Vira e mexe eu comento por aqui que a VISÃO SEMANAL no planner ou agenda é a mais recomendada. Via de regra, a justificativa dessa recomendação é por ela ser mais eficiente para a organização e produtividade. Mas nunca expliquei exatamente por que os especialistas têm essa orientação. Esse post é para deixar tudo isso bem explicado!
De uma forma geral, a lista de atividades ou compromissos funciona melhor se for pensada para a semana – e não para um único dia. Essa é a ideia geral que explica por que a visão semanal no planner é a preferida da maioria.
Claro que há alguns detalhes que ajudam nessa escolha. Antes de entrar nos diversos pontos pertinentes ao tema, queria lembrar que a organização só funciona com autoconhecimento e personalização.
Tudo que eu vou trazer aqui nesse post são argumentos para embasar a escolha da visão semanal no planner ou agenda. Mas, se para ti, para o teu gosto e contexto, um leiaute diferente funciona melhor, tudo bem! Segue no que funciona para ti, combinado?
Índice
VISÃO SEMANAL no PLANNER ou AGENDA
Com a semana toda em duas páginas do planner ou agenda temos uma visão geral da semana toda. Conseguimos observar melhor nossas disponibilidades e o volume de atividades que teremos no decorrer dos dias da semana.
É uma forma objetiva de observar onde cabem ou são necessários respiros. Desse modo, temos informações suficientes para propor mudanças, quando necessário.
Conseguimos planejar melhor os blocos de tempo, quando for o caso. Além disso, também conseguimos alocar com segurança nossas atividades planejadas e podemos utilizar esses dados para equilibrar melhor as áreas da vida.
A visão semanal pode ter uma disposição horizontal ou vertical. A preferência por um ou outro leiaute é uma questão de gosto. No vídeo abaixo eu falo detalhadamente sobre o tema. Para conferir, é só dar o play ou continuar lendo até o final.
A semana toda em duas páginas do planner
Eu uso o planner com a visão semanal já há bastante tempo e funciona super bem para mim. O que estou chamando de visão semanal é quando em duas páginas do planner ou agenda a gente tem a semana toda, todos os dias de segunda a domingo (ou de domingo a sábado, dependendo da marca que usas).
O que acontece no dia a dia é que a maioria das pessoas se orienta por uma lista de atividades ou compromissos. Ocorre que, muitas vezes, a gente faz essa lista de atividades para o dia. Chega no fim do dia e a gente fez metade ou um terço dos itens da lista – e acabamos frustrados com isso.
É comum que a gente coloque nessa lista atividades para o dia todo. O erro é que esquecemos que a vida acontece nesse meio tempo! Enquanto planejamos um dia todo com compromissos numa lista, imprevistos acontecem.
A orientação dos especialistas é que a gente planeje metade do dia. Porque a outra metade será preenchida com imprevistos e urgências. A vida é assim mesmo, é normal que isso aconteça.

A visão da semana no planner
No fim das contas, aquela lista de atividades ou compromissos acaba se estendendo para a semana toda naturalmente. Então, muito melhor é que a gente já faça essa lista de atividades distribuída pela semana.
Assim já temos a visão geral da semana. Fica mais fácil de visualizar as disponibilidades de tempo dessa forma. Quais são os dias mais cheios, quais os dias mais tranquilos. Isso ajuda na reflexão e tomada de decisão.
Se eu vejo que a segunda à tarde está cheia, talvez já queira deixar a manhã de segunda mais livre para que possa me organizar para semana, por exemplo. Se tenho uma prova ou reunião na quinta-feira, consigo me antecipar e estudar ou preparar o que for necessário para o tal momento antes dele chegar.
Dessa forma, tenho uma visão ampla da semana e consigo gerenciar melhor meu tempo. Verificar minhas disponibilidades e tomar minhas decisões de forma bem consciente.
Visão geral da semana no planner
Com essa visão geral da semana, a gente consegue facilmente observar o volume de atividades que tem naquela semana. Sabendo disso, conseguimos planejar nossos respiros, nossas pausas. Lembrando que muitas atividades demandam uma preparação prévia.
A visão semanal também proporciona informações para que possamos propor mudanças. Às vezes, uma reunião pretendia ser marcada para um horário em que não nos é favorável. Tendo a semana toda à vista, conseguimos propor outro horário para a tal reunião prontamente.
A visão semanal também é útil quando se quer planejar blocos de tempo. Quando planejamos um único dia, é mais difícil pensar onde alocar blocos de tempo de estudo ou descanso, por exemplo, porque não temos a visão do todo.
Com a visão mais ampla é possível ter esse tipo de flexibilidade e mobilidade com os nossos compromissos e planejamentos. Bem como ter mais informações disponíveis para tomar decisões no nosso dia a dia.
Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se a tua agenda tem essa visão semanal. Compartilha por aqui também quais as vantagens de ter um planner assim para ajudar ainda mais pessoas!
Posts relacionados
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!