Como eu ando escrevendo bastante sobre o meu planner, muitas pessoas me perguntam mais detalhes de como eu me organizo no dia a dia. Aí, resolvi logo fazer um post completo sobre métodos de organização do tempo!

Sei que nem todo mundo consegue se organizar com um planner. Como há pessoas diferentes, precisamos de métodos de organização diferentes. Não existe certo ou errado. Existe o método que funciona para ti.

E há tantos métodos de organização do tempo que, acredite: um deles funciona para ti!

exemplos de como se organizar

 

Por que falar sobre organização do tempo?

O que mais escuto atualmente é que os dias estão corridos. Eu mesma repito essa frase vez ou outra lá nos meus bom-dias no Instagram. Precisamos lidar com as questões da casa, do trabalho, do marido, do filho, da saúde, etc.

Eu não sei vocês, mas se eu não tiver um mínimo de organização, enlouqueço! Quer dizer, acho que sei sim. Pelo tanto de perguntas que recebo sobre como organizo meu tempo, imagino que tenha muita gente parecida comigo por aí.

Falei um pouco sobre como organizo minha vida de mãe, profissional e mulher aqui. Mas hoje vou me estender bastante sobre os diversos métodos de organização do tempo.

Entendo que cada uma se organize de um jeito diferente. Planejamento pessoal é algo extremamente individual e exclusivo. Mas vocês vão concordar comigo que não importa o método, organização é fundamental!

Organização do tempo: Digital ou papel?

Uma primeira grande divisão que percebo entre os métodos é: digital ou papel.

Eu me considero uma pessoa bem articulada com as tecnologias e presente nas mídias digitais. Mas, para me organizar, preciso do apoio do papel. Preciso escrever de próprio punho e ter meu jeito próprio de registro visual.

Meu príncipe, ao contrário, tem uma organização quase que 100% digital – para não dizer on-line. E sei que com a quantidade de aplicativos disponíveis hoje em dia, muitas pessoas acham mais prático ter seus compromissos anotados no computador, tablet e/ou celular.

Começo, então, falando de algumas opções digitais para organizar seu tempo.

evernote

EVERNOTE

Esse é um dos aplicativos mais populares no mercado atualmente. Tenho muitas amigas usando. Ele pode ser sincronizado com computador, celular e tablet – a vantagem mais citada é justamente essa. Porque as ideias surgem em todo lugar e a toda hora! Anotando no aplicativo, a gente pode acessá-las onde quiser.

Pode-se ter notas, listas e cadernos dos mais variados assuntos. Muita gente faz as listas no computador, por exemplo, e as consulta no celular quando precisa. Ter uma lista de compromissos pronta para ser “ticada” facilita muito a vida. (Eu, pelo menos, AMO ticar uma atividade como concluída!)

Outro ponto alto do aplicativo é que ele é gratuito – com mais opções na versão premium. É uma alternativa excelente para quem quer uma opção digital para o seu caderninho de bolsa.

Para mais informações ou para baixar o aplicativo é só clicar aqui.

google agenda

GOOGLE AGENDA

Essa é a escolha de organização do tempo do meu príncipe. Ele se diverte com as relações que o Google faz de acordo com o que é alimentado. A Google Agenda, por exemplo, pergunta se ele já fez os exercícios físicos nos dias em que ele tem academia.

Os lembretes são dados tanto no computador quanto no celular. A agenda é inteligente, puxando informações do Gmail, por exemplo. Assim, horários de vôos, reservas em restaurantes e hotéis são automaticamente enviadas para a agenda – e lembradas momentos antes do agendado. É prática e intuitiva. A gente até se assusta com o quanto ela sabe da nossa vida!

Meu príncipe usa para tudo: aniversários, consultas médicas, controle de remédios, atividades físicas, viagens, etc. Sei que muita gente utiliza como calendário editorial também. Pode-se marcar as categorias com cores diferentes para facilitar a visualização e a identificação, por exemplo – coisa que eu faço manualmente no meu planner.

