Já mostrei a carinha do meu Daily Planner 2017 da Paperview no post sobre Como organizar um planner para o começo do ano. Mas hoje vim mostrá-lo com detalhes. Muitos detalhes. E ainda melhor: vou destacar as diferenças do Daily Planner desse ano e o de 2016.

Para ver mais do Daily Planner 2016, tem esse post sobre Como decoro minha agenda e esse outro sobre o estado em que meu planner ficou depois de 1 ano de uso intenso.

Daily Planner 2017 em detalhes:

imagm de tudo que vem junto com o daily planner 2017
Olha só quanto coisa vem junto com o Daily Planner 2017!

Para começo de conversa, quando a gente recebe o planner – embalado com todo cuidado em plástico bolha, numa caixa maravilhosa que nunca tenho coragem de jogar fora – leva um susto! Isso porque não vem apenas o planner, mas um monte de acessórios lindos que nos faz morrer de amor ainda mais.

Esse ano, além dos cartões personalizados com envelope, do bloco de anotações personalizado e do satélite (um mini planner, tipo um caderninho pequeno), vieram MUITOS adesivos! Ano passado também vieram adesivos, mas em 2017 a quantidade e a qualidade são bem melhores.

Adesivos

uso de adesivos no planner
Uso muitos adesivos no planner.

Os adesivos que vieram em 2016 eram bem coloridos e funcionais – continuo usando eles (ou algo parecido) ano após ano. Mas eram de um material mais liso e um pouco brilhante, que dificultava quando escrevia sobre eles. A caneta (Stabillo, no meu caso) não pegava muito bem, borrava um pouco, sabe?

Foi feito um super upgrade nos adesivos em 2017! Eles seguem a paleta de cores do planner, mais pastel (candy colours) e tem detalhes em prata e dourado (um luxo!). Além dos adesivos funcionais (com texto como “dentista”, “cabeleireiro”, “estudar”, etc), há adesivos com frases de inspiração. AMO!

exemplo de adesivos em inglês
Adesivos com frases de inspiração

Se for para fazer uma crítica quanto a esse ponto, eu diria que é sobre o inglês. Poxa, se eu dou preferência para um planner brasileiro, eu esperaria que os adesivos estivessem escrito em português, né? Mas eles não deixam de ser lindos por conta disso.

A melhor parte é que agora eles são foscos. Isso faz TODA a diferença porque conseguimos escrever sobre eles sem o menor problema! Dá para escrever até de canetinha que não borra! Sério, a qualidade dos adesivos desse ano está sensacional.

Abas dos meses

detalhe das abas dos meses do plannre
Detalhe das abas dos meses do planner

O planner 2017 vem com as abas dos meses plastificadas. Ainda estamos no começo do ano, é um pouco cedo para falar, mas me parece que elas serão mais resistentes. (Atualização: realmente as abas plastificadas têm uma durabilidade BEM melhor!)

imagem comparativa entre as abas meses
Observa a diferença entre as abas de um planner e do outro!

Pela foto dá para perceber que as abas do ano passado ficaram bem desgastadas. Com a plastificação das abas elas se mantiveram firmes e fortes durante o ano todo. Ah! Outro detalhe sobre as “capas” dos meses é que, a partir de 2017, elas começaram a ter detalhes em relevo e escritas em prata. Lindas!

Envelope plástico e bolso de papel

imagens do envelope plástico e do bolso de papel do planner
Detalhes do envelope plástico e do bolso de papel do planner

Uma coisa bem diferente no planner desse ano é que o envelope plástico (para guardar todos aqueles papeizinhos soltos) e o bolso de papel (eu uso para guardar os adesivos) não são fixos. Eles vêm com um dailyclip (uma parte plástica que é encaixada na espiral) e podem ser colocados onde a gente achar melhor.

Eu deixei o envelope plástico no começo do planner e o bolso de papel no final. Mas dá, inclusive, para retirar essas partes, caso queira deixar o planner mais fininho.

imagem comparativa dos bolsos plásticos dos planner
Observa a diferença no fechamento dos bolsos plásticos

Falando em diminuir o volume, agora o bolso plástico não tem feixe. O fechamento se dá apenas por pressão (como as embalagens ziploc, sabem?). Bem prático! E destaque para o bolso de papel (dailypocket), que segue o mesmo leitaute das capas dos meses: com detalhes em relevo e escrito em dourado.

