Mais um ano começando, mais uma lista de resoluções para cumprir. É assim por aí? Vocês costumam fazer planos para o ano que começa. Eu faço! Mas está longe de ser uma simples lista de desejos. Gosto mesmo de fazer um bom planejamento anual para nortear o ano todo.

Já falei de forma mais genérica sobre a organização de um ano que começa aqui no blog. Mas o post de hoje é para mostrar o passo a passo de como faço meu planejamento anual. Como tenho o planner como ferramenta de organização e planejamento, é nele que registro esse planejamento do ano.

Também tem por aqui um texto onde mostro o chamado setup planner. Esse termo em inglês é utilizado para descrever um processo de pré-formatação do planejador pessoal. É algo que a gente faz antes de efetivamente começar a usar o planner.

O tema de hoje vai além porque esse passo a passo de como planejar o teu ano pode ser aplicado para qualquer ferramenta que queiras utilizar para planejamento pessoal. Pode ser um planner, uma agenda, um caderno ou até mesmo uma folha de papel em branco.

planejando o ano

Planejamento anual no planner

Há 3 anos tenho usado o planner da Nuvem de Papel. Para mim é o ideal porque converso frequentemente com a designer dessa linha de planners e ela coloca no papel, ou melhor dizendo, no próprio planner, as ferramentas e páginas que eu gosto de ter para fazer o planejamento do meu ano.

Quem não tiver um planner ou utilizar outra marca pode adaptar esse passo a passo para o seu contexto. Eu vou mencionando como fazer a cada etapa, ok?

Passo a passo para planejar o ano:

  1. Revisão do ano anterior
  2. Foco do ano
  3. 5 prioridades para o ano
  4. 1 objetivo para cada área da vida
  5. Distribuir os objetivos pelos meses do ano
imagem de uma roda da vida

Revisão do ano anterior

Um bom planejamento anual começa com uma boa revisão do ano anterior. Gosto de fazer essa revisão com ajuda da Roda da Vida.

Já expliquei em detalhes essa ferramenta aqui. Aliás, nesse post aí eu deixo um modelo de Roda da Vida para quem quiser imprimir ou usar de exemplo para desenhar aí no teu planejamento.

Normalmente, faço a análise de satisfação das áreas de vida levando o último mês em conta. Nesse primeiro passo do planejamento anual eu penso no ano como um todo para refletir.

Área por área vou analisando e vendo como me sinto em relação a ela. O quanto estou satisfeita com cada área da vida nesse ano que passou? Que nota eu dou para cada área? O que posso melhorar? O que faltou para eu estar totalmente satisfeita?

É bacana anotar essas percepções para consulta futura. Pode-se utilizar a Roda da Vida de dezembro do planner do ano passado, ou imprimir e colar uma roda no planner do ano corrente, ou desenhar uma roda no caderno que estejas usando para planejamentos. Vê aí como funciona melhor para ti. Um registro dessa análise é bem interessante de se ter. Vai ser útil para os próximos passos também.

imagem com o foco do ano

Foco do ano

A partir da análise feita com a roda da vida, escolhemos uma área para ter como foco no ano que está começando. Olha só o que estou dizendo: escolha UMA área. Esse é um exercício de foco.

É claro que todas as áreas da vida são importantes e não devemos deixar nenhuma de lado. A tarefa aqui neste segundo passo é escolher um foco para priorizar durante o ano.

Isso significa que a maior parte da nossa energia será canalizada para esta área. Significa, também, que quando tivermos que escolher entre duas coisas importantes, provavelmente a área de foco terá maior peso.

O foco para o ano não precisa, necessariamente, ser a área que recebeu menor nota na análise de satisfação do ano anterior. Pense na área que, se for priorizada, vai te ajudar e facilitar todas as outras áreas durante esse ano. Essa é uma boa escolha de foco!

planejamento anual com quadro de inspiração

Gosto de usar uma página em branco do planner para fazer um quadro de inspiração com o meu foco do ano. Também tem texto aqui no blog explicando melhor o que é um quadro de inspiração. Vale a leitura!

prioridades do planejamento anual

5 prioridades para o ano

Preciso dizer que muito do que eu uso nesse meu passo a passo do planejamento anual eu aprendi com a Thais Godinho, do blog Vida Organizada. Sou aluna do Método Vida Organizada e tudo que faz sentido para mim vou testando, aplicando e incorporando na minha rotina diária.

