Quando fiz o vídeo sobre organização do material escolar lá no Instagram Só Melhora eu disse que a casa era um “organismo vivo”. Com isso, queria falar da característica dinâmica de uma casa habitada. Se há pessoas morando nela, certamente as coisas estarão em constante movimentação. Daí a necessidade de se criar o HÁBITO da ORGANIZAÇÃO.

Recebi um comentário muito engraçado da Carol (@cozinhadecarolina) afirmando que a casa dela estava mais para um aliem mutante! Certamente uma casa com crianças (a Carol tem duas filhas pequenas) terá ainda mais movimentação! É mesmo um agito constante!

O fato é que esse comentário me fez pensar sobre como nem sempre temos consciência dessa dimensão da nossa casa. Isso porque uma casa não é (pelo menos não deveria ser) apenas um imóvel, uma construção; mas sim algo muito maior e mais importante: um lar.

Um lar é uma casa com significado ampliado e enriquecido. As pessoas que moram na casa é que constroem a sua dinâmica. É exatamente por isso que eu vivo falando que cada um precisa adaptar as dicas aqui do blog para a sua realidade. Um dos pilares da organização é que ela precisa ser personalizada, lembra? Falei disso no post sobre como começar a ser organizado.

E para manter organizado algo que vive em movimento é preciso desenvolver o hábito da organização. Sim, a organização deve ser um hábito, uma atividade realizada constantemente, quase que no piloto automático.

imagem com o título como criar o hábito da organização

Como desenvolver o hábito da organização?

Acredito que seja da mesma forma que se desenvolve outros hábitos: um pouquinho por dia, todos os dias. Pensando em hábito como uma atividade que fazemos rotineiramente, a frequência é algo importante. Portanto, praticar o destralhe, a limpeza, a categorização constantemente é fundamental.

Além disso, a quantidade também é um fator que deve ser considerado. Porque sejamos justos, organizar uma casa é sim algo cansativo. Gasta-se não apenas tempo, mas especialmente energia. A gente pode até começar empolgado, mas conforme o tempo vai passando, a animação vai caindo e a organização vai perdendo sua eficiência.

É por isso que acredito no “um pouquinho por dia, todos os dias”. Vamos deixar claro que essa é a minha escolha e compartilho por aqui o que funciona aqui em casa para a minha família. Existem sim outras opções ou técnicas, se preferirem chamar assim.

Há pessoas que preferem aproveitar um final de semana ou um feriado para organizar a casa toda de uma vez só. Existem também os que preferem dar atenção para uma categoria ou um cômodo por vez. E não há nada de errado com essas outras opções! Se for o melhor para o teu contexto, manda ver!

Particularmente, prefiro aproveitar meus dias de folga para descansar, ver amigos e ficar com a família. Se a categoria (por exemplo: roupas, panelas, remédios) ou o cômodo (quarto, cozinha, banheiro) for pequena ou já estiver razoavelmente organizada e não demandar tanto tempo, até uso essa técnica também.

imagem de uma mulher pensando

3 técnicas para criar o hábito da organização

  1. Um pouquinho por dia, todos os dias
  2. Tudo de uma vez só
  3. Uma categoria por vez

O meu planejamento anual considera as duas grande mudanças climáticas (do frio para o calor ou do calor para o frio) como marcos temporais de manutenção da organização. Assim, mais ou menos no meio do ano e mais ou menos no fim do ano eu gosto de fazer uma revisão em tudo por aqui.

Isso significa que eu vou revisar todos os guardas roupas, fazer a manutenção da organização dos itens dos banheiros, dar aquela limpada nas gavetas e armários da sala e da cozinha. Mas eu não faço isso tudo de uma vez. Simplesmente porque não conseguiria!

Eu vou fazendo um pouco de cada vez: num fim de tarde de um dia mais tranquilo, eu cuido do guarda-roupa do filhote. Num outro dia que sobrou um tempinho, eu dou atenção para o meu guarda-roupa. Na outra semana eu me concentro do guarda-roupa do marido. E assim vai!

Organizando devagar e sempre

Além dessa revisão maior duas vezes por ano, há a manutenção diária da organização. São pequenas atitudes que a gente repete todos os dias ou tarefinhas de poucos minutos que garantem que as coisas voltem para o seu devido lugar.

Por exemplo, assim que o filhote chega do colégio ele já sai tirando sapato e casaco e jogando a mochila na mesa. É responsabilidade dele como morador da nossa casa colocar a roupa suja no cesto, o sapato na sapateira ao lado da porta e a mochila no armário do material escolar. É minha responsabilidade de mãe lembrá-lo disso sempre que necessário.

Na divisão das tarefas aqui de casa, o maridão cuida louça. Todos os dias, geralmente no fim do dia, ele arruma a louça na máquina (temos lava-louça e eu super recomendo!), mas todos os moradores da casa são responsáveis por deixar sua louça na pia logo após o uso.

No meu planejamento semanal, divido a manutenção da casa durante os dias semana. Na segunda eu cuido da cozinha e dos banheiros, na terça da sala e do escritório, na quarta da lavanderia e dos banheiros, na quinta dos quartos e da cozinha, na sexta da sacada e dos banheiros. Mas não limpo e organizo tudo de cada cômodo a cada vez!

Eu limpo e organizo um pouquinho de manhã, um pouquinho na hora do almoço, um pouquinho no fim do dia. Vejo o que está precisando de uma atenção maior naquele momento para priorizar de acordo com o tempo que tenho disponível.

Dicas para se organizar

Aqui no blog tem várias outras dicas para se organizar além dessas que eu mencionei aí em cima. Vale dar uma olhada em tudo que tem por aqui e analisar o que podes aplicar na tua casa e na tua vida hoje.

Não é para ser uma expert em organização hoje! Não é para se transformar na chata da organização aí na tua casa! Aliás, não falo de organização porque acho que todo mundo tem que ser organizado. Acredito que a organização facilita a vida e a deixa mais leve. É nisso em que acredito e é por isso que compartilho nossa experiência por aqui.

Analisa quais dessas dicas faz sentido para o teu contexto. Tenta implementar uma coisinha hoje, outra no mês que vem. Testa uma técnica aqui e outra ali. E quando perceberes o hábito da organização já estará desenvolvido por aí!

Espero que esse texto te ajude de verdade! Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se o que eu disse aqui faz sentido para ti? Esse post ficou claro? Se ficou alguma dúvida ou crítica, conversa comigo!