Se não escolhermos dar atenção para determinadas áreas da vida conscientemente, elas acabam ficando em segundo plano. É por isso que acho importante escolher uma meta de lazer, hobby ou diversão para focar durante o ano. Esse post é para contar sobre a escolha do meu hobby para 2023.

A escolha da meta de hobby faz parte do planejamento anual. Por isso, certamente estará relacionada ao foco do ano e as prioridades para o mesmo ano. Assim, a meta de lazer conversa com esse planejamento maior e pode cumprir seu propósito no dia a dia.

É tão bom quando sabemos que estamos fazendo algo que planejamos fazer por entender importante para nós naquele momento! E quem sabe esse hobby não será uma habilidade útil e necessária num futuro não tão distante da vida?

Criatividade é uma habilidade que pode ser aplicada de várias formas em diversos momentos e áreas da vida. Vale sim investir nisso!

imagem com alguns exemplos de hobby para 2023

Um hobby para 2023

Faço meu planejamento anual segundo o Método Vida Organiza, que é o método de organização e produtividade desenvolvido pela Thaís Godinho e que estudo há alguns anos. A Thaís sugere que, além do foco e prioridades do ano, a gente escolha uma meta de lazer e uma meta de carreira para desenvolver durante o ano que está começando. Aqui vou focar na meta de lazer.

A importância de se escolher, conscientemente, um hobby para dar atenção ao longo de um ano tem a ver com o equilíbrio das áreas da vida. Sim, nossa vida é complexa e é bom que ela seja assim!

Temos várias áreas que fazem parte de quem nós somos, tais como relacionamentos, espiritualidade, saúde, família, carreira, estudos, etc. Acredito que seja sim importante equilibrar todos esses pratinhos para ter uma vida mais tranquila.

Na correria do dia a dia, é fácil que os afazeres da casa, dos filhos, do trabalho tomem todo o nosso tempo. E a criatividade, os hobbies, o lazer – que também deveriam ter uma cota do nosso tempo porque são parte de quem nós somos – vão ficando de lado.

Foco é uma escolha, vivo repetindo isso por aqui! Precisamos escolher e separar um tempo para cuidar dessa área da diversão da nossa vida. Fiz um vídeo sobre esse assunto e quem quiser conferir é só apertar o play aí embaixo:

Minha meta de lazer para 2023

Penso que momentos de descanso são tão importantes quanto qualquer outro compromisso no planejamento da semana e do dia. Mas, além do descanso, também gosto de trabalhar a mente de uma forma criativa e lúdica.

Se a gente coloca como objetivo do ano (um dos objetivos do ano) um hobby, temos sempre à vista um lembrete para tirar um tempinho para cuidar dessa forma da gente. A meta de lazer, no minha forma de ver, é sim um autocuidado.

Num ano em que escolhi como foco o equilíbrio emocional, ter um hobby para desenvolver ao longo do ano tem muita importância! Mas não só por isso! Nunca se sabe quando uma habilidade aparentemente não relacionada com o trabalho vai ter uma utilidade diferente no futuro.

Às vezes, estudamos uma língua por gosto e lá na frente essa língua estrangeira pode ser necessária para um mestrado, doutorado ou para nossa carreira profissional. Algumas vezes fazemos uma aula de pintura, dinâmica de grupo ou leitura por puro prazer e num futuro próximo essa habilidade criativa pode ser útil para nossa vida.

Meu hobby de 2023

Para 2023, minha escolha de hobby para focar foi o ballet. Já concluí algumas etapas desse projeto como: decidir que seria on-line, escolher o curso/canal das aulas, definir a frequência e o dia que vou executar essa atividade física.

Isso tudo faz parte do planejamento de execução, para que o hobby saia efetivamente da papel e passe para a prática. A meta de lazer precisa ser considerada no planejamento semanal!

Vou deixar aqui exemplos de hobbies que já escolhi focar ao longo do anos. Já priorizei o violão, o scrapbooking, o ballet (sim, vale repetir o hobby!), a poesia. Mas é preciso refletir sobre um lazer que faça sentido para ti.

Lembra que eu sempre menciona minhas escolhas e meu processo por aqui para que seja inspirador para vocês. A ideia é que cada um aprenda o processo em si e adapte ao seu contexto. Quem sabe aprender uma língua estrangeira diferente, implementar de vez o hábito da leitura, fazer um curso de dinâmica de grupos?

Enfim, são muitas opções! Escolhe UMA: lembra que esse é um exercício de foco! E coloca em prática ao longo de 2023! Bora? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) qual teu hobby para 2023!