Qual será o incremento na tua vida profissional nesse ano? Já pensou no item que vai somar no teu currículo em 2023? Assim como é importante definir um hobby para priorizar ao longo do ano, também considero importante ter uma meta de carreira para 22023.

Na maioria das vezes, nós mesmos somos responsáveis pela nossa carreira. Somos nós que temos que correr atrás de conhecimento, especialização e atualização profissional. Isso tanto para quem é empreendedor quanto para quem é empregado – e das mais diversas áreas e profissões.

Por isso é tão importante estabelecer uma META de CARREIRA para o ano. Pode ser um curso, uma nova língua, uma certificação, melhorar uma habilidade, etc. O importante é escolher um item para ser teu objetivo profissional durante o ano e correr atrás para colocar colocá-lo em prática.

No vídeo abaixo eu falo bastante sobre esse item que pode ser acrescentado ao nosso currículo ou atualizado no LinkedIn, por exemplo. Falo também sobre a minha escolha de meta profissional para 2023. Podes dar o play ou continuar lendo até o final desse texto.

Minha meta de carreira para 2023

Porque falar em meta de carreira? Porque o nosso trabalho, a nossa vida profissional é sim uma das áreas da vida que precisa da nossa atenção durante o ano todo.

Eu estudo produtividade e organização pessoal pelo Método Vida Organizada, método esse criado pela Thaís Godinho. A Thaís sugere que no Planejamento anual a gente escolha uma meta de carreira (meta profissional) e uma meta de lazer (um hobby) para trabalhar durante o ano.

Gosto de pensar nesse objetivo profissional especialmente com as lentes do desenvolvimento continuado. O foco é o nosso desenvolvimento intelectual, nossos estudos, especificamente.

Quando fazemos o exercício da Roda da Vida, analisamos nossa satisfação com nossos estudos e nossa profissão. A meta de carreira é meio que um objetivo em comum para essas áreas.

Imagem do meu planejamento anual no planner
A meta de carreira faz parte do planejamento anual

Meta profissional de 2023

Já falei algumas vezes sobre FOCO aqui no blog. É sempre bom lembrar que foco é uma escolha. Se não escolhermos um foco para nossa carreira ao longo do ano, a gente acaba passando o ano no automático.

Se não pararmos para pensar e definirmos, conscientemente, um item bacana para acrescentar no nosso currículo ao fim de 2023, quem vai fazê-lo? Provavelmente ninguém! Porque esse é um trabalho pessoal mesmo!

Podemos até fazer um bom uso do nosso tempo. Com um mínimo de organização e motivação, fazemos um bom trabalho durante o expediente. Mas, ainda assim, ficará faltando um incremento.

Talvez, na análise de satisfação da área da vida “carreira”, tenhamos dado um boa nota. Pode ser que estejamos satisfeitos na nossa área profissional e que estejamos fazendo tudo que nos propomos a fazer nessa área.

Mas é importante, profissionalmente falando, que tenhamos um incremento, um acréscimo, algo a mais na nossa carreira. Esse incremento pode ser conseguido através de um curso, uma nova língua a ser desenvolvida, uma nova habilidade, uma certificação, etc. Isso, claro, vai da área profissional de cada um.

página de metas do meu planner
Podemos ter metas tanto para áreas pessoal quanto profissional

Um objetivo profissional para 2023

Mesmo que eu não seja a melhor pessoa para te dizer qual deveria ser o teu objetivo profissional para 2023, porque a melhor pessoa para isso é tu mesmo, este post é para te inspirar a refletir sobre isso. Qual seria uma boa meta de carreira para 2023 para ti?

Sempre lembro que organização precisa de personalização. O que eu busco aqui no blog é te mostrar o meu processo, o caminho que eu faço para me organizar e planejar. Os exemplos que eu trago são exatamente isso: exemplos para que vocês possam se inspirar e aplicar na vida de vocês o que fizer sentido.

Quando eu fiz o meu planejamento de 2023, escolhi como foco do ano “Equilíbrio Emocional” e como meta de carreira a Certificação MVO. É interessante que tanto o hobby quanto a meta profissional conversem com o foco escolhido para o ano.

Meu hobby de 2023, por exemplo, é o ballet, que tem tudo a ver com o meu equilíbrio emocional. Da mesma forma, os meus estudos voltados para área profissional também conversam com o meu equilíbrio emocional. Uma vez que consigo uma maior tranquilidade no trabalho, isso se reflete para outras da minha vida, certo?

imagem com a frase atualiza o currículo

Minha meta profissional de 2023

Vamos aos meus exemplos de metas profissionais que eu já escolhi nos últimos anos. Em 2021, decidi profissionalizar meus estudos de organização e produtividade e fiz a Formação no Método Vida Organizada.

O Método Vida Organizada é um curso com uma boa carga-horária, feito de forma on-line e que dá direito a um certificado do MEC na sua conclusão. Levando em conta todo o conteúdo envolvido, levei mais de um ano para finalizá-lo. Assim, minha meta de carreira de 2022 foi finalizar o MVO.

Agora em 2023, o meu foco de carreira continua sendo na área de organização e produtividade, mas dessa vez com a Certificação do Método Vida Organizada. Esse é um passo além do método em si.

Na formação do MVO, aprendemos a plicar todas as técnicas e ferramentas que a Thaís desenvolveu para organização e produtividade de forma prática no nossa vida. A Certificação MVO me possibilitará ajudar outras pessoas a aplicar essas ferramentas na vida delas, por meio de um processo de mentoria.

Eu estabeleci um projeto de um ano para tirar essa certificação. Tenho que fazer todas as aulas, as provas, etc para isso e penso que um ano é um prazo factível. Meu objetivo é chegar no final de 2023 e poder acrescentar essa certificação no meu currículo. Vamos ver como isso vai se desenvolver.

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) qual é o teu objetivo profissional para 2023!