Sempre que tem uma grande mudança de estação, eu gosto de fazer uma revisão nos guarda-roupas aqui de casa. Nada como um guarda-roupa organizado para facilitar o dia a dia. Uma organização nesses momentos faz toda diferença! Bora organizar o guarda-roupa aí também?

Muitas pessoas revisam os armários realmente a cada estação, ou seja, 4 vezes por ano. Para a minha realidade, funciona fazer essa revisão duas vezes por ano. Organizo os guarda-roupas aqui de casa na mudança do calor para o frio OU na mudança de frio para o calor.

Como costumo repetir por aqui, temos que adaptar as técnicas ao nosso contexto. Na minha cidade, não vejo tanto diferença nas estações intermediárias como primavera e outono. Então, por aqui tenho sempre um armário preparado para calor (com algumas opções de meia estação) ou frio (com algumas opções de meia estação).

Esse post é para compartilhar como faço essa organização dos guarda-roupas aqui de casa. Vou dar algumas dicas de organização e um PASSO A PASSO de como organizo o guarda-roupa do filhote, do maridão e o meu! Quem prefere conteúdo em vídeo pode dar o play aí embaixo:

Organizar o guarda-roupa para mudança de estação

Sim, sou eu que faço a revisão de todos os guarda-roupas aqui de casa. Com a ressalva de que no armário do marido eu não retiro peça nenhuma! Mas, posso contar? Adoro organizar o guarda-roupa!

Isso porque a gente não pode organizar as coisas dos outros. No caso do marido, eu faço a limpeza do armário e uma pré organização das peças, deixando mais acessíveis as roupas da estação atual. Depois ele confere e altera algo que não tenha ficado do gosto dele.

No guarda-roupas do filhote é diferente porque ele ainda precisa de orientação para se organizar. Atualmente ele está com 10 anos e ainda perde muita roupa por conta do crescimento.

Eu retiro as que não servem mais e levo para doação. Deixo mais acessíveis as roupas da estação atual e coloco lado a lado partes de cima e partes de baixo. Isso o ajuda na escolha das roupas do dia a dia dele.

No meu guarda-roupas já tenho a liberdade de pensar mais nas questões de estilo que me agradam a cada momento. Além da limpeza e organização por estação, adoro pensar no que ainda faz sentido para mim e no que não quero mais para a fase atual da vida.

Passo a passo para organizar o guarda-roupa

  1. Limpeza
  2. Destralhe
  3. Organização
  4. Manutenção

1º passo: LIMPEZA

O primeiro passo é a limpeza do armário. Tirar tudo que tem dentro e limpar o móvel.

Eu gosto de usar uma misturinha de limpeza caseira que faço com uma parte de água e uma parte de vinagre de álcool. No vídeo abaixo eu mostro bem certinho como fazer essa misturinha!

2º passo: DESTRALHE

Depois é a hora de separar tudo que precisa sair do guarda-roupa! Ou porque não serve mais no tamanho ou porque não faz mais sentido nesse momento da vida.

É bom separar o que vai ser doado, o que precisa de conserto e o que será descartado mesmo. Normalmente, no meu guarda-roupas, me concentro mais na questão “o que não faz mais meu estilo” e no do filho o foco é “o que não serve mais”.

3º passo: ORGANIZAÇÃO

Aí é a hora da organização propriamente dita. Eu gosto de organizar as peças por categorias (manga curta, manga longa, calças, bermudas, etc). Além disso, no quarto do filhote, por exemplo, já separo em conjuntos (camiseta de manga curta com bermuda atrás, camiseta de manga longa com calça atrás).

O importante é que essa categorização faça sentido para o dono do armário. Dependendo da época do ano (se frio ou calor) deixo na altura da visão as peças próprias para a estação.

No verão, por exemplo, deixo as roupas de frio na parte mais alta do armário, com acesso mais difícil. No inverno, as peças de frio ficam mais na parte central. Deu para entender como organizar o guarda-roupa assim?

4º passo MANUTENÇÃO

Para que a organização se mantenha, eu gosto de utilizar etiquetas, caixas e colmeias. Esses itens podem ser comprados ou adaptados com o que tiver em casa.

Eles também ajudam na hora de troca das estações, na mobilidade das peças. Tendo um local certo para cada peça, fica mais fácil dela voltar para o seu devido lugar depois do uso.

Mostrei no vídeo lá do começo como fazer para organizar guarda-roupas com prateleiras, com gavetas e com cabides. Essas dicas incluem técnicas de dobras que são melhores explicadas por vídeo do que por texto. Por isso, acho que vale a pena assistir!

Além disso, já fiz um post por aqui explicando em detalhes como organizar as gavetas de roupas das crianças. Acho que é um ótimo texto para complementar esse aqui!

Todas as dicas podem – e devem! – ser aplicadas e adaptadas para o contexto de cada um, seja adulto ou criança.

eu na frente do guarda-roupa do filhote

Exercício de organização: rodízio de roupas

Acho interessante comentar também sobre um exercício que eu faço para usar todas as peças que temos, algo como um rodízio de roupas. É uma brincadeira, mas que me ajuda bastante no dia a dia.

Não gosto da ideia de ter peças paradas, ou seja, que não uso, dentro do armário. Para que isso não aconteça, eu me desafio a usar a roupa na sequência em que elas estão no guarda-roupas.

Mais ou menos assim: eu pego a primeira camisa ou vestido dos cabides. Meu desafio é usar essa peça, combinando com outras peças e acessórios que eu tiver. Depois que eu lavar essa roupa usada, vou guardá-la no final dos cabides.

Do mesmo modo com as pilhas de roupa: uso a que estiver em cima. Depois de lavada, guardo a peça embaixo da pilha. Assim vou usando sempre a peça da frente ou de cima e fazendo um rodízio com todas as opções que tenho no armário!

Claro que organizar o guarda-roupa por estação, frio ou calor no meu caso, ajuda. Porque só terei peças apropriadas na fila do rodízio. E claro que isso não é nada engessado. Se eu estiver com vontade de usar uma roupa que não está na vez, vou usar e pronto!

Esse exercício ajuda especialmente nos dias em que estou mais cansada e sem criatividade para escolher um look para o dia. Além disso, me faz variar mais nas peças do dia a dia.

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) como é a organização do guarda-roupa por aí. Tens o costume de revisar e organizar o guarda-roupa na mudança de estação?