Hoje, 24/05. Exatamente hoje comemoramos os 5 anos do meu filho! Cinco anos!

5 anos da experiência mais incrível do mundo: ser mãe. Cinco anos da maior loucura de todas: ter um filho.

Isso é tempo suficiente para a gente se conhecer. Já passamos há muito da fase de adaptação. Sei bem como é esse pequeno serzinho que completa minha vida e enche minha casa de alegria. Por outro lado, ele também já sabe lidar direitinho comigo. Como conseguir as coisas que realmente quer.

Como chegamos até aqui: 4 anos sendo mãe.

imagens do meu filho nos seus 5 anos do meu filho

5 anos do meu filho

Hoje, dia em que ele completa uma mão cheia de dedos – um para cada ano de sua vidinha – eu olho para trás e penso: UAU! Foi um lindo caminho até aqui!

É bom perceber que posso olhar para tudo que já passamos e sorrir. Claro que não foram só bons momentos, mas ainda assim consigo sorrir – mesmo das partes ruins. Olhar para frente ainda me da medo. Prefiro ir vivendo cada dia, aproveitando cada fase.

Estou feliz de termos chegado aqui. Juntos. Tenho certeza de que estamos fazendo um bom trabalho. Somos a melhor dupla, como ele mesmo gosta de repetir. Tenho orgulho de ser mãe do meu filho, tenho orgulho do menino de 5 anos que me chama de mãe.

Como é engraçada a percepção do tempo, né? 5 anos é pouco mais de 1/7 da minha vida, mas a vida inteira do meu filho. Ao contrário de algumas mulheres, eu lembro sim da vida anterior à maternidade. E gosto muito dessa parte da minha vida, sim.

Mas hoje, exatamente hoje, estou especialmente feliz com o rumo que ela tomou nesses últimos cinco anos. Que momento bom estamos vivendo. Que incrível ter um filho de cinco anos!

frase: meu filho é especialista em me amar

5 anos do meu filho especialista

Ainda é muito cedo para dizer que rumo a vidinha do filhote vai tomar. Mas já posso descrever algumas de suas especialidades. Vejo claramente suas habilidades se desenvolvendo. Isso é lindo e me enche de orgulho!

Ele é um cara que gosta de testar. Testar coisas, pessoas e a si próprio. Ele quer saber como funciona a internet e como os filmes chegam na televisão e no tablet. Ele experimenta menos comidas e bebidas diferentes do que eu gostaria. Mas basta dizer que é um desafio para ele se interessar.

Para o desespero de quem olha, o pequeno experimenta pular de lugares cada vez mais altos. E explora um novo lugar não apenas com os olhos, mas especialmente escalando suas paredes. Se no começo ele testava apenas os pais, agora ela testa praticamente todas as pessoas que encontra. Adoro acompanhar essas conversas!

Tornou-se especialista em me fazer chorar. Sim, no começo o choro era de culpa, raiva, medo. Ultimamente tem sido bem mais de alegria, orgulho e emoção. Filhos sabem apertar o botão das lágrimas da mãe sem nem fazer esforço.

De vez em quando ainda choro no chuveiro, mas a frequência maior agora é escorrer lágrimas diante de suas demonstrações de amor. Cartões surpresa com desenhos (escritos por ele!) e abraços intermináveis que seguem a frase mais linda do mundo: “eu te amo, mãe”.

imagem de um menino de cabeça para baio

Meu filho me faz despertar

Essa é uma das coisas mais incríveis em se ter um filho. Ele desperta coisas em nós que nem imaginávamos que seríamos capazes. Um filho nos desperta para a vida!

A gente (re)descobre o mundo com eles. A gente se (re)descobre para eles. Aprendemos muito mais que ensinamos. Como é bom voltar a ter o riso frouxo e voltar a brincar!

Depois de cinco anos, posso dizer que sou especialista no meu filho.

Foi pensando nisso tudo, mais um empurrãozinho do projeto Na Ponta da Caneta WT , que escrevi a poesia abaixo. Um poema para o meu filho que completa 5 anos e já é especialista em muitas coisas.

filho com cinco anos

Filho especialista

Meu filho é especialista
em me testar.
A toda hora, em todo lugar.
E segue isso à risca,
sem parar para descansar.

Meu filho é especialista
em me fazer chorar.
Os motivos compõem uma lista:
culpa, raiva, medo, alegria, emoção.
Tudo que faz meu coração transbordar.

Meu filho é especialista
em me fazer despertar.
Para coisas novas e antigas.
Viajar sem sair do lugar,
soltar o riso, voltar a brincar.

Meu filho é especialista
em me amar.
Do seu jeitinho intimista,
com cartões, ao me abraçar,
quando diz eu te amo com o olhar.

Também sou especialista
– Mãe Equilibrista –
expert no meu filho,
mantendo a vida no trilho.

Talita
22/05/2018
9:26

filho de cinco anos: um filho nos desperta para a vida

Quantos anos tem teu filho? Ele é especialista em que?

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Vamos conversar sobre os 5 anos do meu filho e do teu também (seja qual for a idade dele)!

Conheces mais alguma mãe equilibrista que é especialista no filho? Então compartilha essa poesia com ela! Só não esquece de dar os devidos créditos, ok?

menino de cinco anos

Tem muito mais poesia de mãe por aqui! Temos poesia para o nascimento do filho. Tem uma poesia para cada mês do primeiro ano do bebê. Tem poesia de mãe para mãe. E, claro, tem poesia de mãe para filho.

filho de 5 anos

Fotos: Carol Dias @nozfotografia