Esse post é para compartilhar sobre uma prática que venho desenvolvendo desde que comecei a fazer planejamentos para o ano. Faz parte do meu planejamento anual definir uma meta de trabalho para o ano que está para começar.

Também faz parte do planejamento do ano definir uma meta de hobby para o ano. Expliquei sobre essa meta de lazer nesse outro post.

Na maioria das vezes, nós mesmos somos responsáveis pela nossa carreira. Somos nós que temos que correr atrás de conhecimento, especialização e atualização profissional. Isso tanto para quem é empreendedor quanto para quem é empregado – e das mais diversas áreas e profissões.

Por isso é tão importante estabelecer uma META de CARREIRA para o ano. Pode ser um curso, uma nova língua, uma certificação, melhorar uma habilidade, etc. O importante é escolher um item para ser teu objetivo profissional durante o ano e correr atrás para colocar colocá-lo em prática.

Qual será o incremento na tua vida profissional nesse ano? Já pensou no item que vai somar no teu currículo em 2024?

imagem com o texto foca na carreira

Tenha uma meta de trabalho ou carreira

Além de compartilhar qual a minha meta de carreira para 2024, quero te incentivar a ter uma meta assim também. Isso porque percebo que muitas vezes, quando já estamos estáveis num trabalho um numa carreira, ficamos meio que num platô.

Parece que a gente da uma parada na carreira, na construção da nossa vida profissional. Vocês também sentem isso?

Servidora pública que sou, minha instituição de trabalho oferta uma série de treinamentos pensando nesse desenvolvimento do profissional. Preciso, então, ao longo do ano, fazer uma certa quantidade de cursos para a manutenção do meu cargo.

É uma forma de reciclar os conhecimentos e manter sempre em dia as competências necessárias para desempenhar a função. Assim, eu tenho metas profissionais já definidas pela instituição onde trabalho.

Nesse cenário, é claro que levo isso em consideração quando faço meu planejamento do ano. Quando defino a minha meta de carreira para o ano, uno as duas coisas. Defino uma meta que esteja entre as opções de treinamentos ofertadas pelo meu trabalho.

Meta de carreira devidamente registrada no planner
Meta de carreira devidamente registrada no planner

Como definir uma meta de carreira

Quando a gente faz um planejamento é justamente para se colocar de forma ativa nas escolhas da nossa vida. Não quero simplesmente fazer o que outras pessoas definiram que é importante que eu faça. Quero refletir sobre as opções e escolher o que me parecer prioridade para o momento.

Ter claro o que é importante para a gente ajuda nesse processo de não deixar apenas as demandas externas ditar nossas escolhas e ações. Então, quando faço meu planejamento do ano, considero que tenho alguns cursos e treinamentos que preciso fazer porque meu trabalho me pede. E dentre os que são ofertados, vejo o que eu pessoalmente considero importante fazer neste ano.

É claro que preciso pontuar aqui que eu tenho essa flexibilidade no meu trabalho. Quem não tem essa possibilidade precisa adaptar o processo ao seu contexto. A gente sempre tenta fazer o melhor com o que se tem.

Se a tua empresa ou local de trabalho tem uma política mais fechada para isso, paciência. Aí, talvez, já tenhas definida uma meta de trabalho para o ano pela própria empresa ou chefia. Quem tiver mais flexibilidade, como eu, consegue alinhar melhor essa meta com objetivos e propósitos maiores.

Meta de trabalho registrada no Todoist
Meta de trabalho registrada no Todoist

Minha meta de carreira para 2024

Já escrevi por aqui sobre as minhas prioridades para 2024. Acho que esse texto pode ser um bom complemento para o assunto que estamos conversando aqui.

Pensando nessas prioridades que elenquei para o ano e nas possibilidades de cursos que minha instituição oferece, escolhi como meta profissional para 2024 a ESCUTA ATIVA. Então, neste ano, quero fazer algum cursos/treinamento sobre escuta ativa.

Quando faço meu planejamento do ano, segundo o Método Vida Organizada (que é o método de produtividade compassiva no qual sou certificada), defino prioridades para o ano, uma meta de hobby e uma meta de carreira. Além disso, defino também prazos e os melhores momentos para executar cada uma dessas metas ou projetos.

A distribuição dessas metas e projetos ao longo dos meses é fundamental para não sobrecarregar um período determinado do ano. Como o meu primeiro semestre costuma ser mais puxado, já defini a conclusão da minha meta de carreira para o segundo semestre.

Então está no meu planejamento anual estudar escuta ativa no segundo semestre (é o que mostra a imagem acima). Vou , de fato, colocar isso em prática no segundo semestre, mas já tenho planejado e registrado para não perder de vista.

Fiz um vídeo contando mais detalhes dessa minha escolha. Quem tiver interesse em aprofundar essa conversa é só dar o play aqui embaixo:

Espero que esse texto seja útil para ti. Depois me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se tens uma meta de trabalho para 2024 e como está sendo a tua experiência. Bora trocar figurinhas!