Nesse post vou mostrar em detalhes o meu planner e como deixo ele mais com “a minha cara”. Basicamente, quero compartilhar como decoro minha agenda.

Essa conversa começou no texto em que falo um pouco sobre como organizo minha vida. Meu planner é elemento de fundamental importância para essa organização. Naquele post, vocês me perguntaram como decoro minha agenda. Pois bem, como adoro scrap e gosto de personalizar ainda mais o planner, juntei as duas paixões e fiz scrap no planner.

Como decoro minha agenda

calendário e capa decorada do planner
“capa” do mês transformada em página de scrap

Lembrando que em 2016 estava usando o Daily Planner da Paperview. (não estou ganhando nada para citar essa marca, mas amo o produto e acho sim que me ajuda bastante na organização da vida).

capa do mês do planner decorado com técnica de scrapbook
Página de scrap e divisória com cartão de scrap

Cada mês é de uma cor e possui uma “capa” com uma frase bacana. Aproveitei para fazer uma página de scrap para cada mês. Adoro ter fotos lindas para recordar momentos especiais por perto sempre!

exemplo da agenda semanal do planner
Os adesivos coloridos são úteis e lindos

Dentro de cada mês há 3 divisões, que eu separei como manhã, tarde e noite (mas também pode ser dividido como colégio, trabalho e diversão, por exemplo).

mais um exemplo da minha semana no planner
Na parte de baixo, minha programação de divulgação dos posts

Além disso, há espaço extra na lateral esquerda e no final de cada dia, que eu uso para programar a publicação e divulgação dos posts.

exemplo de como uso o planner no dia a dia
Divido os dias em manhã, tarde e noite

Como decoro minha agenda

Uma das coisas que eu mais gosto nesse planner é que ele já vem com alguns adesivos coloridos (uns escritos e outros em branco). Eu uso muito! Para destacar alguma atividade importante ou simplesmente para deixar o dia ainda mais lindo 🙂

exemplo de divisória de scrapbook para planner
Divisória de scrap

Algumas páginas ficam livres pelo meio da agenda (quando um mês termina). Eu uso essas páginas para fazer listas, como “presentes de Natal” ou “Banco de ideias”, por exemplo. Para achar mais fácil essas listas, fiz divisórias com fotos e cartões de scrap.

outro exemplo de divisória de scrap para planner
Páginas finais do planner

Também fiz divisórias para ter fácil acesso às páginas finais do planner. No final, há páginas em branco, que eu uso para coisas diversas do blog, como “calendário de divulgação”, “estatísticas e metas”, etc. E é por isso que eu gosto tanto do planner: posso ter tudo num lugar só!

calendário de aniversários
Aniversários amontoados: falta espaço

Coisas de que eu não gosto tanto

Sim, há também algumas coisas de que eu não gosto tanto nesse produto.

A primeira delas – e a mais óbvia – é o preço. Não é uma coisa barata. O valor normal é R$ 420,00 (preço em outubro de 2015). Mas fica a dica que, de vez em quando rola uns descontos. Na black friday de 2015, por exemplo, ele estava por R$ 295,00.

O espaço para anotar os aniversários é pequeno para mim – tenho bem mais aniversariantes importantes na minha vida do que o planner me dá espaço para anotar.

Fica aqui mais uma dica para os designers da Paper View: a band que fecha o planner (esse elástico da foto acima) poderia ser aberto na etiqueta. E caberia uma caneta ali (seria bem útil ter uma caneta junto do planner, como há no Smash Book).

E como esse assunto rendeu pano pra manga, mostrei mais detalhes do meu planner e do estado em que ele ficou depois de um ano de uso intenso!

imagem de scrapbook planner
scrapbook planner

Scrapbook no Planner: como fazer scrap no planner

Scrap e Planner: duas coisas que eu adoro! Sei que já falei sobre como decoro minha agenda, mas quero repetir: fazer scrap no meu planner é algo de que gosto muito. Não apenas porque tenho muito prazer em decorá-lo assim, mas também por ter a oportunidade de ter doces memórias sempre comigo.

Scrapbook Planner funciona muito para mim: organização com scrap!

exemplo de página de scrapbook no planner
Adoro ter fotos e lembranças no planner!

Olha só quanta coisa eu curto nesse processo de como decoro minha agenda:

  • eu amo o processo criativo de fazer scrap
  • adoro o fato de no planner precisar ser um scrap simples
  • é prático e rápido finalizar um projeto assim
  • adoro ter meu scrap sempre por perto para eu ficar olhando

Já falei inúmeras vezes por aqui que fica bem mais fácil se organizar quando temos uma ferramenta bacana para isso. E decorar o planner com scrap faz exatamente essa mágica: transforma a agenda do dia a dia em algo bem mais atraente. Da vontade de escrever e continuar deixando tudo bonito e organizado, sabe?

Além disso, naquelas horas em que bate um cansaço ou um desânimo durante um dia de trabalho, encontro conforto nessas páginas decoradas. Fico folheando o planner, relembrando bons momentos, admirando meus scraps. E, pelo menos para mim, isso ajuda a recarregar as energias!

exemplos de capa de mês no planner e de como decoro minha agenda
Capas dos meses decoradas

As fotos do começo desse texto são do meu planner 2016 e essas aqui já são do meu planner 2017. Dessa vez não decorei o planner todo de uma vez. Esse ano (2017) eu fiz scrap apenas no primeiro semestre do planner, a princípio. Aos poucos vou continuar e decorar o segundo semestre.

Como decoro minha agenda: processo crativo

Meu processo criativo começa com a escolha das fotografias. Eu tenho uma caixa onde vou guardando as fotos que imprimo com os melhores momentos de cada mês. Sim! Eu vou imprimindo as fotos por mês – assim garanto que terei material para fazer scrap pronto em casa quando precisar.

O segundo momento é harmonizar as imagens com as páginas do planner. Lembrando que tanto em 2016, quanto em 2017 usei o Daily Planner da Paperview e cada mês do ano tem uma espécie de “capa” de abertura. Na maioria das vezes, é nessa capa que eu faço scrap. Cada mês tem uma cor diferente e é essa cor que eu procuro harmonizar com a fotografia que quero usar.

Depois vem a parte dos enfeites. Costumo usar basicamente recortes de papel para decorar. Isso porque não gosto de muito volume no planner – dificulta a escrita. Então, meu scrap se resume em recortar papel, combinar a paleta de cores com o fundo do planner e a foto, e colar tudo de um jeito divertido e criativo. Adoro!

processo criativo no planner e como decoro minha agenda
Dá para perceber a diferença nas imagens?

Antes de colar tudo definitivamente, eu gosto de apenas posicionar os elementos na página. Assim tenho uma boa ideia de como vai ficar e posso adaptar algo de que não tenha gostado. Depois de confirmar o que quero realmente colar e onde cada coisa vai, aí sim eu colo. Uso cola de scrapbook (acid free) porque estou trabalhando com fotos.

Outra coisa de que gosto no meu scrap no planner é trabalhar temas diferentes.

Às vezes uso fotos apenas do casal (eu e meu príncipe), outras vezes apenas de crianças (meu filhote com os primos, por exemplo). Muitas vezes trabalho o tema da família, mas em alguns momentos o foco é a nossa pequena família, em outros, as bisas do Vinicius, por exemplo. Acho que assim consigo uma boa bagagem de lembranças para o ano todo!

Ter uma caixa com recortes pequenos e retalhos de papel também ajuda na praticidade do projeto. Quando estou trabalhando numa página maior ou num mini álbum, já guardo os retalhos que sobram numa caixa. Também aproveito para já deixar alguns recortes (figuras bonitinhas e fofas) recortados nessa caixa. Assim, é só pegar essa caixa, as fotografias, a cola e meu planner – e em poucos minutos faço meu scrapbook no planner. Acho bem prático.

mais exemplos de páginas decoradas do planner
Dá um calorzinho no coração só de ficar olhando…

Faço assim quando vou fazer scrap na capa dos meses e quando vou fazer outros projetinhos para o planner. Eu sinto necessidade de ter mais divisórias para encontrar facilmente determinadas páginas. Então, de vez em quando, faço divisórias de scrap para o planner. Uso o mesmo processo criativo para as divisórias.

De vez em quando, também gosto de docorar um dia especial. Aniversários das pessoas que eu amo ou alguma data festiva. Faço uma decoração bem simples no dia, mas o suficiente para realçar a data querida. Igualmente, ter essa caixa de cortes pronta facilita bastante.

divisória de scrap para o planner, mais um exemplo de como decoro minha agenda
Olha só que lindeza essa divisória!

Organização com diversão

E é assim que eu consigo manter minha organização durante o ano todo. Porque eu me divirto nesse processo, entendem? Penso que só conseguimos persistir em algo se for prazeroso para a gente. Com a organização do tempo também é assim!

Sei que muitas de vocês têm planner e queria muito saber se e como vocês os decoram! Me mostrem!

Espero que esse post sobre meu scrap no planner seja útil para inspirá-las a continuar se organizando e facilitando o dia a dia corrido. O que mais vocês querem ver por aqui? Podem pedir que eu preparo!

exemplo de página de scrapbook no planner