Sim, rotina é um tema que está fervilhando na minha mente nesses últimos dias. Tenho refletido bastante sobre isso e tentando elaborar essa tema. Uma das formas que tenho de elaborar pensamentos é escrevendo poemas. Por isso, resolvi escrever uma poesia sobre rotina.

Já escrevi por aqui sobre o meu processo criativo. É sim muito prazeroso para mim escrever poesias. Mas mais do que isso, é uma forma eficiente de elaborar conteúdos mais complexos dentro da minha cabeça.

É por meio da escrita que consigo compreender, apreender, digerir algumas coisas. Escrever ajudar muito nesse processo de aprendizado. Mesmo quando se fala em auto aprendizado ou autoconhecimento.

E o tema que me fez chegar nesse poema de hoje é a ROTINA. Como acredito que com organização e poesia a vida só melhora, nada mais certo que compartilhar essa poesia sobre rotina fresquinha por aqui também!

imagem com elementos de poesia sobre rotina

Que tal uma POESIA sobre ROTINA?

Vamos falar sobre rotina, então. Rotina, vale lembrar, não é sobre fazer todos os dias a mesma coisa. Como aquela música do Chico: “ela faz todo dia tudo sempre igual…” Isso até é uma rotina, mas não quero falar exatamente sobre isso.

Penso em rotina mais como uma sequência de atividades que a gente desempenha. Podemos desempenhar essa sequência sem nem ao menos pensar nela. Como quando dormimos, acordamos e vamos ao banheiro.

Cada uma faz essas atividades numa sequência determinada – e na maioria das vezes nem pensamos nisso. Mas isso costuma ser uma constante – e isso é uma rotina. Então, não tem a ver com horário e sim com sequência.

Já escrevi por aqui mais detalhadamente sobre o tema. Acho válido ler esse post se tens interesse em te aprofundar no tema da rotina.

Pensando sobre rotina

Agora, o mais bacana quando a gente fala de rotina – e podemos levar isso para a vida – é a gente pensar numa rotina que gostaríamos de ter. Pensar numa sequência de atividades que seja melhor para o nosso dia a dia.

Fazer uma escolha consciente do que a gente realmente acha que seja uma rotina interessante para o nosso contexto. Logo que a gente acorda, o que seria o melhor passo a passo a seguir?

Também já falei por aqui sobre a minha rotina da manhã. Lembrando que a rotina deve funcionar para cada realidade. É preciso fazer uma autorreflexão, ter autoconhecimento para encontrar a tua rotina ideal.

Além das rotinas do dia (da manhã, da hora do almoço, do fim do expediente, da noite, etc), também podemos pensar na rotina da semana. Enquanto família, por exemplo, temos uma rotina da semana por aqui.

É claro que essa é uma rotina mais complexa. Precisamos ajustar as atividades e os horários de cada membro da família. Precisamos nos organizar enquanto família para que a rotina das pessoas combinadas dê certo.

imagens da minha rotina

Ajustando a rotina

Agora, o que precisamos lembrar – em especial o que eu mesma preciso me lembrar de tempos em tempos – é que a rotina não é algo fixo! A rotina, assim como a vida, está em movimento. Porque o equilíbrio não é algo estático e sim um movimento. Para alcançarmos o equilíbrio precisamos estar em movimento.

Esse é exatamente o ponto em que preciso (e estou) digerindo algumas questões atualmente. Porque a rotina da minha família está em mudança. Estamos tomando algumas decisões que acarretarão mudanças na rotina da família e isso nos afeta a todos.

A nossa rotina estava boa – eu gostava muito do jeito que estava! Mas a vida acontece enquanto fazemos planos e precisamos ajustar alguma coisas por aqui. Isso causa um desconforto até que tudo se ajuste novamente.

Há uma inquietação e uma agitação até que se volte a ter um equilíbrio familiar – e isso me dá um pouco de angústia, não vou negar. Estamos, portanto, repensando a rotina familiar e é isso que está fervilhando na minha mente atualmente e me levou a escrever uma poesia sobre rotina.

Poesia sobre rotina

Não é sobre fazer
tudo sempre igual
Nem sobre viver
uma vida sem sal

É mais sobre a sequência
de atividades com consistência
É o que fazemos todo dia
ou gostaríamos de fazer, eu diria.

Pensar numa rotina
é como ter o cardápio
de uma cantina:
um menu de opções
em que podemos escolher
qual a melhor próxima coisa a fazer.

Decidindo ativamente
como queremos viver
Estando presente e consciente
nas decisões de quem se quer ser.

Talita
05/03/24
16:46
Feliz com sua rotina atual 🙂

Fica aqui, então, a lembrança para todos nós de que a rotina precisa ser flexível e revisada de tempos e tempos. Precisamos estar com a mente aberta para isso!

Devemos sempre buscar melhorar e aperfeiçoar a nossa rotina, o nosso dia a dia. Essa é a importância das revisões: serve para a rotina e serve para a vida.

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se essa reflexão faz sentido para ti. Ah! E me da um feedback sobre o poema também! O que achasse da minha poesia sobre rotina?

poesia completa sobre rotina