Faz parte do meu planejamento anual escolher 5 áreas da vida para priorizar ao longo do ano. É um destaque que fazemos, uma escolha para nortear o ano que está começando. Nesse texto vim contar um pouco mais desse meu processo de escolha de 5 prioridades para 2023.

Além desses 5 destaques, também gosto de eleger um foco (uma prioridade) para cada área da vida para evidenciar no desenrolar do ano. Espero que assim possa inspirar vocês a testar essa técnica também. O objetivo é fazer escolhas durante o ano todo que tenham relação entre si e que conversem com esse planejamento maior, que é o planejamento do ano.

Já tem post por aqui com o passo a passo do planejamento anual. Acho que é super válido ler esse outro texto para entender melhor o contexto desse aqui.

Em resumo, eu utilizo o Método Vida Organizada para fazer meu planejamento do ano. Uma das partes desse planejamento é escolher 5 prioridades para o ano e 1 prioridade para cada área da vida.

imagem das minhas prioridades para 2023

PRIORIDADES para 2023

Há quem diga que o termo prioridade não deveria ter plural. Se temos muitas prioridades, nada é prioritário, afinal! Mas acho 5 um bom número para destacar entre tantas coisas que quero fazer no meu ano.

A base de reflexão para fazer essa escolha é a roda da vida. A partir da análise de satisfação das áreas da vida, percebo qual delas merece mais atenção no próximo ano. Essa área principal será meu foco do ano. O foco do ano já é a prioridade número 1. As outras 4 eu costumo escolher entre as áreas que tiveram menor nota nessa análise de satisfação das áreas da vida do ano anterior.

No meu planner, há um espaço destinado especificamente para o planejamento anual. Gosto de anotar o foco do ano no canto superior direito dessas páginas e na parte inferior eu listo as 5 prioridades do ano. Quem não tiver um espaço específico para isso, basta escolher um local de destaque (no papel ou no digital) e anotar suas prioridades também.

meu planejamento 2023 no planner
No canto inferior direito anoto as prioridades do ano

Minhas 5 prioridades para o ano

Se não elegemos uma prioridade para o ano, tudo vira prioridade e, consequentemente, nada será prioridade na prática. Quando nós não escolhemos nosso FOCO, outras pessoas e circunstâncias da vida acabam fazendo essa escolha por nós.

Se não temos claro, dentro de nós, o que é mais importante para nossa vida, acabamos simplesmente apagando incêndios na correria do dia a dia. E vamos deixando para trás, para um depois que acaba nunca chegando, coisas que realmente mereciam nossa atenção.

Ao elegermos 5 áreas para dar prioridade durante o ano e estabelecemos objetivos claros para cada um dessas áreas, definimos um foco diretivo. Essa lista nos norteia durante nossa rotina diária. Especialmente no momentos de tomada de decisão.

Ah! Tem vídeo também sobre minhas prioridades para 2023. Para conferir é só clicar no play aí embaixo:

https://youtu.be/taDLp1ZtciE

Minhas prioridades para 2023:

  1. Equilíbrio emocional: priorizar meus momentos
  2. Espiritualidade: tempos / missa / oração
  3. Saúde: alimentação / exercícios
  4. Diversão: música / dança / teatro
  5. Propósito: meditação / MVO / conversas
minha lista de prioridades para 2023 digital
Exemplo de como pode-se fazer esse exercício no digital (Todoist)

Prioridades para as áreas da vida

A imagem acima é de um programa chamado Todoist. Estou testando uma ferramenta digital para ver se adapto. Mas gosto mesmo é do meu planner! É nele que anoto as prioridades escolhidas para ficarem sempre à vista.

Além das 5 prioridades para o ano que falei até agora, também faz parte do meu planejamento anual escolher uma prioridade para cada área da vida. Para que nenhuma área da vida seja esquecida durante o ano que estamos planejando, gosto de ter um objetivo, pelo menos, para cada uma. É assim que me lembro de manter todos os pratinhos rodando durante o ano todo.

Vale comentar que ninguém precisa inventar objetivos glamorosos para preencher esse passo aqui, não! Até porque nem tudo é prioridade, lembra? E tá tudo bem também se em algumas áreas da nossa vida a gente não quiser mudar nada, só manter o que já está dando certo.

Por exemplo, pode-se anotar como objetivo algo como “manter assim” ou “manter como está” e pronto. Novamente, uso o planner para registrar esses objetivos por área da vida.

No meu planner há uma página para Metas que serve perfeitamente para anotar esses objetivos. Vale dizer que o nome “objetivos” ou “metas” pouco importa nesse exercício aqui e podemos usar como sinônimos, ok?

metas para o ano no planner
Uma prioridade para cada área da vida

Prioridades para o ano no planner

Mostro aqui como eu faço esses exercícios no planner para que sejam exemplificativos para quem lê. Lembro que organização precisa de personalização. Cada pessoa precisa – SEMPRE – adaptar para a sua realidade.

Mas espero, de verdade, que esse texto tenha te ajudado a refletir sobre o que é mais importante para ti nesse ano. Porque essa é uma reflexão importante de ser feita.

Nos momentos de incerteza e tomada de decisões é fundamental ter um norte para seguir. Pensar nisso antes do aperto e da correria do dia a dia é essencial para essa escolha de foco seja feita de forma ativa, consciente e pensada.

Porque ninguém quer que outras pessoas, o tempo corrido, a data final ou o nervosismo decida o que é mais importante para si, certo? Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se isso faz sentido para ti. Conversa comigo!