Vira e mexe eu comento por aqui que a VISÃO SEMANAL no planner ou agenda é a mais recomendada. Via de regra, a justificativa dessa recomendação é por ela ser mais eficiente para a organização e produtividade. Mas nunca expliquei exatamente por que os especialistas têm essa orientação. Esse post é para deixar tudo isso bem explicado!

De uma forma geral, a lista de atividades ou compromissos funciona melhor se for pensada para a semana – e não para um único dia. Essa é a ideia geral que explica por que a visão semanal no planner é a preferida da maioria.

Claro que há alguns detalhes que ajudam nessa escolha. Antes de entrar nos diversos pontos pertinentes ao tema, queria lembrar que a organização só funciona com autoconhecimento e personalização.

Tudo que eu vou trazer aqui nesse post são argumentos para embasar a escolha da visão semanal no planner ou agenda. Mas, se para ti, para o teu gosto e contexto, um leiaute diferente funciona melhor, tudo bem! Segue no que funciona para ti, combinado?

imagem de uma mulher olhando para a visão semanal no planner

VISÃO SEMANAL no PLANNER ou AGENDA

Com a semana toda em duas páginas do planner ou agenda temos uma visão geral da semana toda. Conseguimos observar melhor nossas disponibilidades e o volume de atividades que teremos no decorrer dos dias da semana.

É uma forma objetiva de observar onde cabem ou são necessários respiros. Desse modo, temos informações suficientes para propor mudanças, quando necessário.

Conseguimos planejar melhor os blocos de tempo, quando for o caso. Além disso, também conseguimos alocar com segurança nossas atividades planejadas e podemos utilizar esses dados para equilibrar melhor as áreas da vida.

A visão semanal pode ter uma disposição horizontal ou vertical. A preferência por um ou outro leiaute é uma questão de gosto. No vídeo abaixo eu falo detalhadamente sobre o tema. Para conferir, é só dar o play ou continuar lendo até o final.

A semana toda em duas páginas do planner

Eu uso o planner com a visão semanal já há bastante tempo e funciona super bem para mim. O que estou chamando de visão semanal é quando em duas páginas do planner ou agenda a gente tem a semana toda, todos os dias de segunda a domingo (ou de domingo a sábado, dependendo da marca que usas).

O que acontece no dia a dia é que a maioria das pessoas se orienta por uma lista de atividades ou compromissos. Ocorre que, muitas vezes, a gente faz essa lista de atividades para o dia. Chega no fim do dia e a gente fez metade ou um terço dos itens da lista – e acabamos frustrados com isso.

É comum que a gente coloque nessa lista atividades para o dia todo. O erro é que esquecemos que a vida acontece nesse meio tempo! Enquanto planejamos um dia todo com compromissos numa lista, imprevistos acontecem.

A orientação dos especialistas é que a gente planeje metade do dia. Porque a outra metade será preenchida com imprevistos e urgências. A vida é assim mesmo, é normal que isso aconteça.

a visão semanal no meu planner

A visão da semana no planner

No fim das contas, aquela lista de atividades ou compromissos acaba se estendendo para a semana toda naturalmente. Então, muito melhor é que a gente já faça essa lista de atividades distribuída pela semana.

Assim já temos a visão geral da semana. Fica mais fácil de visualizar as disponibilidades de tempo dessa forma. Quais são os dias mais cheios, quais os dias mais tranquilos. Isso ajuda na reflexão e tomada de decisão.

Se eu vejo que a segunda à tarde está cheia, talvez já queira deixar a manhã de segunda mais livre para que possa me organizar para semana, por exemplo. Se tenho uma prova ou reunião na quinta-feira, consigo me antecipar e estudar ou preparar o que for necessário para o tal momento antes dele chegar.

Dessa forma, tenho uma visão ampla da semana e consigo gerenciar melhor meu tempo. Verificar minhas disponibilidades e tomar minhas decisões de forma bem consciente.

visão geral da semana no planner

Visão geral da semana no planner

Com essa visão geral da semana, a gente consegue facilmente observar o volume de atividades que tem naquela semana. Sabendo disso, conseguimos planejar nossos respiros, nossas pausas. Lembrando que muitas atividades demandam uma preparação prévia.

A visão semanal também proporciona informações para que possamos propor mudanças. Às vezes, uma reunião pretendia ser marcada para um horário em que não nos é favorável. Tendo a semana toda à vista, conseguimos propor outro horário para a tal reunião prontamente.

A visão semanal também é útil quando se quer planejar blocos de tempo. Quando planejamos um único dia, é mais difícil pensar onde alocar blocos de tempo de estudo ou descanso, por exemplo, porque não temos a visão do todo.

Com a visão mais ampla é possível ter esse tipo de flexibilidade e mobilidade com os nossos compromissos e planejamentos. Bem como ter mais informações disponíveis para tomar decisões no nosso dia a dia.

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se a tua agenda tem essa visão semanal. Compartilha por aqui também quais as vantagens de ter um planner assim para ajudar ainda mais pessoas!