Já tens um foco para o teu ano de 2024? E um lema para esse ano, já tens? Esse post é para contar sobre um exercício de prioridade muito bom: escolher um foco e um lema para o ano.

É um exercício de priorização, ou seja, um esforço de foco pessoal. Essa tarefa pode fazer parte do planejamento do ano ou pode ser feita como algo pontual. Eu super recomendo o planejamento anual, mas para quem não tem vontade de fazer um planejamento para o ano todo, ainda acho válido pensar em um foco e um lema para o ano.

É claro que fará mais sentido se o teu foco conversar com esse planejamento do ano porque as coisas têm mais propósito se forem relacionadas – por isso reforço a minha sugestão de que tenhas um planejamento anual. Mas esse exercício de priorização por si só já é importante.

um foco e um lema para 2024 no meu planner
Foco e lema 2024 devidamente registrados no planner

Um foco e um lema para 2024

Eu costumo usar uma ferramenta que se chama roda da vida para fazer uma análise de satisfação das diversas áreas que temos nas nossas vidas. Considero essa análise muito importante quando se está fazendo planejamentos (seja anual, mensal, semanal ou de vida).

Às vezes fazemos essa simplificação entre pessoal e profissional, mas a roda da vida nos lembra que a vida é bem mais complexa e rica que isso. Há áreas como saúde, equilíbrio emocional, relacionamentos, carreira, finanças, espiritualidade, etc. Todas englobam e complementam essa riqueza que temos na vida.

Daí que esse instrumento da roda da vida nos faz lembrar que tudo isso é importante e precisamos equilibrar esse itens no nosso dia a dia. Todas essas áreas precisam de atenção para que a vida seja completa. Para que não foquemos somente em uma área em detrimento de tantas outras.

Olhando para a roda da vida e fazendo essa análise de satisfação das áreas da vida, conseguimos refletir e destacar uma área que mereça atenção especial. Talvez ela não seja a pior área, a que demos a pior nota nesse grau de satisfação. Mas ela é um área que se focarmos nela conseguimos melhorar várias outras.

Ela está relacionada com outras partes importantes da vida. A gente precisa fazer de fato esse exercício de reflexão, de pensar em cada uma dessas áreas, de pesar como estamos satisfeitos ou não com cada uma dessas áreas. Pensar em como foi o ano que passou. Tudo isso conta para refletirmos quais serão nosso objetivos e metas para o ano que está começando.

meu foco para 2024

Um foco para 2024

O FOCO do ano é aquela área da vida que merece total atenção ao longo do ano todo. Muitas vezes quando priorizamos uma área específica acabamos influenciando positivamente várias outras áreas da vida relacionadas a essa primeira. Essa é a área que deve ser escolhida como foco do teu ano. Ela vai funcionar como um farol, um norte, para te ajudar nas tomadas de decisão e planejamentos como um todo.

Fazemos esse exercício de escolha do foco do ano num momento concentrado, de clareza, calmo e tranquilo para que quando estejamos na correria da vida, no dia a dia com tudo pegando fogo, a gente saiba que essa área que definimos como foco é importante.

Por mais que a vida esteja pegando fogo e que outras pessoas estejam impondo prioridades para nós, sabemos que esse foco é o que nós escolhemos como importante para nosso ano. Nós definimos ativamente o que é prioridade!

Assim, podemos usar esse foco como um farol para que ele ilumine nossas tomadas de decisões e nossos caminhos durante todo o ano. A vida é feita de escolhas. Fazemos escolhas a todo momento. É justamente por isso que ter um foco para o ano é importante!

Toda vez que formos fazer uma escolha, a prioridade é o foco do ano. O foco é esse direcionamento que vamos dar ao nosso dia a dia.

meu lema de 2024

Um lema para 2024

Para nos ajudar a lembrar do foco do ano, é válido escolher também um lema para o ano. Mais que isso, considero importante ter um apoio visual que possamos consultar ao longo do ano.

O LEMA do ano é um grito de guerra, uma frase relacionada ao foco do ano que te ajuda a lembrar o que é realmente importante para ti nesse ano. É como o nosso superego, aquela vozinha que fica pulsando na nossa mente.

Para vocês terem como exemplo, já tive como foco do ano Família, Saúde, Equilíbrio emocional. Meu foco desse ano de 2024 é Propósito. Está relacionado a encontrar o porquê das coisas, a motivação – motivo para ação – de cada coisa, seja ela grande ou pequena.

É sobre isso que quero colocar minha atenção nesse ano de 2024. Para ajudar nisso, escolhi como lema a frase “Usa teus talentos!”. Pensando no propósito maior, entendi que ele está relacionado às coisas que faço bem. E se há coisas que faço bem, deveria fazê-las sempre, no meu dia a dia.

Fiz até uma lista com o que eu considero ser os “meus talentos”. Escrevi essa lista na minha ferramenta de planejamentos (meu planner) junto com o meu lema e o meu foco do ano. Gosto de registrar meu foco e meu lema do ano no meu planner, que é a minha ferramenta de organização e planejamento. Assim, tenho um lembrete visual do que escolhi como prioridade para o meu ano e revisito esse registro sempre que vou fazer um novo planejamento mensal.

Um foco e um lema para o teu ano

Fiz um vídeo mostrando em detalhes como faço esse registo e o exercício de priorização. Espero que te inspire e te ajude e ter clareza sobre o que é realmente importante para ti nesse teu 2024!

Depois me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se fizesse esse exercício de um foco e um lema para o ano e se gostasse ou não da experiência. Bora trocar figurinhas!