Que tal juntar poesia e organização num POEMA sobre DESTRALHE? São dois temas que eu adoro, juntos, para te inspirar a observar o que pode virar doação e descarte aí na tua casa!

Começo do ano é sempre uma época propícia para fazer uma revisão não apenas no guarda-roupas, mas na casa toda. É uma ótima oportunidade de repensar o que continua sendo útil e descartar o que não é mais.

Agora, para que a organização se mantenha, o bom mesmo é que esse destralhe seja contínuo. Depois da revisão geral que costumamos fazer no fim ou começo do ano, acho válido continuar observando a casa para não acumular tralha novamente.

Não se organiza tralha! Esse é um dos lemas da organização. E virou tema de uma das minhas poesias porque eu acredito que com organização e poesia a vida só melhora!

Espero que vocês também curtam o resultado dessa mistura que gosto de fazer por aqui.

imagem ilustrativa para a poesia de detralhe: doação e descarte

DOAÇÃO e DESCARTE em poesia

Já falei um pouquinho sobre detralhe aqui no blog num post que também mistura organização e poesia sobre memória afetiva da casa. A questão é que nem sempre é fácil “deixar ir”.

Mas, se pensarmos na ação de destralhar com o foco em valorizar o que fica, em vez de focar no que sai, talvez facilite o processo. Porque certamente é bem mais fácil encontrar o que temos quando não está perdido num mundo de tralhas. Esse é o propósito do rodízio de brinquedos, por exemplo.

Além disso, precisamos de espaço para receber algo novo. É exatamente por isso que destralhar é o primeiro passo da organização.

Quem prefere ler um poema é só continuar acompanhando o post. Quem prefere ouvi-lo, tem a opção de dar play no vídeo aí embaixo.


Doação e Descarte

Quando algo já não serve mais,
quando o tempo já ficou para trás
é o momento de se despedir
e deixar tal objeto partir.

Tudo que ainda pode ser usado
certamente deve ser doado
para que encontre novo significado
em outro lar abençoado.

Antes de jogar algo fora
precisamos fazer nossa parte
porque do planeta não vai embora.
É necessário o devido descarte.

Agradeço pelo que tive.
Sem apego, deixo-o livre.
E o movimento que promovo
é abrir espaço para o novo.

Talita
11/03/22
15:08

☑️ reprodução autorizada desde que mencionada a autoria @somelhora


Poema de destralhe – doação e descarte

Lembrando que não acumulamos apenas coisas que não nos servem mais. Também pode acontecer de termos tralhas em outras áreas da vida além da casa.

Vale a reflexão sobre pessoas, sentimentos, hábitos, etc que ainda queremos manter na nossa vida. O que não for mais útil, pode ser descartado!

Essa conversa tem muita relação com o hábito da organização. Sempre lembro por aqui que a organização não deve ser o centro da questão.

Não falo sobre esse assunto querendo que as pessoas se tornem “a chata da organização”. A organização deve ser um hábito que nos ajuda a facilitar a vida como um todo!

O destralhe também entra nessa proposta. Acredito que doação e descarte devem ser hábitos saudáveis em nossa vida. Por isso já fiz um vídeo falando do destralhe constante:

Comenta aqui embaixo (ou no Instagram ou no Facebook) o que vocês acharam de eu juntar minhas duas paixões (poesia e organização). E contem se vocês também acreditam que o destralhe deve ser um hábito.

Destralhe constante

Vou deixar aqui algumas dicas de como fazer o destralhe constante:

1. Limitar a entrada de tralha em casa

Coisas como cancelar as contas e extratos em papel e retirar as embalagens dos produtos logo que se chega do supermercado já ajudam muito a barrar a tralha antes mesmo de entrar na nossa casa.

2. Não serve mais = fora de casa

Quando algo não é mais útil para nós ele deve ser retirado logo de casa. Pode ser uma roupa que foi separada para doação, alguma outra que precisa ir para o conserto, itens que podem ser reciclados ou, em último caso, o que precisa ir para a lixeira mesmo.

3. Planejar o destralhe por cômodo

Destralhar a casa toda de uma vez só pode ser um pouco demorado e muito cansativo. Eu gosto de agendar um cômodo por mês para cuidar durante o ano todo. Um pouquinho por dia, um cômodo por mês, fica mais leve e mais prático de colocar o destralhe constante em prática.

O objetivo, na verdade, é construir o HÁBITO do DESTRALHE CONSTANTE. Quando isso virar um hábito, descartar o que não nos é mais útil fica mais fácil e bem mais simples!