Outra grande facilidade é que um aplicativo gratuito – e certamente já está instalado tanto no seu celular quanto no seu computador. Perfeito para quem não gosta de escrever muito. Para ver a sua basta clicar aqui.

planner digital

PLANNER DIGITAL

Eu comecei a falar sobre planner por aqui no fim de 2015. Um dos primeiros posts de 2016 foi mostrando detalhes de como eu utilizava meu planner – até então chamado genericamente de agenda. Acho que uma boa herança dessa modinha dos planners foi trazer a questão do planejamento à tona. Deixar um pouco o modo “deixa a vida me levar” e valorizar o foco no planejamento pessoal. A gente percebe que organizando melhor nosso tempo conseguimos atingir mais objetivos.

Como atualmente o computador é ferramenta diária indispensável, muita gente gosta – e prefere – organizar-se por ele mesmo. Os planners digitais cumprem bem esse papel.

Para quem prefere digitar a escrever, o planner digital é uma boa solução. Há uma grande variedade de planners digitais disponíveis (e gratuitos!) nessa internet de meu Deus! Há opções específicas como os financeiros, para casamento, de gravidez; e há opções mais abrangentes, anuais, mensais, semanais e diários.

O post mais acessado desse blog é sobre planners para imprimir. São vários modelos – para todos os gostos! – prontinhos para imprimir e ser feliz!

Métodos de organização do tempo em papel

Agora vou me concentrar nos métodos de organização do tempo em papel. Já dei a dica aí em cima que são minha preferência. Eu tenho essa necessidade de escrever e me organizar visualmente. Gosto de utilizar cores diferentes para cada tipo de compromisso e fazer meus “rabiscos”, como já expliquei no post sobre minha agenda semanal.

organização do tempo com post-it

POST-IT

Vou começar falando da forma mais simples de organização que eu conheço, mas que nem por isso deixa de ser uma forma de se organizar. Os famosos Post-Its! Segundo o Wikipédia, “Post-It® é uma marca registada de 3M Company que identifica um tipo de bloco de notas composto por pequenas folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores, e que são vendidas em blocos de várias folhas pegadas entre si.”

Pois bem, colocar suas ideias ou compromissos em Post-its e colar na tela do seu computador, por exemplo, já garante, no mínimo, não ser enganada pela memória. Eu tive uma colega de trabalho que funcionava muito bem assim. Ela marcava os compromissos nos papeizinhos, colava na tela do computador e garantia que volta e meia estaria se lembrando do agendado. Não dependia da memória, não perdia o compromisso e não desperdiçava muito tempo com métodos de organização. Simples e funcional.

Eu também me utilizo desses bloquinhos autocolantes associados ao meu planner. Há um tamanho que cabe perfeitamente num quadradinho do Daily Planner. Quando não quero rasurar o planner, não tenho certeza da anotação ou é um compromisso que pode mudar de data, um Post-it me ajuda.

Penso que essa forma de organização funciona melhor para quem não precisa anotar muitos compromissos. Ou, como eu disse acima, associada a outros métodos de organização.

organização do tempo com listas

LISTAS

Meu pai é o cara das listas! Ele faz listas para tudo: supermercado, farmácia, manutenção predial (ele é síndico do seu prédio), médicos e remédios, coisas a fazer durante o dia. Basta pedir para ele esvaziar os bolsos que certamente encontraremos algumas listas. E considero meu pai um cara super organizado.

Eu também faço listas para me organizar, mas anoto todas elas num lugar só: meu planner. Não importa se preferes deixar tuas listas soltas ou num caderno, fazer listas é um método de organização bem eficaz.

Acredito que as mais conhecidas sejam as “To-Do lists”: as listas do que fazer. Muita gente se organiza assim, fazendo uma lista de tudo o que precisa fazer durante o dia. E temos que concordar: dá uma sensação incrível ir marcando cada coisa realizada na sua lista!

