Nessa época de Verão, é bem comum, pelo menos aqui em Floripa – e acredito que na maioria das cidades litorâneas – praticamente se mudar para a casa de praia. Claro, isso para quem tem uma casa de praia. Mas esse post vale para quem passa apena alguns dias de férias fora de casa ou quem não está de férias, mas precisa trabalhar num espaço pequeno e compartilhado. Enfim, entendam fazer home office na casa de praia em sentido amplo, ok?

Isso porque a organização ajuda exatamente nisso: fazer o nosso melhor no contexto que temos. Nem sempre temos o ambiente ideal, mas devemos pensar nas melhores condições que podemos ter dentro da nossa realidade.

Com planejamento e organização pode-se construir um espaço minimamente adequado para trabalhar por um tempo. Até que a situação mude e a gente tenha que se adaptar novamente. A vida é assim mesmo e sempre podemos fazer nosso melhor!

Imagem ilustrativa de como faço home office na casa de praia

Como eu trabalho em home office na casa de praia

Os pais do maridão têm uma casa de praia que toda a família aproveita. Já falei um pouco de como é nossa dinâmica de passar as férias em família. O fato é que as crianças sempre têm mais férias que os pais e para aproveitarmos mais esse tempo de convivência com a família, acabamos trabalhando um período na casa da praia mesmo.

É um momento de meio termo entre férias e rotina. Não temos nossa rotina normal porque estamos numa casa compartilhada com outras pessoas. Por outro lado, podemos aproveitar para curtir um pouco mais esse clima de Verão.

É nossa forma de trazer mais momentos de férias para o trabalho. Lembram que já escrevi sobre isso por aqui? Podemos trazer esse clima mais relaxado e feliz para o nosso dia a dia – e nós aproveitamos isso sim! Nesse texto que mencionei, dou outras sugestões de fazer isso para quem não tem casa de praia também. Vale super a pena conferir!

O fato é que por aqui funciona assim: Na casa de praia, divido o quarto com o marido, o filhote e a cachorra. O home office é compartilhado com o marido. O quarto não é grande, temos uma cama box de casal, um colchão de casal no chão, um guarda-roupas, uma cômoda e uma mesa com prateleiras. A foto abaixo dá uma certa noção de como é o nosso quarto:

nosso quarto e home office na casa de praia

Da para trabalhar na CASA de PRAIA sim!

É claro que trabalhar assim não é o ideal para produtividade e concentração. Só funciona com respeito e organização! Precisamos fazer alguns combinados e juntar esforços de todos que compartilham o espaço para dar certo.

Por exemplo, quando vou ter uma reunião (em videoconferência), os meninos deixam o quarto só para mim, para me dar privacidade. Quando o marido precisa de mais concentração no trabalho dele, eu saio com o filhote.

Além disso, usar fone de ouvido também ajuda muito. Normalmente os fones têm microfone incluído, o que ajuda a focar no som da minha voz para quem estiver falando comigo em vídeo. Os fones também ajudam na concentração de quem está trabalhando, para não se distrair com os outros sons e vozes da casa.

Se o aplicativo que usas tiver a opção de desfocar o fundo ou usar uma imagem selecionada de plano de fundo, também é bem útil. Assim, o que estiver acontecendo atrás da pessoa que está em videoconferência não aparece para as outras pessoas da reunião.

Enfim, como já falei, acredito que sempre podemos fazer o melhor com o contexto que temos. E a organização e planejamento podem ajudar muito nisso! Fiz um vídeo sobre esse assunto também. Quem quiser conferir, é só dar o play aí embaixo.

Trabalhando na praia

Pode não ser o ideal, mas é super possível! A vida é feita de escolhas e escolhemos ficar umas semanas trabalhando assim para estender um pouquinho as férias. Esse vídeo é para mostrar que sempre podemos fazer o melhor dentro do contexto que temos.

Tudo se resume ao propósito da coisa! Para nós vale a pena manter um home office na praia pequeno e compartilhado por alguns dias para manter o trabalho em “modo Verão”. O que vocês acham disso? Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) para continuarmos a conversa!