Como eu ando escrevendo bastante sobre o meu planner, muitas pessoas me perguntam mais detalhes de como eu me organizo no dia a dia. Aí, resolvi logo fazer um post completo sobre métodos de organização do tempo!
Sei que nem todo mundo consegue se organizar com um planner. Como há pessoas diferentes, precisamos de métodos de organização diferentes. Não existe certo ou errado. Existe o método que funciona para ti.
Índice
E há tantos métodos de organização do tempo que, acredite: um deles funciona para ti!
Por que falar sobre organização do tempo?
O que mais escuto atualmente é que os dias estão corridos. Eu mesma repito essa frase vez ou outra lá nos meus bom-dias no Instagram. Precisamos lidar com as questões da casa, do trabalho, do marido, do filho, da saúde, etc.
Eu não sei vocês, mas se eu não tiver um mínimo de organização, enlouqueço! Quer dizer, acho que sei sim. Pelo tanto de perguntas que recebo sobre como organizo meu tempo, imagino que tenha muita gente parecida comigo por aí.
Falei um pouco sobre como organizo minha vida de mãe, profissional e mulher aqui. Mas hoje vou me estender bastante sobre os diversos métodos de organização do tempo.
Entendo que cada uma se organize de um jeito diferente. Planejamento pessoal é algo extremamente individual e exclusivo. Mas vocês vão concordar comigo que não importa o método, organização é fundamental!
Organização do tempo: Digital ou papel?
Uma primeira grande divisão que percebo entre os métodos é: digital ou papel.
Eu me considero uma pessoa bem articulada com as tecnologias e presente nas mídias digitais. Mas, para me organizar, preciso do apoio do papel. Preciso escrever de próprio punho e ter meu jeito próprio de registro visual.
Meu príncipe, ao contrário, tem uma organização quase que 100% digital – para não dizer on-line. E sei que com a quantidade de aplicativos disponíveis hoje em dia, muitas pessoas acham mais prático ter seus compromissos anotados no computador, tablet e/ou celular.
Começo, então, falando de algumas opções digitais para organizar seu tempo.
EVERNOTE
Esse é um dos aplicativos mais populares no mercado atualmente. Tenho muitas amigas usando. Ele pode ser sincronizado com computador, celular e tablet – a vantagem mais citada é justamente essa. Porque as ideias surgem em todo lugar e a toda hora! Anotando no aplicativo, a gente pode acessá-las onde quiser.
Pode-se ter notas, listas e cadernos dos mais variados assuntos. Muita gente faz as listas no computador, por exemplo, e as consulta no celular quando precisa. Ter uma lista de compromissos pronta para ser “ticada” facilita muito a vida. (Eu, pelo menos, AMO ticar uma atividade como concluída!)
Outro ponto alto do aplicativo é que ele é gratuito – com mais opções na versão premium. É uma alternativa excelente para quem quer uma opção digital para o seu caderninho de bolsa.
Para mais informações ou para baixar o aplicativo é só clicar aqui.
GOOGLE AGENDA
Essa é a escolha de organização do tempo do meu príncipe. Ele se diverte com as relações que o Google faz de acordo com o que é alimentado. A Google Agenda, por exemplo, pergunta se ele já fez os exercícios físicos nos dias em que ele tem academia.
Os lembretes são dados tanto no computador quanto no celular. A agenda é inteligente, puxando informações do Gmail, por exemplo. Assim, horários de vôos, reservas em restaurantes e hotéis são automaticamente enviadas para a agenda – e lembradas momentos antes do agendado. É prática e intuitiva. A gente até se assusta com o quanto ela sabe da nossa vida!
Meu príncipe usa para tudo: aniversários, consultas médicas, controle de remédios, atividades físicas, viagens, etc. Sei que muita gente utiliza como calendário editorial também. Pode-se marcar as categorias com cores diferentes para facilitar a visualização e a identificação, por exemplo – coisa que eu faço manualmente no meu planner.
Outra grande facilidade é que um aplicativo gratuito – e certamente já está instalado tanto no seu celular quanto no seu computador. Perfeito para quem não gosta de escrever muito. Para ver a sua basta clicar aqui.
PLANNER DIGITAL
Eu comecei a falar sobre planner por aqui no fim de 2015. Um dos primeiros posts de 2016 foi mostrando detalhes de como eu utilizava meu planner – até então chamado genericamente de agenda. Acho que uma boa herança dessa modinha dos planners foi trazer a questão do planejamento à tona. Deixar um pouco o modo “deixa a vida me levar” e valorizar o foco no planejamento pessoal. A gente percebe que organizando melhor nosso tempo conseguimos atingir mais objetivos.
Como atualmente o computador é ferramenta diária indispensável, muita gente gosta – e prefere – organizar-se por ele mesmo. Os planners digitais cumprem bem esse papel.
