A IMPORTÂNCIA do PLANO B! Pessoas organizadas sempre têm um plano B. O plano B nada mais é que fazer um planejamento prévio para quando acontecer um imprevisto.

Quando o imprevisto acontece é mais fácil decidir como lidar com ele se já tivermos pensado em opções anteriormente. Porque na correria da vida nem sempre tomamos as melhores decisões. Então, fica aqui a dica de sempre ter um plano B!

imagem com a frase tenha um plano b

Planeje uma alternativa: o tal Plano B

O tal plano B é uma expressão popular para um tema super recorrente por aqui: planejamento. Ter um plano B nada mais é que planejar. Quando a gente realmente quer fazer alguma coisa, a gente se planeja para que isso aconteça.

Se eu quero, por exemplo, implementar um novo hábito como realizar atividade física diariamente. Posso escolher, talvez, correr ou caminhar ao ar livre. Se acontece um dia de chuva, preciso ter um plano B.

O que eu vou fazer quando chover? Eu já tenho que ter isso planejado. Posso decidir subir as escadas do prédio ou fazer algum outro tipo de exercício em casa, como uma aula de yoga on-line. Enfim, se eu tiver isso planejado, eu consigo manter o meu hábito, o meu objetivo da atividade física diária.

Assim, não vou me perder na hora em que o imprevisto acontecer. Plano B é isso: a gente se planejar para estar pronta quando surgir um imprevisto.

pessoas organizadas têm um plano b
Exercícios em casa são uma alternativa para os dias de chuva

Planeje-se para ter um plano B

Outro exemplo: se eu quero manter uma alimentação saudável todos os dias, posso me programar para deixar alguns preparos prontos no final de semana. Ou seja, cozinhar durante o final de semana para ter refeições já prontas para a semana seguinte.

E se no final de semana eu receber visitas, precisar viajar ou ficar doente? Qual é o plano B? O que eu já posso deixar preparado para não furar a minha alimentação saudável mesmo se eu não conseguir fazer minha comida?

Posso ter marmitas congeladas de fornecedores em quem confio no meu freezer. Posso ter uma lista de um ou dois restaurantes bacanas que eu sei que preparam alimentos saudáveis próximos da minha casa. Assim eu posso pedir um delivery ou ir almoçar numa caminhada rápida.

Enfim, ter um planejamento, ter um plano B, é essencial. Pessoas organizadas sempre têm um plano B (eu vivo repetindo isso por aqui). Porque é isso: quando a gente quer, a gente se planeja, a gente se organiza para facilitar o dia a dia.

manter o planejado com o um plano b
Frutas prontas para o consume facilitam uma alimentação saudável

Pessoas organizadas têm um plano B!

Isso tudo para não precisar decidir no meio da correria do dia a dia. Na correria, nem sempre tomamos as melhores decisões. Então, repito a dica: tenha um plano B! Planeje-se por aí também!

Se quiser conferir mais conteúdo sobre planejamentos, sugiro esse texto aqui do blog. E quem busca mais dicas para facilitar o dia a dia, esse outro texto vai complementar muita bem o assunto de hoje. Ah! Penso ser interessante também uma leitura sobre como desenvolver um hábito.

Para quem preferir conferir essa dica em vídeo, basta dar um play aí embaixo:

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se vocês costumam ter um plano B! Quem tiver mais exemplos ou dicas para planejar um plano B pode complementar esse post também! Eu vou adorar saber as dicas de vocês!