Primeiro ano do bebê em poesia. Poesia é um assunto central aqui no blog. Ao longo do tempo, o Só Melhora ficou conhecido muito por causa das minhas poesias. Dentre todas já publicadas por aqui, há uma série delas muito especial para mim, que eu chamo de Primeiro Ano do Bebê.

Para ter um gostinho dessa série de poemas do primeiro ano do bebê, aperta o play no vídeo aí embaixo. Para ver a série completa de poesias para bebê, é só continuar lendo o post até o final.

As poesias do Primeiro Ano do Bebê acabaram ficando lá nos posts iniciais do blog. Pode-se encontrá-las dentro da categoria Poesia no menu superior ou pesquisando pelo nome/mês. Mas ficaram um pouco dispersas pelo conteúdo.

Resolvi fazer esse post para reuni-las num único lugar e facilitar o acesso de vocês. Espero que ajude por enquanto. Quem sabe um dia essa série de poesias não vire um livro? (aceito indicações de possíveis editoras interessadas!)

Primeiro ano do bebê em poemas mês a mês

  1. Materna Idade
  2. À Espera
  3. O Milagre
  4. Primeiro mês do bebê
  5. Segundo mês do bebê
  6. Terceiro mês do bebê
  7. Quarto mês do bebê
  8. Quinto mês do bebê
  9. Sexto mês do bebê
  10. Sétimo mês do bebê
  11. Oitavo mês do bebê
  12. Nono mês do bebê
  13. Décimo mês do bebê
  14. Décimo primeiro mês do bebê
  15. Décimo segundo mês do bebê
  16. Fase capacete
imagem com pequenos pés

O Primeiro Ano do Bebê em poesia

Além de reunir todos os links que redirecionam para os posts originais das poesias mês a mês (basta clicar no título da poesia), cada poema do bebê tem uma imagem ilustrativa. Essa imagem com trechos das poesias para bebês podem ser compartilhadas pela internet. Só peço que citem a autoria e mencionem o Só Melhora sempre que alguém se interessar.

O crédito das fotos utilizadas no fundo das imagens é da Carol Dias (@nozfotografia). A montagem dos cards, assim como a autoria de todos os poemas é minha (Talita @somelhora).

trecho da poesia materna idade

Materna Idade – Primeiro ano do bebê

A primeira poesia dessa série é bem curtinha. Apenas algumas linhas, mas muito significativa para mim. É o texto que inaugura o álbum do primeiro ano do Vinicius (o meu Vinicius, meu filhote). É sobre a descoberta da gravidez.

imagem de um casal grávido

À Espera

Ainda antes do bebê nascer, essa é uma poesia sobre o período da gestação. Estar grávida, gestar uma vida dentro da gente, é algo simplesmente sensacional, indescritível na sua plenitude. Foi um momento mágico na minha vida, eternizado nesses versos de uma gestante.

imagem de um casal beijando seu filho

O Milagre

Eu realmente acredito que o nascimento de um filho é um milagre de Deus. É, indiscutivelmente, um divisor de águas – a vida pode ser vista como “antes do filho” e “depois do filho”. A vida muda drasticamente e nada mais será como antes. Essa poesia é sobre o exato momento em que aconteceu o meu milagre.

imagem de um pai segurando um bebê chorando

Primeiro Mês – Primeiro ano do bebê

E finalmente chegamos ao primeiro mês do bebê nessa série de poesias! Sim, o nascimento de um bebê é um milagre, mas seu primeiro mês de vida é um caos. Esses versos são sobre o lado caótico da chegada de um filho. Minha respiração fica ofegante só de lembrar! Ainda bem que passa.

imagem de um bebê sorrindo

Segundo Mês

O segundo mês de vida do meu filho teve um tema marcante: a complementação do leite materno. Claro que tive medo que ele largasse o peito (eu não queria isso de jeito nenhum!). Claro que me senti culpada (afinal, toda mãe deveria conseguir amamentar seu filho adequadamente, certo?). É disso que trata essa poesia.

imagem de um bebê olhando para sua mãe

Terceiro Mês

A poesia do terceiro mês é também uma confissão: o amor que sinto pelo serzinho que gestei e vi nascer não pode ser descrito como “à primeira vista”. Tem seu tempo, mas não se engane: o terceiro mês passa e o amor vem – avassalador, infinito, imensurável.

imagem de um pai abraçando o filho

Quarto Mês

Passado o primeiro trimestre confuso, vem a poesia do quarto mês do bebê. Finalmente, aquele bebezinho, antes quase imóvel, começa a dar respostas mais concretas de que está interagindo conosco! Aja brincadeira para distrair alguém com concentração máxima de 5 minutos o dia todo!

