Elencar prioridades para um ano é um exercício de foco muito útil. Ele pode nortear nossos planejamentos e tomadas de decisão ao longo do ano todo. Exatamente por isso gosto de integrá-lo ao meu planejamento anual. Vocês já definiram suas prioridades para 2024?

Faço o meu planejamento do ano seguindo o Método Vida Organizada, que é o método de produtividade compassiva que eu estudo e sou certificada. Uma das etapas do planejamento de 2024 foi definir 5 prioridades para o ano.

Para quem se interessar pelo processo completo do planejamento anual, tem texto aqui no blog explicando todos os passos. Penso que é uma leitura interessante para complementar o texto de hoje.

Independentemente de fazer um planejamento do ano ou não, enumerar algumas prioridades para 2024 pode ser um exercício útil por si só. Eu gosto de pensar em 2 exercícios nesse sentido: 5 prioridades para o ano e 1 prioridade para cada área da vida.

Imagem das minhas 5 prioridades para 2024 anotadas no planner
Minhas 5 prioridades para 2024

Minhas prioridades para 2024

Primeiro, vou contar mais sobre o exercício de escolher 5 áreas da vida para priorizar ao longo do ano. É um destaque que fazemos, uma escolha para nortear o ano que está começando.

Antes de mais nada, preciso fazer um alerta quanto ao conceito de “prioridades”. Há quem diga que o termo prioridade não deveria ter plural. Se temos muitas prioridades, nada é prioritário, afinal! Mas acho 5 um bom número para destacar entre tantas coisas que quero fazer no meu ano.

Portanto, vou usar o contexto de prioridades como aqueles itens que considero mais importantes. São, na verdade, áreas da vida que quero dar mais atenção ao longo do ano.

A primeira delas é a área que eu escolhi como foco do ano. Para 2024, defini como meu foco “PROPÓSITO”. Tem um post inteirinho falando sobre o meu foco de 2024. Por conta disso, não vou entrar em muitos detalhes agora.

As outras 4 prioridades elencadas são áreas da vida que se relacionam, de uma forma ou de outra, com essa primeira. Na minha reflexão durante meu planejamento anual, entendi que precisaria focar em AMOR, FAMÍLIA, SAÚDE e EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

Minhas 5 prioridades para o ano escritas no meu planner
Minhas prioridades para este ano

Minhas 5 prioridades para 2024

Explicando um pouco mais: a partir da análise de satisfação das áreas da vida, percebo qual delas merece mais atenção no ano que está começando. Essa área principal será meu foco do ano, como disse anteriormente. O foco do ano, então, é a prioridade número 1. As outras 4 eu costumo escolher entre as áreas que tiveram menor nota nessa análise de satisfação das áreas da vida do ano anterior.

Se não elegemos uma prioridade para o ano, tudo vira prioridade e, consequentemente, nada será prioridade na prática. Quando nós não escolhemos nosso FOCO, outras pessoas e circunstâncias da vida acabam fazendo essa escolha por nós.

Se não temos claro, dentro de nós, o que é mais importante para nossa vida, acabamos simplesmente apagando incêndios na correria do dia a dia. E vamos deixando para trás, para um depois que acaba nunca chegando, coisas que realmente mereciam nossa atenção.

Ao elegermos 5 áreas para dar prioridade durante o ano e estabelecemos objetivos claros para cada um dessas áreas, definimos um foco diretivo. Essa lista nos norteia durante nossa rotina diária. Especialmente no momentos de tomada de decisão.

Uso o planner como ferramenta de planejamento e organização. No meu planner, há um espaço destinado especificamente para o planejamento anual. Gosto de anotar o foco do ano no canto superior direito dessas páginas e na parte inferior eu listo as 5 prioridades do ano. Assim tenho um reforço visual para me lembrar das minhas escolhas durante o ano todo.

Meu planejamento anual de 2024 registrado no planner
Planejamento anual registrado no planner

Minhas prioridades para o ano:

  1. Propósito: usar meus talentos
  2. Amor: dançar juntos
  3. Família: estar presente para o Vinicius
  4. Saúde: alimentação / sono / atividade física / oração
  5. Equilíbrio emocional: manter meus momentos

1 prioridade para cada área da vida

Além desses 5 destaques, também gosto de eleger um foco (uma prioridade) para cada área da vida para evidenciar no desenrolar do ano. Para que nenhuma seja esquecida durante o ano que estamos planejando, gosto de ter um objetivo, pelo menos, para cada área. É assim que me lembro de manter todos os pratinhos rodando ao longo do ano. O objetivo é fazer escolhas durante o ano todo que tenham relação entre si e que conversem com esse planejamento maior, que é o planejamento do ano.

Vale comentar que ninguém precisa inventar objetivos glamorosos! Até porque nem tudo é prioridade, lembra? Está tudo bem se em algumas áreas da nossa vida a gente não quiser mudar nada, só manter o que já está dando certo. Eu mesma coloquei o objetivo de manter o que vinha fazendo para cuidar do meu equilíbrio emocional no ano passado.

Novamente, uso o planner para registrar esses objetivos por área da vida. No meu planner há uma página para Metas que serve perfeitamente para anotar esses objetivos. Vale dizer que o nome “objetivos” ou “metas” pouco importa nesse exercício aqui e podemos usar como sinônimos, ok?

Vou mostrar aqui como eu fiz esse exercício no planner para que sejam exemplificativos para quem lê. Mas, claro, vale lembrar que organização precisa de personalização. Cada pessoa precisa – SEMPRE – adaptar para a sua realidade.

Minhas prioridades para cada área da vida no planner
Minhas prioridades para cada área da vida

Prioridades para 2024 no planner

Em resumo, eu utilizo o Método Vida Organizada para fazer meu planejamento do ano. Uma das partes desse planejamento é escolher 5 prioridades para o ano e 1 prioridade para cada área da vida. Registro essas escolhas no meu planner para que possa consultá-las sempre que for preciso.

É também uma forma de ter um lembrete visual do que é importante para mim, do que decidi que iria priorizar no meu ano. É um norteador para as tomadas de decisão que acontecerão a todo momento no meu dia a dia e para os planejamentos que farei – e revisarei – durante o ano todo.

Espero, de verdade, que esse texto tenha te ajudado a refletir sobre o que é mais importante para ti nesse ano. Porque essa é uma reflexão importante de ser feita. Nos momentos de incerteza e tomada de decisões é fundamental ter um norte para seguir. Pensar nisso antes do aperto e da correria do dia a dia é essencial para que essa escolha de foco seja feita de forma ativa, consciente e pensada.

Porque ninguém quer que outras pessoas, a correria do dia a dia, a data final de um prazo importante ou o nervosismo decida o que é mais importante para si, certo? Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se isso faz sentido para ti. Conversa comigo!