Exatamente hoje, 24/05/2023, o filhote completa sua primeira década. Sim, eu tenho um filho de 10 anos e isso é incrível!

Quando o bebê nasce, a gente não tem a menor ideia de como vai chegar tão longe. Mas, o fato é que o tempo não para, os anos passam e aqui estamos completando 10 anos de maternidade também.

O que mais me salta aos olhos hoje é o orgulho que sinto dessa nossa caminhada. Eu aprendendo a ser mãe, além de um milhão de outros papéis, ele aprendendo a ser alguém, com seu próprio milhão de papéis.

Que orgulho desse alguém que ele está se tornando! Que orgulho desse alguém que ele já é!

eu e meu filho de dez anos

Tenho um filho de 10 anos!

Uma década já é tempo suficiente para vermos florescer algumas das sementinhas que plantamos. Sabe quando a gente se pergunta se ficar repetindo mil vezes a mesma coisa vai fazer ele entender um dia? Pois é, parece que entende.

Lembra de todas as vezes que a gente duvidava de que a criança iria dormir sozinha no seu própria quarto? Pois é, na maioria das vezes, dorme. Sabe quando a gente achava que se a não estivesse junto não iria dar certo? Pois é, parece que dá.

Ao mesmo tempo, 10 anos também é tempo suficiente para entendermos que os filhos não são nosso reflexo e nem nossa extensão. São outras pessoas, com gostos, desejos e quereres próprios.

Perceber que pode desabrochar um girassol onde achávamos que tínhamos plantado um lírio é ainda mais lindo, ainda mais encantador! Serve para tirarmos um pouco do peso de que tudo é nossa “culpa” e está sob o nosso controle e supervisão. Serve para aprendermos novas coisas com os filhos, outros pontos de vista, outros interesses.

Essa troca é uma das minhas coisas preferidas de ser mãe! Poder acompanhar o crescimento de um ser humano é um privilégio!

imagem do meu filho de 10 anos

Meu filho de 10 anos

No alto dos seus 10 anos, meu filho é um cara incrível! Ele valoriza a família, sabe negociar com os pais, gosta de agradar aos avós.

Gosta de fazer as refeições em casa e de ficar de pijama no sofá o dia todo, se puder. Do mesmo jeito que adora convidar os amigos para jogar bola na quadra ou uma partida de Fifa no vídeogame.

Vive repetindo que não gosta do colégio, mas se frustra quando recebe uma nota 9 no boletim. Matemática é a matéria preferida, depois de Educação Física, claro. Os livros lidos continuam aumentando a cada mês, assim como os deveres, que ele nunca deixa atrasar.

Este foi o primeiro ano em que ele não quis uma rotina escrita na parede. Disse que ele mesmo lembraria dos compromissos e dos horários. E, de fato, é o que tem acontecido. Ponto para ele!

camisa de futebol do filho

Filhote fez dez anos!

O filhote de dez anos é um cara admirável! A professora o elogia pelo comprometimento e leveza com que leva os estudos. Os amigos o admiram pelas habilidades esportivas e cognitivas.

Ele lidera mais pelo exemplo e pela consistência do que pela fala e iniciativa. Costumo dizer que esqueceu de passar na fila da humildade. Mas passou duas vezes na fila da autocrítica.

Seu grande sonho é ser o melhor jogador de futebol do mundo. Treina todos os dias para isso, sem deixar de cumprir com as obrigações do colégio e de casa. Sabe que ganha benefícios porque faz por merecê-los.

É um excelente parceiro de viagem e de piadas irônicas. Ele é legal, carinhoso e divertido. É responsável e comprometido, de acordo com o que é possível nessa idade.

Ainda temos nossos momentos de colo, filme e carinho no sofá. Mas a parceria e cumplicidade com o pai é visivelmente superior. Aproveitamos, eu e o marido, enquanto o tempo dele conosco ainda é maior do que com os amigos.

Sei que ele ainda tem muito que aprender, mas já aprendeu tanto! Espero estar sempre por perto quando ele precisar, mesmo que seja por mensagem no celular. Acredito em seu futuro brilhante e agradeço por poder acompanhar ativamente seu crescimento. Só melhora!

eu, meu marido e meu filho

Filhote de 10 anos

Quantos anos tem o teu filho? Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) com quantos anos está teu(s) filho(s) e como anda a caminhada de vocês!

Índice dos textos dos aniversários do filhote:

  1. O Décimo Segundo Mês do bebê e o ano intenso – para comemorar o primeiro ano.
  2. A difícil arte de educar – mais uma poesia para o segundo ano.
  3. Carta para o meu Vinicius – uma carta para o pequeno de 3 anos.
  4. 4 anos sendo mãe – um dos meus textos preferidos aqui do blog para os quatro anos.
  5. 5 anos do meu filho – uma poesia para o quinto ano.
  6. Meu filho de 6 anos – filhote level 6
  7. Filho de 7 anos – parceria e aprendizagem
  8. Meu filho de 8 ANOS – o ano das preferências
  9. Meu filho de 9 anos: autoestima e valores próprios