Há os apaixonados por listas de livros a ler, filmes e séries a assistir, músicas para ouvir. Mas, para evitar frustrações, há quem prefira fazer listas das coisas realizadas – e não do que tem que ser feito. Faça sua opção. Assim como o papel onde a lista será escrita, o tipo de lista depende de quem está se organizando.

organização do tempo com agenda

AGENDAS TRADICIONAIS

Eu sempre tive agenda. Sempre. Desde que me entendo por gente. Acho que colocar as coisas no papel libera espaço na mente. E como já mencionei acima, não precisamos depender da memória.

Os modos de utilizar uma agenda é que foram mudando ao longo da minha vida. Já usei agenda para escrever poesia, para colar recadinhos e papel de bala (além de um milhão de outras coisas), para anotar provas, para organizar meus alunos. Já preferi agendas pautadas, com espaço para cada hora do dia, com páginas mais lisas.

Acredito que o ponto principal nessa ferramente de organização é a variedade de opções disponíveis no mercado. Tem até a opção das agendas permanentes, onde a gente coloca o dia do mês e da semana. Tem para todos os gostos e bolsos.

organização do tempo bullet journal
Foto: Reprodução / Success Aesthetics

BULLET JOURNAL

Acredito que o Bullet Journal é o método mais criativo de todos esses que eu estou apresentando. Não vou negar que minha veia artística se encanta com essa opção. Mas meu lado prático é que foi preponderante na minha escolha pelo planner.

O Bullet Journal é um método criado por um designer americano chamado Ryder Carrol. Os bullets são símbolos utilizados para identificar as anotações que são feitas no caderno. O caderno pode ser o de sua preferência: pautado, liso, quadriculado. É um método super personalizável. Cada bullet journal tem a cara do seu dono.

Eu fico babando nos cadernos lindos que o pessoal faz por aí! Mas precisa de foco e muita organização para não se perder nos desenhos e transformar seu bullet num art journal (um caderno artístico).

Quem tiver interesse em estudar mais sobre o assunto, deixo esse texto da Maki do Desancorando e esse outro recheado de imagens para se inspirar a fazer um só seu!

daily planner 2017 caneta

PLANNER

Essa é a minha escolha de organização. Eu me identifiquei totalmente com as possibilidades que um planner traz. Ele vai além da agenda porque não se limita à organização do tempo – há espaço para todo o planejamento pessoal.

Eu ainda extrapolo essa questão da organização pessoal e o uso como fonte de inspiração diária também. Para ter uma ideia real de como eu utilizo o meu planner para organizar minha vida, vale a leitura do texto onde mostro como ele ficou depois de um ano de uso intenso.

Mas não quero limitar essa conversa ao meu planner. Há quem se organize melhor com planners argolados, onde é possível mexer na quantidade e ordem das páginas. Há quem prefira personalizar seu planner PDF (o Só Melhora vende uma linha de planners da Nuvem de Papel em que é possível fazer essa personalização. Confere a linha toda de planners aqui).

Aliás, há diversos inserts disponíveis para download para quem quiser personalizar ou montar seu próprio planner. A Lele Sordili fez uma relação bem bacana de inserts para planner, além de dar uma dica ótima: utilizar um Smash Book com esse propósito.

Há aida quem prefira os planners de mesa – é outra opção super bacana! A Camila do Não Me Mande Flores disponibiliza gratuitamente para imprimir planners de mesa anual, mensal, semanal e diário. Além disso, há um post aqui no Só Melhora com 2 opções de planners de mesa semanais gratuitos! É escolher o teu preferido e fazer o download aqui.

Métodos de organização do tempo:

  • Evernote
  • Google Agenda
  • Planner digital
  • Post-It
  • Listas
  • Agenda tradicional
  • Bullet Journal
  • Planner
imagem com vários métodos de organização do tempo

Sei que esse post ficou bem mais longo do que costuma ter por aqui. Mas a ideia é que cada uma consiga encontrar o método de organização do tempo que funciona melhor para si. Espero ter ajudado nisso.

Falando em ajudar, fiz uma animação em vídeo sobre esse tema também! É um tema empolgante, vai!? É só dar o play aqui embaixo para conferir:

E vocês, como se organizam? Utilizam algum desses métodos mencionados acima? Ou descobriram algo diferente para se organizar? Se for o caso, compartilha com a gente aqui também!