Como organizar um planner para o começo do ano

Já não é mais novidade para ninguém que minha principal ferramenta de organização é o meu planner. Mas muita gente me pede mais detalhes desse processo. Aí, para começar a conversa do começo, resolvi explicar como organizar um planner para o começo do ano.

O começo dessa conversa está nesse post sobre como organizo minha vida.

Claro que vou compartilhar com vocês como eu organizo o meu planner. Mas acredito que seja útil para vocês também. Cada um pode adaptar para a sua realidade. Penso que é um ponto de partida para quem não sabe muito bem por onde começar.

Vale esclarecer que não vou falar de decoração – isso é assunto para outros posts. Mostrei como decoro minha agenda com scrap anteriormente. E volto para mostrar a decoração do meu planner 2017 em breve.

como organizar um planner capa

O assunto hoje é organização para o começo do ano mesmo (os gringos chamam de planner setup). É mais voltado para como usar um planner ou como organizar um planner. Bom, pelo menos é como eu utilizo o meu.

Então vamos falar sobre como organizar um planner!

como organizar um planner aniver

Uma das primeiras coisas que gosto de colocar no meu planner são os aniversários dos familiares e amigos. E gosto de escrever bem no comecinho do dia, antes de qualquer compromisso. Assim não esqueço de mandar um e-mail, mensagem ou fazer uma ligação parabenizando o aniversariante.

como organizar um planner datas

Outro item que vai para a agenda logo de cara são os feriados e datas comemorativas importantes. Do mesmo jeito que os aniversários, anoto bem no começo do dia. Isso ajuda a não marcar uma reunião de trabalho num dia não útil ou esquecer de providenciar um presente para o dia dos professores, por exemplo.

Se tiver férias ou viagem com data certa, também estarão registrados nos respectivos dias. Mas momentos assim merecem uma graça no registro, né? Aí vale a pena colar adesivos e usar canetas coloridas para valorizar o evento.

Uma segunda etapa de organização diz respeito a atividades repetidas em cada mês. Aqui eu penso, por exemplo, nas questões que evolvem a organização do blog.

como organizar-um planner check

Todo começo de mês, eu acompanho as estatísticas do blog. Todo final de mês, eu mando e-mail para uma leitora. Então, já anoto esses itens em todos os meses do ano, com uma checkbox (um quadradinho para dar OK quando a tarefa for realizada).

Não tenho feito um controle de gastos domésticos, mas quem faz, já pode anotar as contas fixas que devem ser pagas todo dia 10, por exemplo. Quem precisa encomendar material ou fazer algum tratamento de saúde todo começo de mês, já deixa isso anotado. Deu para entender, né?

como organizar um planner checkbox

Para compromissos com várias etapas, eu costumo utilizar adesivos de acompanhamento. Fazer várias checkboxes, uma embaixo da outra, também funciona. Tem gente que usa esses adesivos para marcar quantos copos de água bebe por dia, por exemplo. Eu utilizo para ir anotando os posts da semana que eu já vou deixando agendados.

como organizar um planner cores

Uma coisa que parece bobagem, mas me ajuda MUITO é ter um código de cores.

É mais ou menos assim: define-se uma cor para compromissos que envolvam saúde, outra para lazer, outra para trabalho, outra para estudos, e assim por diante.

À medida que os meses vão passando, a gente bate o olho nas páginas da agenda e já sabe se a anotação é de trabalho ou lazer. E assim fica bem visual conferir se a vida anda equilibrada. Quanto mais colorida for sua semana, melhor!

como organizar um planner extras

E sabem aquelas páginas extras, normalmente em branco, que todo planner tem? Eu gosto de usá-las para projetos especiais. Calendário Editorial do blog, Agenda de divulgação dos posts nas redes sociais, Banco de ideias para posts, cursos que pretendo revisar.

Também é bacana usar esse espaço livre para inspiração, além da organização. E sabem aquele monte de papeizinhos que vamos juntando ao longo do ano? Então… livrem-se deles e anotem tudo nessas páginas! Afinal de contas, é pra isso que elas servem.

Para terem uma ideia, já mostrei por aqui como ficou meu planner de 2016.

 

Deu para ter uma noção de como organizar um planner?

Agora é adaptar às necessidades de vocês! Eu poderia continuar falando ainda por muitas e muitas linhas, mas acho que por hoje está bom. Planner é um assunto que vai ter sempre espaço por aqui. Então, quem tiver interesse, é só continuar acompanhando.

Ficou alguma dúvida sobre a minha organização? Querem que eu detalhe algum ponto específico? Me contem aqui nos comentários (ou nas redes sociais)!
Ah! E eu adoraria saber como vocês fazem com os seus planners! Compartilhem suas dicas também!

4 comentários em “Como organizar um planner para o começo do ano

  1. A primeira coisa que fiz no Planner foi anotar os aj Versarmos! 🙂 sou péssima para datas! Ahahaha anotei na folha geral do mês e aí quando o mês começar vou colocar no dia da semana também. Eu tô curtindo tanto ter um Planner. Já já, por exemplo, vou sentar ali na mesa para programar a semana. 🙂
    Adorei suas dicas. Tá parecido com o que tô fazendo. Mas senti falta de como vc organiza o dia nas colunas, sabe?! Se tá dividindo por setor ou não. Eu parei de dividir por área de vida.
    Bjsssss

    1. Nossas afinidades não são poucas, né Gabis?
      Realmente esqueci de comentar sobre a divisão das colunas, mas acho que da para ter uma noção pelas fotos.
      Eu costumava dividir cada coluna do dia em manhã, tarde e noite. Na verdade, ainda começo a escrever os compromissos pensando nisso. Mas, à medida que o espaço de um retângulo vai terminando, vou ocupando o próximo sem me importar muito com essa divisão.
      Quero muito ver como estás fazendo com o teu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *