Já pensasse em ter um quadro de inspiração no teu planner? Sim! Um Moodboard (ou quadro semântico) pode ser muito útil quando incorporado a uma ferramenta de organização.

Pensa só: ele pode servir de inspiração e motivação para que se percorra todo o caminho planejado para se alcançar um objetivo pessoal. Se um planner é uma ótima ferramenta de organização pessoal, um quadro de inspiração dentro dele pode ser o suporte necessário para ajudar na concretização das metas de vida.

Primeiro, é bom entender por que eu uso um planner.

imagem de um planner moodboard

O que é um quadro de inspiração (Moodboard)?

Moodboard é um conceito que vem da área das artes visuais (design, moda, etc). Profissionais dessas áreas usam esse tipo de painel como referência visual para representar o chamado conceito visual do seu projeto.

Ele permite que se estampe visualmente todas as ideias em um único lugar. Nesse tipo de quadro semântico, pode-se trabalhar com cores, texturas, formas e estilos. A ideia é dar o clima que o projeto final pretende ter.

Traduzindo literalmente, moodboard significa quadro de emoções ou humor. Seria, então, um painel que vai trazer à tona a atmosfera do projeto. Esse conceito me parece perfeitamente aplicável a um quadro de inspiração ou motivação – qualquer que seja o formato que se escolha para ele.

Como fazer um quadro de inspiração?

Há diversas maneiras de se fazer um quadro inspiracional. Há quem prefira o formato digital e quem goste de brincar de recortar e colar papel (como eu).

quadro de inspiração digital

Pode-se, por exemplo, criar um quadro com uma colagem de várias imagens que sirvam de inspiração para uma festa de casamento. Esse seria um quadro de inspiração digital. Uma ideia é salvar diversas imagens de coisas que referenciem nosso gosto específico e fazer uma colagem em algum programa de edição de imagens, como o exemplo acima.

Apenas como exemplo (porque há uma infinidade de programas que fazem isso), deixo o Picasa e o Canva como sugestão. Gosto de usar o Picasa (software que se faz o download do arquivo e se salva no computador) para fazer colagens de fotografias antes de mandar imprimi-las. Já o Canva é uma ferramenta on-line que utilizo sempre para editar a imagens aqui do blog.

Outra ideia é criar um quadro no Pinterest para isso! Basta pinar (salvar dentro do Pinterest) uma série de imagens que nos agradam para determinado fim.

É exatamente isso que faço quando quero começar um novo projeto de scrapbook, por exemplo.

quadro motivacional

Por outro lado, há algo de muito terapêutico quando se escolhe fazer um quadro motivacional com as próprias mãos. Como o modelo acima, pode-se colar fotos especiais, frases motivacionais e qualquer outra imagem ou objeto que ajude a lembrar da importância de determinado objetivo.

Ter um quadro assim na parede é uma lembrança visual constante de motivação. É como se fossem reunidas várias imagens de inspiração num mesmo local, bem a nossa vista. Eu fiz um desses quadros de motivação na época em que estudava para concurso.

Lembro que colei numa cartolina imagens de lugares para onde gostaria de viajar, fotos da minha família, algumas contas a pagar, o contra-cheque do cargo pretendido, o edital do meu concurso e algumas frases motivacionais. Essa cartolina ficava bem em cima da mesa onde eu estudava e eu estava constantemente olhando para ela e reafirmando minha motivação para estudar.

mood board

Quadro de inspiração e motivação no planner

Não sei se concordas comigo, mas, para mim, faz todo sentido ter um quadro de inspiração e motivação no planner. Já que utilizo o planner como ferramenta de organização, é nele que concentro uma série de planejamentos.

É ali que planejo a nossa futura viagem em família, a festinha de aniversário do meu filho, a mudança do apartamento para a casa. É no planner que estão concentrados meus compromissos profissionais, os compromissos de saúde da minha família, as reuniões do colégio.

É muito útil que eu tenha nele também um quadro de inspiração e motivação para seguir com meu planejamento e minha organização. Vira e mexe eu recorro ao moodboard nos momentos em que o cansaço bate mais forte.

quadro inspiracional ou quadro de inspiração

Já comentei por aqui que meu planner é fonte de organização e inspiração.

Pode-se usar o scrapbook para construir um quadro de inspiração!

Utilizo o Enjoy Planner 2018, e ele vem com duas páginas, bem no começo do planner, prontinhas para servirem de quadro de inspiração. Na página da esquerda está escrito “Tenho em mim todos os sonhos do mundo…” e na página da direita, “e toda força para buscá-los!” Perfeito para o propósito sugerido, né?

Para construir meu moodboard, escolhi fotos da minha família (minha maior motivação para tudo na vida sempre!) e imagens que aquecem meu coração (pássaros, borboletas, flores), além de outras que fazem parte da minha vida profissional (arroba, máquina fotográfica, calendário).

Além disso, incluí palavras que me motivam (como planejamento, caminho, sucesso) e frases que me inspiram: “Família é tudo de bom!” “There is sunshine in my soul” (há brilho do sol na minha alma).

Equilibrei as cores das imagens e figuras escolhidas, coloquei um pouco da minha própria caligrafia para deixar minha personalidade bem ilustrada. E pronto! Tenho um painel de inspiração e motivação que carrego comigo para todo lado!

Lembrando que como esse quadro semântico está dentro do planner é bom cuidar com o volume. Elementos muitos volumosos podem atrapalhar a escrita das outras páginas. No mais, é só curtir – tanto no dia de produzir, quanto no decorrer do ano.

quadro de inspiração e motivação

Já conhecias o Moodboard? Ficasse com vontade de ter um para chamar de teu? Conta pra mim aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) . Quero saber se teu planner também tem um quadro de inspiração!

quadro semântico ou quadro de inspiração

Ah! Para quem não sabe, um planner é recheado de páginas especiais assim. Já falei por aqui de como criar hábitos saudáveis com o habit tracker. Já mostrei como eu uso as páginas extras do meu planner. Já mostrei como faço divisórias de scrap para o planner. E até já ensinei como fazer a sua própria capa personalizada.

moodboard ou quadro de inspiração

Para quem quiser mais ideias de como usar seu planner, tem muitas lindas na minha pasta do meu Pinterest: Planner. Vale a penar dar uma olhada.