Para quem prefere digitar a escrever, o planner digital é uma boa solução. Há uma grande variedade de planners digitais disponíveis (e gratuitos!) nessa internet de meu Deus! Há opções específicas como os financeiros, para casamento, de gravidez; e há opções mais abrangentes, anuais, mensais, semanais e diários.
O post mais acessado desse blog é sobre planners para imprimir. São vários modelos – para todos os gostos! – prontinhos para imprimir e ser feliz!
Métodos de organização do tempo em papel
Agora vou me concentrar nos métodos de organização do tempo em papel. Já dei a dica aí em cima que são minha preferência. Eu tenho essa necessidade de escrever e me organizar visualmente. Gosto de utilizar cores diferentes para cada tipo de compromisso e fazer meus “rabiscos”, como já expliquei no post sobre minha agenda semanal.
POST-IT
Vou começar falando da forma mais simples de organização que eu conheço, mas que nem por isso deixa de ser uma forma de se organizar. Os famosos Post-Its! Segundo o Wikipédia, “Post-It® é uma marca registada de 3M Company que identifica um tipo de bloco de notas composto por pequenas folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores, e que são vendidas em blocos de várias folhas pegadas entre si.”
Pois bem, colocar suas ideias ou compromissos em Post-its e colar na tela do seu computador, por exemplo, já garante, no mínimo, não ser enganada pela memória. Eu tive uma colega de trabalho que funcionava muito bem assim. Ela marcava os compromissos nos papeizinhos, colava na tela do computador e garantia que volta e meia estaria se lembrando do agendado. Não dependia da memória, não perdia o compromisso e não desperdiçava muito tempo com métodos de organização. Simples e funcional.
Eu também me utilizo desses bloquinhos autocolantes associados ao meu planner. Há um tamanho que cabe perfeitamente num quadradinho do Daily Planner. Quando não quero rasurar o planner, não tenho certeza da anotação ou é um compromisso que pode mudar de data, um Post-it me ajuda.
Penso que essa forma de organização funciona melhor para quem não precisa anotar muitos compromissos. Ou, como eu disse acima, associada a outros métodos de organização.
LISTAS
Meu pai é o cara das listas! Ele faz listas para tudo: supermercado, farmácia, manutenção predial (ele é síndico do seu prédio), médicos e remédios, coisas a fazer durante o dia. Basta pedir para ele esvaziar os bolsos que certamente encontraremos algumas listas. E considero meu pai um cara super organizado.
Eu também faço listas para me organizar, mas anoto todas elas num lugar só: meu planner. Não importa se preferes deixar tuas listas soltas ou num caderno, fazer listas é um método de organização bem eficaz.
Acredito que as mais conhecidas sejam as “To-Do lists”: as listas do que fazer. Muita gente se organiza assim, fazendo uma lista de tudo o que precisa fazer durante o dia. E temos que concordar: dá uma sensação incrível ir marcando cada coisa realizada na sua lista!
Há os apaixonados por listas de livros a ler, filmes e séries a assistir, músicas para ouvir. Mas, para evitar frustrações, há quem prefira fazer listas das coisas realizadas – e não do que tem que ser feito. Faça sua opção. Assim como o papel onde a lista será escrita, o tipo de lista depende de quem está se organizando.
AGENDAS TRADICIONAIS
Eu sempre tive agenda. Sempre. Desde que me entendo por gente. Acho que colocar as coisas no papel libera espaço na mente. E como já mencionei acima, não precisamos depender da memória.
Os modos de utilizar uma agenda é que foram mudando ao longo da minha vida. Já usei agenda para escrever poesia, para colar recadinhos e papel de bala (além de um milhão de outras coisas), para anotar provas, para organizar meus alunos. Já preferi agendas pautadas, com espaço para cada hora do dia, com páginas mais lisas.
Acredito que o ponto principal nessa ferramente de organização é a variedade de opções disponíveis no mercado. Tem até a opção das agendas permanentes, onde a gente coloca o dia do mês e da semana. Tem para todos os gostos e bolsos.
BULLET JOURNAL
Acredito que o Bullet Journal é o método mais criativo de todos esses que eu estou apresentando. Não vou negar que minha veia artística se encanta com essa opção. Mas meu lado prático é que foi preponderante na minha escolha pelo planner.
O Bullet Journal é um método criado por um designer americano chamado Ryder Carrol. Os bullets são símbolos utilizados para identificar as anotações que são feitas no caderno. O caderno pode ser o de sua preferência: pautado, liso, quadriculado. É um método super personalizável. Cada bullet journal tem a cara do seu dono.
Eu fico babando nos cadernos lindos que o pessoal faz por aí! Mas precisa de foco e muita organização para não se perder nos desenhos e transformar seu bullet num art journal (um caderno artístico).
