Se não escolhermos dar atenção para determinadas áreas da vida conscientemente, elas acabam ficando em segundo plano. É por isso que acho importante escolher uma meta de lazer, hobby ou diversão para focar durante o ano. Neste post vou contar qual a minha meta de hobby para 2024.

A escolha da meta de hobby faz parte do planejamento anual. Por isso, certamente estará relacionada ao foco do ano e as prioridades para o mesmo ano. Assim, a meta de lazer conversa com esse planejamento maior e pode cumprir seu propósito no dia a dia.

Apesar disso, mesmo quem não fez um planejamento do ano, pode definir uma META de HOBBY para seu 2024. É um exercício válido por si só. É tão bom quando sabemos que estamos fazendo algo que planejamos fazer por entender importante para nós naquele momento!

Quem sabe esse hobby escolhido não será uma habilidade útil e necessária num futuro não tão distante da vida? Fica aqui, então, o incentivo para que vocês também definam um HOBBY para 2024 e coloquem ele para rodar!

minha imagem com a frase tenha um hobby

Tenha uma meta de hobby ou lazer

Muitas vezes temos o costume de pensar em metas de trabalho e profissionais. Normalmente porque no trabalho temos mesmo que entregar relatórios, temos metas estabelecidas, etc. Mas, para podermos equilibrar as áreas da vida ao longo do ano, é uma boa prática definir uma meta de lazer.

Eu faço o planejamento anual seguindo o Método Vida Organizada, que é o método de produtividade compassiva pelo qual sou certificada. Esse método propõe que tenhamos uma meta de hobby para cumprir no ano.

Ano passado, por exemplo, defini o ballet como meu hobby do ano. É muito gostoso fazer esse exercício de definir uma meta pessoal. A gente curte na hora da escolha e depois se agradece por ter um “imposto” uma meta assim para nós mesmos.

imagem da minha meta de hobby no meu planner
Meta de hobby devidamente registrada no planner

Minha meta de lazer para 2024

Olha só que interessante: para 2024, continuo pensando em dançar. Para este ano, defini como meta de hobby voltar para a Dança de Salão. Eu procuro, então, definir uma meta de lazer que complemente a minha vida, para equilibrar todas as áreas da vida.

A dança de salão, preciso dizer, é uma dança mais complexa que o ballet simplesmente porque eu não vou dançar sozinha! Aí que a minha meta acaba envolvendo o meu parceiro de dança de salão, o maridão, no caso. E sei que não será fácil conciliar nossas agendas.

Não posso simplesmente definir uma meta para ele. Cada um deve fazer suas próprias escolhas. A organização é uma escolha pessoal, de fato. Tive, portanto, uma boa conversa com o maridão em que decidimos tentar encaixar um horário para nós como casal enquanto o filhote estiver numa atividade só dele.

A meta ainda está em aberto, não começamos ainda a dançar. Isso porque ainda estamos adequando nossa rotina de família para este ano. Alguns horários do filhote agora que estão se definindo e precisamos dessa definição primeiro para só depois poder correr atrás da nossa dança.

Falei por aqui sobre o ajuste da nossa rotina de família. Inclusive, escrevi uma poesia sobre rotina! Confere no link depois!

Passo a passo da meta de hobby

Como definir uma meta de hobby

Quando temos uma meta grande, como é essa, já que é um objetivo para o ano todo, uma boa prática é enumerar um passo a passo. Assim, após definir a meta em si, vem a etapa de esclarecer o primeiro passo para colocar essa meta em prática.

No meu caso, por exemplo, seria esclarecer os horários do filhote. Seguindo no passo a passo, depois preciso definir o horário das minhas aulas (uma vez que o professor de dança de salão já foi decidido – pré-requisito do marido). E enumerei ainda um terceiro passo, que seria verificar se algum amigo quer se juntar a nossa empreitada.

Esse é o processo que quero compartilhar com vocês. Não basta definir a meta, é preciso pensar em como ela será cumprida. Minha recomendação é desenhar um passo a passo que possa ser seguido. E já ter claro o primeiro passo para começar assim que possível!

O propósito deste texto é justamente esse: compartilhar o processo. Não quero que todo mundo faça dança de salão! Falo da minha meta de lazer para esse ano para servir de exemplo e inspiração. Espero que vocês possam adaptar e aplicar na vida de vocês.

Falei mais sobre esse processo no vídeo abaixo. Acho que ele complementa bem o post de hoje.

Espero que esse texto seja útil para ti. Depois me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se tens uma meta de hobby para 2024 e como está sendo a tua experiência. Bora trocar figurinhas!