minutos, horas… uma vida
Psiu… não a deixe em vão passar!!!

Elaine Alberico @amaeleoa
Talita Rodrigues Nunes @somelhora

Mamães e filhos organizados

imagem de um mãe segurando a mão do filho com amor

Já que a organização é uma habilidade útil para toda a vida, que tal começarmos a envolver os pequenos nesse processo também? Dê oportunidades para o filhote desenvolver sua capacidade de organização!

Mesmo os bem pequenos podem guardar seus brinquedos quando a brincadeira terminar. Podem também colocar a roupa suja no cesto na hora do banho. Podem ainda ajudar a colocar a mesa do jantar, por exemplo.

Escrevi um texto sobre como aplicar o Método Montessori em casa que pode ajudar nessa organização da casa pelos pequenos.

Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam desse episódio. Como é a organização das mamães, papais e filhotes por aí?

Não deixem de conferir o post da Elaine e descobrir como ela e seu leãozinho se organizam no A Casa da Mãe Leoa!

Quem perdeu os episódios passados, pode conferir todas as tirinhas das Mamães Babonas aqui. E quem quiser mais poemas e poesias também encontra por aqui.

imagem de uma mãe tentando se equilibrar

Mês que vem tem mais Mamães Babonas por aqui! Qual tema vocês querem ver nas próximas tirinhas? É só pedir que a gente prepara com carinho para vocês. Manifestem-se e nos ajudem com o próximo episódio!

Ah! E tem uma pasta no meu Pinterest só sobre poesia – incluindo MUITA poesia de mãe e TODAS as tirinhas das Mamães Babonas. Vale a penar dar uma olhada.