Foi com a Thaís que aprendi a elencar as 5 prioridades do ano. Há quem diga que o termo prioridade não deveria ter plural. Se temos muitas prioridades, nada é prioritário, afinal! Mas acho 5 um bom número para destacar entre tantas coisas que quero fazer no meu ano.

Uma dessas 5 prioridades já é a área de foco do ano. As outras 4 eu costumo escolher entre as áreas que tiveram menor nota na minha roda da vida do ano anterior.

No meu planner, há um espaço destinado especificamente para o planejamento anual. Gosto de anotar o foco do ano no canto superior direito dessas páginas e na parte inferior eu listo as 5 prioridades do ano. Quem não tiver um espaço específico para isso, basta escolher um local de destaque no papel e anotar suas prioridades também.

objetivos do planejamento anual

1 objetivo para cada área da vida

Para que nenhuma área da vida seja esquecida durante o ano que estamos planejando, gosto de ter um objetivo, pelo menos, para cada uma. É assim que me lembro de manter todos os pratinhos rodando durante o ano todo.

Preciso enfatizar que ninguém precisa inventar objetivos glamorosos para preencher esse passo aqui, não! Até porque nem tudo é prioridade, lembra? E tá tudo bem também se em algumas áreas da nossa vida a gente não quiser mudar nada.

Basta anotar como objetivo algo como “manter assim” ou “manter como está” e pronto. Vou deixar meus objetivos como exemplo para vocês e podem perceber que em diversas áreas não há muitas novidades para esse ano não.

Novamente, no planner que eu uso há uma página para Metas que serve perfeitamente para anotar esses objetivos. Mas podes anotar na página seguinte do material que estiveres usando aí na tua casa. Aliás, vale dizer que o nome “objetivos” ou “metas” pouco importa nesse exercício aqui e podemos usar como sinônimos, ok?

planejamento anual mês a mês

Distribuir os objetivos pelos meses do ano

Depois de definir objetivos para todas as áreas da vida, eu os distribuo pelos meses do ano. Essa distribuição é bem subjetiva! É importantíssimo lembrar que isso é um planejamento e planejamentos são feitos para serem revistos a todo momento!

É claro que tudo isso pode mudar no decorrer do ano. A vida vai acontecendo, as prioridades podem mudar, outros compromissos mais importantes podem aparecer. A gente vai adaptando e refazendo o planejamento anual à medida que for sendo necessário.

Sempre reviso o planejamento anual quando faço os planejamentos mensais. É nesse momento que vou adaptando o planejado à realidade que estou vivendo.

Além dos objetivos, gosto de incluir nos meses informações como: aniversários, feriados, férias, cursos, eventos e sazonalidades. São dados importantes para ter uma ideia de quais períodos do ano estarão mais cheios ou mais tranquilos. Ajuda na tomada de algumas decisões futuras como agendamento de férias, viagens, treinamentos, etc.

planejamento no calendário

Bônus: Planejamento do ano no calendário

Vou deixar um bônus para vocês: além das páginas de planejamento anual e das ferramentas de análise que mencionei anteriormente, eu também gosto de usar um calendário do ano para o meu planejamento. Acho que dá uma boa visão geral do ano e do que está programado para acontecer no seu desenrolar.

Uso a página do calendário do ano corrente do meu planner. Quem não tiver, pode imprimir um calendário da internet para fazer algo semelhante.

Anoto com cores diferentes para ter uma imagem bem visual e criativa do meu ano. Marco datas importantes, aniversários, feriados, férias de todos da cada, quando não vai ter aula no colégio do filhote, eleições, copa do mundo. Enfim, tudo que achar importante considerar no ano que está para acontecer!

É um bom calendário de consulta para revisar quando faço os planejamentos mensais e semanais. Tanto que deixo um marcador de páginas nesse calendário para facilitar o acesso durante o ano todo!

objetivos do planejamento anual

Planejando o ano com o planner

Caramba! Esse post ficou grande, hen! Mas eu disse que seria um passo a passo bem detalhado e ilustrado para todo mundo poder fazer um bom planejamento anual!

Ah! Fiz um vídeo mostrando esses passos também. No vídeo estou me referindo ao planejamento de 2021, mas é só adaptar para o ano que quiseres planejar que dá tudo certo! Confere aí embaixo:

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se esse passo a passou foi útil para ti? E se ficou alguma dúvida, é só perguntar que eu respondo tudinho, tá?