Páginas finais

páginas extras do planner
Páginas extras do planner

Gostei de algumas mudanças nas páginas finais (e outras não). Por exemplo, a parte de planejamento de metas/projetos ficou mais livre. É bem melhor para nos adequarmos às nossas necessidades.

Eu costumo usar essas páginas para coisas do blog (Calendário Editorial, Agenda de divulgação nas redes sociais, Banco de ideias, cursos que pretendo revisar, etc). Bem melhor não ter escrito “etapas que farei para alcançar”, “caligrafia” ou um desenho para colorir na folha.

imagem das abas superiores do planner
Abas na parte superior do planner

Um detalhe fofo – e útil! – é que essas páginas finais ganharam divisórias na parte de cima do planner. Facilita bastante na hora de abrir uma página específica. De todo jeito, eu continuo fazendo divisórias (marcador de página) com fotos e scrap (confere aqui o post que fiz ensinando a fazer essas divisórias de scrap!).

páginas douradas do daily planner
As tais páginas douradas do Daily Planner!

Uma coisa que foi sensação na divulgação da Paperview para esse planner 2017, mas eu não gostei nadinha, foram as páginas douradas. É bem verdade que elas são um luxo, brilhantes e lindas. Mas o que que a gente faz com elas?

A Paperview sugere “projetos especiais”. E até já usei várias dessas páginas sim. Mas não gostei. O tipo de papel não absorve bem a tinta da caneta: ou fica meio falhado ou pior, borrado! Além disso, a cor de fundo não ajuda na visualização do que está escrito. Enfim, preferia que essas páginas não pautadas fossem brancas mesmo.

Daily Planner: pequenos detalhes que fazem diferença

Há várias pequenas mudanças no Daily Planner 2017 que foram ao encontro das minhas necessidades – será que a Paperview leu meus posts anteriores?

Por exemplo, havia algumas páginas no começo do planner 2016 com espaço para anotar aniversários, senhas, correspondência a ser enviada. Era meio inútil para mim. Esse ano essas páginas foram simplesmente suprimidas!

capa do daily planner 2017
Agora da para colocar uma caneta no elástico!

Eu reclamei que o elástico de fechamento do planner tinha uma etiqueta colada. Achava que essa etiqueta poderia ser aberta, para que pudesse colocar uma caneta ali. Adivinhem? Meu pedido foi atendido! Agora podemos carregar uma caneta junto com o planner.

imagem comparativa entre a parte semanal de dois planners
Comparem a parte de baixo dos dois planners

O último quadradinho das colunas verticais na parte semanal do planner era menor. Tá, era pouca diferença, mas me fazia falta! Porque é justamente nesse último quadradinho que eu escrevo as atividades da parte da noite, ou seja, do blog. Agora todos os quadradinhos têm o mesmo tamanho.

Quando sobrava espaço numa semana, no começo ou fim do mês, no planner 2016 esse espaço era preenchido com linhas (listras). Agora há espaços quadriculados. Não sei se é melhor ou pior. Fiquei indiferente com essa mudança.

Comparativo Daily Planner 1026/2017

imagem comparativa dos mini planners
Ainda não descobri o que fazer com o mini planner…

O caderninho anexo do planner, chamado de satélite, não vem mais com calendário. Achei bom porque o caderninho poderá ser utilizado em qualquer ano, para qualquer fim. Eu, por exemplo, ainda não descobri como usar isso. Vocês têm alguma dica?

Ufa! Esse post ficou gigante! E olha que eu ainda teria mais coisas para falar! Mas vou parar por aqui para vocês não se cansarem de mim. (Na verdade, eu queria ter gravado um vídeo sobre esse assunto, mas não há habilidades de edição de vídeo disponíveis nessa blogueira!)

De qualquer forma, se ficou alguma dúvida sobre o Daily Planner 2017, podem perguntar aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) que eu sempre respondo tudinho!

E sempre é válido lembrar que tudo o que eu disse aqui (e o que respondo nos comentários) é a minha mais pura opinião! Esse post não foi patrocinado, ok?

review comparativo daily planner 2017