Quem tiver interesse em estudar mais sobre o assunto, deixo esse texto da Maki do Desancorando e esse outro recheado de imagens para se inspirar a fazer um só seu!
PLANNER
Essa é a minha escolha de organização. Eu me identifiquei totalmente com as possibilidades que um planner traz. Ele vai além da agenda porque não se limita à organização do tempo – há espaço para todo o planejamento pessoal.
Eu ainda extrapolo essa questão da organização pessoal e o uso como fonte de inspiração diária também. Para ter uma ideia real de como eu utilizo o meu planner para organizar minha vida, vale a leitura do texto onde mostro como ele ficou depois de um ano de uso intenso.
Mas não quero limitar essa conversa ao meu planner. Há quem se organize melhor com planners argolados, onde é possível mexer na quantidade e ordem das páginas. Há quem prefira personalizar seu planner PDF (o Só Melhora vende uma linha de planners da Nuvem de Papel em que é possível fazer essa personalização. Confere a linha toda de planners aqui).
Aliás, há diversos inserts disponíveis para download para quem quiser personalizar ou montar seu próprio planner. A Lele Sordili fez uma relação bem bacana de inserts para planner, além de dar uma dica ótima: utilizar um Smash Book com esse propósito.
Há aida quem prefira os planners de mesa – é outra opção super bacana! A Camila do Não Me Mande Flores disponibiliza gratuitamente para imprimir planners de mesa anual, mensal, semanal e diário. Além disso, há um post aqui no Só Melhora com 2 opções de planners de mesa semanais gratuitos! É escolher o teu preferido e fazer o download aqui.
Métodos de organização do tempo:
- Evernote
- Google Agenda
- Planner digital
- Post-It
- Listas
- Agenda tradicional
- Bullet Journal
- Planner

Sei que esse post ficou bem mais longo do que costuma ter por aqui. Mas a ideia é que cada uma consiga encontrar o método de organização do tempo que funciona melhor para si. Espero ter ajudado nisso.
Falando em ajudar, fiz uma animação em vídeo sobre esse tema também! É um tema empolgante, vai!? É só dar o play aqui embaixo para conferir:
E vocês, como se organizam? Utilizam algum desses métodos mencionados acima? Ou descobriram algo diferente para se organizar? Se for o caso, compartilha com a gente aqui também!
Posts relacionados
29 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!
Que delícia de post Talita. ♥
Estava mesmo precisando voltar a ler sobre o assunto e reforçar o foco e a organização por aqui!
Obrigada por usar o me blog como referência. Fiquei bem feliz de ver meu link em meio a tantos links que admiro. ♥
Oi, Tati!
Fiquei muito feliz com a tua visita!
Volta a falar sobre organização do tempo, sim. Adoro tuas pesquisas e reflexões sobre o tema.
Beijos!
Talita, adorei seu post! Super completo e muitas opções sobre organização do tempo. Eu adoro fazer listas de prioridade é usar agenda/ calendário. Beijos, Fabi
Oi, Fabi!
Fico feliz em saber que gostasse!
Cada usa o método que melhor funciona para si.
O bacana é conhecer as opções que temos.
Beijos!
O tempo é um recurso muito escasso…. mais escasso que dinheiro!
Portanto saber gerenciar o tempo é uma questão de necessidade e qualidade de vida!
Uso alguns métodos desses acima, outros não conhecia, quero implementar.
Mesmo assim, algumas coisas as vezes saem do controle, mas o importante é saber por onde recomeçar!
Bjs
Concordo contigo, Estela.
O tempo é um recurso mais cara que o próprio dinheiro.
É bem verdade que as coisas saem do controle de vez em quando. Mas, se temos uma ferramente de organização para a ajudar, as coisas podem voltar para o eixo mais rapidamente, né?
Beijos e obrigada pela contribuição!
Muito bacana essa sua publicação, eu não sabia que existiam tantas opções para organizarmos nossa vida. Sempre fui de postit e agenda. Adorei conhecer as opções digitais 😉
Oi, Beth!
Às vezes não utilizamos os recursos disponíveis por puro desconhecimento, né?
Que bom que gostasse!
Beijos!
Ta, seu post está INCRÌVEL! Super completo!
Senti falta de ver algo sobre o método POMODORO. Já ouviu falar?
Mas todas as suas dicas são ótimos, apesar de eu nao me adaptar ao Evernote… hehe
bjs
Lele
Obrigada, Lele!
Conheço o método Pomodor sim. Vou pensar em incluir ele no texto também.
Ah! E uma confissão: eu também não me adapto ao Evernote!
