O destralhe é comumente aprontado como o primeiro passo da organização. Aliás, uma máxima da organização é que NÃO SE ORGANIZA TRALHA. Indo um pouco além nesse conceito, gosto de dizer que o DESTRALHE precisa ser constante.

Esse texto é exatamente para esclarecer por que considero que destralhar a casa deve ser algo constante. A resposta é tão simples quanto a pergunta do título desse post: nunca para de chegar tralha numa casa!

Estamos sempre, de uma forma ou de outra, trazendo tralhas para nossa casa! Pensa comigo: quanto lixo a gente tira de casa semanalmente? Muito, né? Garanto que se pensarmos no conceito de tralha segundo os preceitos da organização essa quantidade aumenta ainda mais!

Imagem com a frase não se organiza tralha

Destralhar a casa é uma constante

Já falei algumas vezes por aqui que a casa é algo vivo. Há pessoas morando dentro dela e é exatamente por isso que ela está viva – está sempre em movimento.

Assim como as pessoas se movimentam, a casa também não fica parada. É por isso que não adianta simplesmente arrumar a casa num dia e achar que ela ficará arrumada para sempre.

Sabemos que na prática é bem diferente disso! Mas também não é para se desesperar porque essa também é a beleza de um lar. Movimentar-se juntamente com a vida das pessoas que o habitam!

É por isso que defendo que a organização deve ser um hábito. Fazendo um pouquinho a cada dia, todos os dias, organizar e arrumar a casa torna-se algo leve e cotidiano.

Organização constante da casa:

  1. Destralhe constante
  2. Barrar a tralha
  3. Não acumular tralha
  4. Destralhe dos cômodos

Vou deixar aqui algumas dicas de como fazer o destralhe constante. Quem preferir assistir esse conteúdo em vídeo, basta dar o play aí embaixo. Quem preferir o texto, é só seguir a leitura até o final!

1. Limitar a entrada de tralha em casa

O melhor é mesmo cortar o mal pela raiz! Ou seja, tudo que pudermos evitar de chegar em nossas casas, melhor. E não precisa ir muito longe para perceber que pequenas ações podem facilitar muito esse processo.

Coisas como cancelar as contas e extratos em papel e retirar as embalagens dos produtos logo que se chega do supermercado já ajudam muito a barrar a tralha antes mesmo de entrar na nossa casa.

Uma boa prática é entrar em contato com todo tipo de empresas e serviços que nos encaminham papéis pelo correio e perguntar se as comunicações podem ser feitas exclusivamente por e-mail. Normalmente podem e é um processo simples de fazer essa mudança. Basicamente, é só pedir que eles param de mandar esse monte de papel desnecessário para a gente!

Outro hábito que adquirimos aqui em casa depois da pandemia foi descartar as embalagens desnecessárias logo que chegam das compras. Sabem aquela embalagem da embalagem? O xampu e o condicionador que vêm dentro de uma caixa de papel? A caixa gigantesca da cartela minúscula de comprimidos? Tudo isso não precisa ir para as nossas prateleiras! Já ficam no lixo assim que chegam em casa.

2. Não serve mais = fora de casa

Quando algo não é mais útil para nós ele deve ser retirado logo de casa. Pode ser uma roupa que foi separada para doação, alguma outra que precisa ir para o conserto, itens que podem ser reciclados ou, em último caso, o que precisa ir para a lixeira mesmo.

Pode-se ter um local provisório onde esses itens ficam armazenados temporariamente. Mas que seja mesmo temporário! Caso contrário, a prateleira de coisas para doação vai se transforma no quarta da bagunça!

É bacana ter uma periodicidade para encaminhar esse itens que têm um destino fora da nossa casa. Pode-se anotar na agenda, por exemplo, uma vez por mês deixar as peças doadas no local determinado ou uma vez a cada 15 dias levar as roupas para o conserto.

Para quem gosta desse tema, vale conferir a poesia que eu fiz sobre destralhe!

imagem da poesia sobre destralhe

3. Planejar o destralhe por cômodo

Destralhar a casa toda de uma vez só pode ser um pouco demorado e muito cansativo. Eu gosto de agendar um cômodo por mês para cuidar durante o ano todo.

Um pouquinho por dia, um cômodo por mês, fica mais leve e mais prático de colocar o destralhe constante em prática.

O objetivo, na verdade, é construir o HÁBITO do DESTRALHE CONSTANTE. Quando isso virar um hábito, descartar o que não nos é mais útil fica mais fácil e bem mais simples!

Particularmente, eu anoto esse tipo de coisa no meu planejamento mensal. Já separei um cômodo para cada mês do ano e é nesse período que concentro os esforços de destralhe naquele local.

Mas é claro que no dia a dia, assim que a gente adquire o hábito, ir descartando o que não nos é mais útil passa a ser uma atividade cotidiana.

Fiz um vídeo com mais dicas de manutenção da casa. Quem se interessar, pode conferir:

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se essa ideia de destralhe constante faz sentido para o teu dia a dia.