Já não é mais novidade para ninguém que minha principal ferramenta de organização é o meu planner. Mas muita gente me pede mais detalhes desse processo. Aí, para começar a conversa do começo, resolvi explicar como organizar um planner para o começo do ano.

O começo dessa conversa está nesse post sobre como organizo minha vida.

Claro que vou compartilhar com vocês como eu organizo o meu planner. Mas acredito que seja útil para vocês também. Cada um pode adaptar para a sua realidade. Penso que é um ponto de partida para quem não sabe muito bem por onde começar.

Vale esclarecer que não vou falar de decoração – isso é assunto para outros posts. Mostrei como decoro minha agenda com scrap anteriormente. E tem vários posts mostrando a decoração dos meus planners a cada ano. É só dar uma navegada pela categoria organização.

imagem da capa do meu planner
Esse aí foi o meu planner 2017

O assunto hoje é organização para o começo do ano mesmo (os gringos chamam de planner setup). É mais voltado para como usar um planner ou como organizar um planner. Bom, pelo menos é como eu utilizo o meu.

Faça as devidas adaptações para a tua realidade. Lembra que organização precisa sempre ser personalizada. Mas acredito que meu exemplo possa ser um bom ponto de partida para ti também.

Então vamos falar sobre como organizar um planner!

parte semanal do meu planner
Repara nos nomes bem no começo do dia: são os aniversariantes!

Uma das primeiras coisas que gosto de colocar no meu planner são os aniversários dos familiares e amigos. E gosto de escrever bem no comecinho do dia, antes de qualquer compromisso. Assim não esqueço de mandar um e-mail, mensagem ou fazer uma ligação parabenizando o aniversariante.

datas comemorativas organizadas na agenda
Datas comemorativas importantes também ficam em destaque!

Outro item que vai para a agenda logo de cara são os feriados e datas comemorativas importantes. Do mesmo jeito que os aniversários, anoto bem no começo do dia. Isso ajuda a não marcar uma reunião de trabalho num dia não útil ou esquecer de providenciar um presente para o dia dos professores, por exemplo.

Se tiver férias ou viagem com data certa, também estarão registrados nos respectivos dias. Mas momentos assim merecem uma graça no registro, né? Aí vale a pena colar adesivos e usar canetas coloridas para valorizar o evento.

Planner Setup

Uma segunda etapa de organização diz respeito a atividades repetidas em cada mês. Aqui eu penso, por exemplo, nas questões que evolvem a organização do blog.

adesivos organizando meu planner
Adesivos vão além da decoração, são muito úteis na minha organização!

Todo começo de mês, eu acompanho as estatísticas do blog. Todo final de mês, eu mando e-mail para uma leitora. Então, já anoto esses itens em todos os meses do ano, com uma checkbox (um quadradinho para dar OK quando a tarefa for realizada).

Não tenho feito um controle de gastos domésticos, mas quem faz, já pode anotar as contas fixas que devem ser pagas todo dia 10, por exemplo. Quem precisa encomendar material ou fazer algum tratamento de saúde todo começo de mês, já deixa isso anotado. Deu para entender, né?

exemplo de como organizar um planner  com checkbox
Adoro dar um check nas atividades concluídas!

Para compromissos com várias etapas, eu costumo utilizar adesivos de acompanhamento. Fazer várias checkboxes, uma embaixo da outra, também funciona. Tem gente que usa esses adesivos para marcar quantos copos de água bebe por dia, por exemplo. Eu utilizo para ir anotando os posts da semana que eu já vou deixando agendados.

meu código de cores da agenda
Eu gosto de ter um código de cores

Código de cores no planner

Uma coisa que parece bobagem, mas me ajuda MUITO é ter um código de cores. É mais ou menos assim: define-se uma cor para compromissos que envolvam saúde, outra para lazer, outra para trabalho, outra para estudos, e assim por diante.

Algumas pessoas não sentem necessidade de usar cores diferentes na sua organização pessoal. Outras, gostam de diferenciar por cor quando uma informação pode ser deslocada para outro dia ou horário, por exemplo (diferenciar informações organizadas de informações planejadas).

Eu gosto de ter cores diferentes para áreas da vida diferentes! O importante é encontrar uma forma que funcione para ti.

À medida que os meses vão passando, a gente bate o olho nas páginas da agenda e já sabe se a anotação é de trabalho ou lazer. E assim fica bem visual conferir se a vida anda equilibrada. Quanto mais colorida for sua semana, melhor! Para mim funciona assim!

exemplo de páginas extras
Exemplos de como uso as páginas extras

E sabem aquelas páginas extras, normalmente em branco, que todo planner tem? Eu gosto de usá-las para projetos especiais. Calendário Editorial do blog, Agenda de divulgação dos posts nas redes sociais, Banco de ideias para posts, cursos que pretendo revisar.

Também é bacana usar esse espaço livre para inspiração, além da organização. E sabem aquele monte de papeizinhos que vamos juntando ao longo do ano? Então… livrem-se deles e anotem tudo nessas páginas! Afinal de contas, é pra isso que elas servem.

Para terem uma ideia, já mostrei por aqui como ficou meu planner depois de um ano intenso de muito uso. Vale conferir esse post!

Deu para ter uma noção de como organizar um planner?

Agora é adaptar às necessidades de vocês! Eu poderia continuar falando ainda por muitas e muitas linhas, mas acho que por hoje está bom. Planner é um assunto que vai ter sempre espaço por aqui. Então, quem tiver interesse, é só continuar acompanhando.

Ficou alguma dúvida sobre a minha organização? Querem que eu detalhe algum ponto específico? Me contem aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook)!

Ah! E eu adoraria saber como vocês fazem com os seus planners! Compartilhem suas dicas também!