Esse post é para te contar algumas dicas de como escolher o planner perfeito para ti! São critérios que eu utilizo para escolher meu planner. Então, precisas verificar se os meus critérios também se aplicam ao teu contexto.

Lembrando que eu uso planner de papel (não digital). Então, essas dicas serão úteis para quem quer comprar um planner impresso. Elas têm relação com o material utilizado na fabricação do planner, mas também com o conteúdo e leiaute do planejador.

Uso planners desde 2018. Já comprei diferentes marcas e modelos. Com o tempo, fui percebendo o que funcionava melhor e o que não era bacana no produto.

Essa é a experiência que me fez chegar nos critérios de escolha que vou compartilhar aqui. Espero realmente que sejam úteis para escolher o planner perfeito para ti!

Imagem do meu planner para exemplificar as dicas de como escolher o planner perfeito

Como escolher o planner perfeito para ti

Já começo palpitando logo pela capa. É realmente importante que a capa seja plastificada e com um plástico bem grossinho.

Isso porque esse plástico da capa é o que vai proteger a agenda como um todo. Sim, já aconteceu por aqui de eu derramar água, chá e café sobre algum dos meus planners. Já aconteceu também de uma criança “desenhar” na capa do meu planner.

Graças ao material plástico da capa, todos os planners atingidos se salvaram! Canetas e canetinhas são fáceis de limpar com um pano úmido ou com álcool. Secar os líquidos também é tranquilo se tiver essa capa reforçada.

Quem avisa, amigo é. Como o planejador é uma ferramenta usada diariamente, corre risco desses acidentes acontecerem sim. Eu uso o planner aberto na minha mesa todos os dias e quando preciso, carrego ele para baixo e para cima. Não me arrependo de pensar nessa questão da capa!

Imagens da capa e abas do meu planner

Dicas para escolher o planner perfeito

Além dessa questão de poder molhar ou sujar, a qualidade da capa também é importante para que não apareça “orelhas” na capa do teu lindo planner.

Como a gente manuseia muito a agenda durante o ano todo, se não tiver uma boa qualidade o plástico da capa vai abrindo com o tempo. E vão aparecendo as famosas – e horrorosas – “orelhas” nos cantinhos.

Já tive planner caro que aconteceu isso! Aliás, isso serve não apenas para a capa, mas também para as abas dos meses.

Com as abas pode ser ainda pior porque alguns modelos do mercado fazem essas abas apenas de papel. Sem o revestimento plástico, fica ainda mais rápida a aparição das “orelhas”.

Então, vale a pena prestar atenção nesses itens! Observa se o plástico da capa é de boa qualidade e se as abas do planner são plastificadas.

Imagem mostrando a parte interna do meu planner para te ajudar a escolher o planner perfeito

Critérios de como escolher um planner

Outro critério importantíssimo para mim na escolha do planner é a gramatura das folhas internas. Não gosto de folhas de muito fininhas, mesmo que isso implique em ter que carregar um planner um pouco mais pesado.

Folhas finas amassam e rasgam facilmente e isso é um grande defeito para mim. Além disso, gosto de usar canetas com pontas porosas (como as da foto) e esse tipo de caneta passa de um lado para o outro da folha se ela não for mais grossinha.

Normalmente as folhas de capa dos meses ou dos módulos do planner já são mais grossas mesmo. E isso é ótimo! Mas as outras folhas internas, em que vamos escrever no dia a dia, também precisam ter uma gramatura um pouco maior que as folhas de caderno normal.

visão mensal do meu planner
visão anual do meu planner

Como escolho meu planner

Saindo dos critérios de material de produção e passando a parte de conteúdo e leiaute do planner, eu sempre escolho um planner que tenha, pelo menos, 3 visões diferentes. A visão anual, a mensal e a semanal.

Isso porque cada um desses leiautes vai me permitir fazer um tipo de planejamento. Na visão anual, quando temos o ano todo em duas páginas, eu utilizo para fazer meu planejamento do ano.

Já na visão mensal, quando temos o mês inteiro em uma ou duas páginas, eu uso para fazer os planejamentos de cada mês. Para isso, precisa ter uma visão de cada mês do ano – são 12 para o ano todo.

E no meu dia a dia eu gosto de usar a visão semanal, aquela em que temos todos os dias da semana em duas páginas. Já falei detalhadamente o porquê de eu usar planners com visão semanal (e acho que vale a leitura desse texto também!). No meu planner, a semana vai de segunda a domingo, sendo uma coluna para cada dia da semana.

páginas extras do meu planner

Escolha um planner com páginas extras

Além de tudo isso que já apontei anteriormente, acho relevante ressaltar esse item: as páginas extras. Para mim, é super importante que um planner tenhas várias páginas extras!

Chamo de páginas extras aquelas páginas pautadas, pontilhadas ou em branco. Normalmente, elas ficam no final do planner, mas o local delas não é o mais importante. O importante é que o planner traga essas páginas “livres” para que a gente possa adaptar às nossas necessidades.

Considerando que um planner é uma ferramenta essencialmente de planejamento, precisamos de lugar – vários! – para elaborar esses planejamentos. Alguns modelos até têm páginas no final, mas elas já vêm com um título determinado (tipo: metas, planos, livros, filmes, etc).

Acho bem útil que um planejador traga páginas sem função pré-determinada, para que possamos usar conforme nossa necessidade no momento. Além de planejamentos, uso essas páginas para listas e anotações diversas. São realmente muito úteis para mim!

Já fiz um texto bem detalhado sobre como eu uso as páginas extras do planner. Vale dar uma olhada como complemente desse texto.

detalhes do meu planner para teu ajudar a escolher o planner perfeito

Como escolher o planner perfeito – indo além

Já listei os principais critérios do que considero importante para escolher o planner perfeito para mim. Mas, como bônus, vou mostrar outros itens que me fizeram escolher o meu planner 2024.

Como eu disse, esses detalhes não são fundamentais, mas fizeram parte do que considerei para escolher o meu planner atual. Porque gostar da ferramenta de planejamento é sim importante!

Então, vou repetir: analisa os critérios que trouxe aqui nesse post e verifica quais deles são mesmo importantes para ti. Um planner precisa funcionar para a pessoa que vai usá-lo!

Roda da vida e Controle de hábitos
Roda da vida e Controle de hábitos
Resumo do mês e Frases de inspiração
Resumo do mês e Frases de inspiração
Mapa de viagens e Plano de férias
Mapa de viagens e Plano de férias
Livros, filme e séries
Livros, filme e séries

Tenho ou não motivos de ser apaixonada pelo meu planner? Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) o que achasse dos meus critérios e se tens algo a acrescentar sobre como escolher o planner perfeito!