imagem de um bebê dormindo

Quinto Mês

A poesia do quinto mês fala do menino minhoca que eu tinha em casa. Ele chegava a fazer calo nos pés de tanto se arrastar pelo chão! Com o poder da locomoção, um mundo novo se abriu para o pequeno. E finalmente apareceram as primeiras gargalhadas! Essa poesia é sobre a constatação de que um mês faz muita diferença para um bebê com apenas cinco de vida!

imagem de um bebê curioso

Sexto Mês

O sexto mês do bebê é tradicionalmente marcado pelo início da introdução alimentar – o que eu carinhosamente chamo de “a festa das papinhas”. Uma poesia sobre como eu adorava ver as caras e bocas que o pequeno fazia ao experimentar cada alimento novo.

imagem de uma mãe beijando o seu bebê

Sétimo Mês

A poesia do sétimo mês é marcada pela minha volta ao trabalho depois do fim da licença maternidade. Adorei voltar a trabalhar, mas sentia MUITA saudade do meu filho. Era aquela história de ter um coração batendo fora do meu corpo: longe dele, eu sentia falta de um grande pedaço de mim.

imagem de uma mãe e seu bebê

Oitavo Mês

Já o oitavo mês do meu filho foi marcado pelo seu início na vida escolar. É incrível o salto no desenvolvimento de uma criança depois que ela passa a frequentar uma escola! E junto com o crescimento das habilidades do filhote, cresce também o amor. Esse é o tema dessa poesia.

imagem de um bebê no colo da mãe

Nono Mês

Foi no nono mês do meu filho que ele teve sua primeira virose. Bem no meio do seu primeiro Carnaval. Acho que foi a primeira vez que eu realmente fiquei preocupada com a saúde do meu filho. Não que uma virose seja algo grave, mas vê-lo fraquinho, sem se alimentar suficientemente e sem vontade de fazer nada é de cortar o coração de qualquer mãe. É disso que fala a poesia.

imagem de um bebê brincando

Décimo Mês

No décimo mês tivemos uma grande mudança por aqui: o filhote começou a ficar em pé. Para o bebê, isso é uma mudança não apenas no seu campo de visão, mas na sua visão de mundo! Eu estava começando a deixar de ter um bebê… e passando a ter um menininho! Os tombos começaram nessa época – e duram até hoje.

imagem de um bebê curioso

Décimo Primeiro Mês

Só foram aparecer dentes no meu filho no seu décimo primeiro mês de vida! Mas também, quando resolveram surgir os dentes, foram quatro de uma vez só (claro que causou algum incômodo). Não sei se tem ligação com o surgimento dos dentes, mas também foi nessa época que o Vinicius começou a querer comer sozinho. E eu assistindo tudo isso acontecer e escrevendo poesia.

imagem de um bebe com bananas

Décimo Segundo Mês

Eu achei que o primeiro ano de vida do pequeno demorou séculos para passar. Se precisasse resumir em uma única palavra esse 1º ano, eu diria: INTENSO. A poesia do décimo segundo mês do bebê fala de um ano recheado de novos aprendizados. Foram 12 meses intensos e cansativos, sim. Mas passaram. E o que fica são as lembranças boas daqueles dias. E uma poesia, claro!

imagem de um bebê engatinhando

Fase Capacete – Primeiro ano do bebê

Encerrando essa série de poesias sobre o primeiro ano do bebê, vem o poema sobre a Fase Capacete. O meu filho parece que tem imã e é atraído facilmente para batidas, tropeços e quedas de todos os tipos. A vontade do pai da criança era forrar toda a casa com espuma! – ou manter o filho com um capacete permanentemente. Daí o nome: fase capacete.

Esse é o fim da série de poemas sobre o primeiro ano do bebê, mas não encerra meus versos maternos. Sempre tem poesia nova por aqui e muitas delas são sobre o cotidiano materno. É só clicar na categoria Poesia lá em cima para conferir tudinho!

imagem com todos os 12 primeiros meses do bebê

Para esse primeiro ano do meu bebê, fiz um scrpabook do bebê bem especial. Esse álbum tem todas as poesias dessa série que enumerei aí em cima. Além das fotos que acompanham cada fase e a decoração das páginas, claro.

A parte do álbum propriamente dito, como as fotos e a decoração, está na categoria “scrap” do Só Melhora. E as poesias que o compõe, na categoria “poesia”, como dito anteriormente.

Como foi o seu primeiro ano do bebê?

Há algum álbum para registrar o momento? Há algum texto (poesia ou narrativa) sobre esse primeiro ano do bebê? Conta para mim aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que vou adorar trocar figurinhas sobre o assunto!

imagem de um pé de bebê