Ahhh, simplesmente adorei! Amei conhecer todos estes métodos de organização e poder melhorar meu dia a dia. Por aqui, meu método é digital somente, uso muito o calendário e o bloco de notas do celular, que me ajuda muitooo! Não consigo usar papéis e agenda, pois acabo perdendo kkk, mas sei que agrega bastante! Vamos em frente e aprendendo! Parabéns, querida!!!
Obrigada, Elaine!
Fico feliz em saber que minha desafiante gostou 🙂
Acabei não falando do bloco de notas do celular, né? Mas eu também uso eventualmente. Quando preciso anotar algo durante uma viagem, por exemplo (não consigo escrever com o carro em movimento).
Evernote pra mim não rola.
Pra mim é post-it, lista e agora meu querido planner – que está cheio de post-it e listas. ahahaha
Adorei seu post. Curto muito o tema organização e esse ano está em alta na minha vida.
beijos
Oi, Gabis!
Então, o planner serve mesmo para isso: deixar nossas listas e post-its num lugar só! hehehe
Fiquei feliz que gostasse do post!
Beijos
Eu uso a boa e velha agenda tradicional, mesmo assim me sinto desorganizada tenho que melhorar muito! Estou começando a entender o planner e acho que vou adotar esse método também assim que possível.Ótimo post, adorei!
Oi, Val!
Fico feliz em saber que gostasse.
Se já usas a agenda tradicional acho que vais curtir ainda mais o planner!
Experimenta, sim!
Eu uso o google keep para minha bagunça organizada e confesso que sou mais do papel do que do digital e tenho um caderno onde anoto de tudo um pouco além do planejamento básico da minha rotina.
Oi, Bia!
Parece um jeito bem peculiar de se organizar. Talvez o teu caderno seja algo parecido com o Bulletjournal, né?
Não conheço o google keep. Vou procurar.
Beijos e boa semana!
Para mim as listas ainda são as melhores para a minha organização.
beijos
Chris
Meu pai também é assim, Chris!
Na verdade, eu também uso muitas listas, mas anoto todas no planner 😉
Obrigada pelo comentário!
Gente, que post completo! Obrigada por indicar o meu planner, adorei todas as sugestões que você deu. Amei, super utilidade pública! Acho BuJo a coisa mais linda e organizada, mas não tenho disciplina pra montar um journal assim. Fico só babando nos das amigas ahaha 😀 Beijas!
Oi, Loma!
Fico muito feliz que tenhas gostado. Mesmo!
Cada uma se organiza do seu jeito, certo? 😉
Beijos!
Que ótimo post! Gosto muito desse assunto e sempre estou lendo a respeito. Normalmente, eu não utilizo um único método de organização do tempo, prefiro conhecer todos e aproveitar o que funciona para mim (por isso gosto sempre de ler).
Eu me baseio muito no Scrum, que é um conjunto de técnicas para desenvolvimento de software, mas que pode ser aplicado a várias coisas. Uso a agenda do Google para compromissos pessoais, integrando com a agenda de trabalho do Outlook. Para as tarefas de trabalho, faço como um bullet jornal na agenda física. Para as tarefas fora do trabalho, uso Todoist. Para organizar meu blog, uso o Asana. Parece muita coisa, mas dá certo. Em cada uma dessas áreas, eu preciso de funcionalidades diferentes, então não consigo usar a mesma ferramenta. A única coisa que ainda preciso resolver é onde armazenar as coisas (Evernote, Google Drive, Dropbox, Onedrive, tantas opções…).
Queria ter um planner físico, porque acho lindo e adoro coisinhas de papelaria. Mas tenho que ser realista, eu passo tempo demais na rua e já carrego coisa demais na bolsa, jamais andaria com o planner pra todo lado. E ia acabar desistindo quando não conseguisse deixar tudo perfeitinho, hahah. As únicas coisas físicas que uso são a agenda de trabalho e post-its, não sei viver sem eles. Uso quando tem alguma coisa que precisa ficar no meu radar, principalmente porque eu trabalho com equipes e nem sempre posso concluir uma tarefa na hora que quero.
Por fim, quero dizer que adorei o blog 🙂
Caramba, Cíntia!
Tu és especialista no assunto, hen?
Fiquei tonta só de ler o tanto de ferramentas que usas! hehehe
MUITO obrigada pela tua contribuição.
E fico imensamente feliz que tenhas gostado do post e do blog.
Seja sempre muito bem vinda!
Hahahaha eu trabalho com desenvolvimento de software e tenho muito interesse em gestão de projetos, então não posso ver uma coisa diferente que já quero usar 😛
Gente, sensacional! Sempre curti a ideia do Bullet Journal, mas talvez agora eu leve mais pra frente. Obrigada!
Oi, Valéria!
Que bom que te empolguei!
Quando fizeres teu BJ, me mostra?
Beijos