Não sou do frio! Gosto mesmo é de sol e calor. Minha energia é diretamente proporcional à temperatura, ou seja, quanto menor o número no termômetro, menor é minha disposição também. Por conta disso, preciso de estratégias para continuar produtiva nos dias gelados. Resolvi compartilhar por aqui 5 coisas que me ajudam a ser produtiva no frio.

Porque de nada adiante ficar reclamando do frio e não tomar uma atitude para melhorar, né? Se deixar por conta eu passo raiva duas vezes: uma por ficar o dia todo debaixo da coberta no sofá e outra por não ter feito o que precisava fazer!

É exatamente nisso que a organização me ajuda: ter estratégias para contornar um contexto que não me é favorável. Autoconhecimento aliado à organização e planejamento é a receita de sucesso para passar pelo Inverno satisfeita com os checks na agenda e lista de afazeres!

Para provar meu amor pelo Verão, escrevi até uma poesia para minha estação do ano preferida!

Eu trabalhando no frio
Eu trabalhando no frio

Como ser produtiva no frio

Para fazer isso dar certo não pode ser nada difícil ou complicado. É como pensar em manter um hábito (o hábito da organização e produtividade). Simplificar as coisas e ter um ambiente preparado já é meio caminho andado!

Se fores do tipo que adora Inverno talvez não precises mudar nada na tua rotina para se manter produtivo. Mas se fores como eu, que sente que o Inverno te paralisa, não custa quase nada adaptar a rotina para ter um dia a dia mais satisfatório.

É claro que cada um deve usar as informações e ferramentas que tiver, mas vou compartilhar minhas estratégias por aqui porque podem ser úteis para mais pessoas. Aliás, se quiserem complementar a minha lista, fiquem à vontade para comentar aí embaixo!

5 estratégias para se manter produtiva no frio

  1. Manta / coberta sobre as pernas
  2. Chá e café o dia todo
  3. Música instrumental de fundo
  4. Planner aberto sobre a mesa
  5. Vista para um céu azul

1. Uma manta quentinha sobre as pernas

Para esses dias de inverno manter uma cobertinha no escritório é fundamental para mim. Enrolo a cobertinha nas pernas todas mesmo (repara na foto!). Manter-me aquecida é pré-requisito para eu conseguir trabalhar concentrada.

Meu trabalho é essencialmente intelectual, com uma boa carga de análise e produção de texto. Ou seja, trabalho sentada na maior parte do tempo e sinto muito frio nas pernas (especialmente nos joelhos).

Poderia ter um aquecedor virado para as pernas. Quando eu morava em Lages, era isso que eu fazia. Agora, morando em Florianópolis, uma manta já é suficiente. Lembrando que meu escritório é em casa. Se não fosse, talvez eu mantivesse a ideia do aquecedor.

Trabalhando com frio
Uma mantinha quentinha no home office

2. Chá ou café quentinhos durante o dia todo!

Aquecer o corpo de dentro para fora também é super válido. Sou amante do chá e do café em qualquer época do ano, mas no Inverno intensifico ainda mais o consumo. E não é de xícara, não! Gosto mesmo é de caneca (e bem grande!).

Aproveito alguns momentos de pausa para sair um pouco do escritório enquanto tomo minha bebida quentinha. Assim já descanso um pouco a mente enquanto aqueço o restante do corpo.

3. Música instrumental de fundo

Música é algo que me alegra! Assim como as pausas com chá ou café, a música me ajuda a relaxar e me concentrar. Para manter o foco no trabalho intelectual, prefiro que seja instrumental e clássica. Para tarefas mais rotineiras eu gosto mesmo é de cantar junto!

Particularmente, recarrega minha energia e consigo seguir produtiva por mais um tempo. Vale testar se funciona para ti também. Lembrando que a música não pode te distrair!

Minha mesa de trabalho preparada para o Inverno
Minha mesa de trabalho: planner, chá e água

4. Planner aberto sobre a mesa

Meu planner fica sempre à vista, mas nos dias frios ele é ainda mais importante para me lembrar constantemente do que é essencial no dia. Como já comentei, o frio me paralisa e diminui minha energia e concentração. Ter um lembrete constante do que é prioridade me ajuda a focar.

Dias de energia baixa devem ser mais tranquilos e fazer apenas o necessário. Entendo que ser produtiva é diferente em momentos diferentes da minha vida. Tenho consciência que o Inverno não é uma época muito produtiva para mim – e tudo bem.

Paisagem que me ajuda a ser produtiva
Paisagem que me ajuda a ser produtiva

5. Vista para um céu azul

Mesmo que eu esteja dentro do escritório, ter uma vista para um dia ensolarado me motiva! Olhar para um céu azul de tempos em tempos já me dá um quentinho no coração e também me ajuda a seguir trabalhando.

Se não tiveres uma janela por perto, talvez valha à pena levantar um pouquinho (pegar um chá ou um café) e se aproximar de uma janela. Se o dia não estiver ensolarado, pode-se buscar imagens inspiradoras ou fotos nossas de dias felizes.

Ser produtiva no frio

A ideia é fazer o nosso melhor no contexto que tivermos! Não acho que todos os dias precisem ser produtivos, mas quando a produtividade no trabalho é necessária essas estratégias me ajudam bastante – especialmente nos dias frios!

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se és mais produtiva no frio ou no calor! E complementa as dicas para ser mais produtiva no frio!