Eu acredito que uma rotina planejada facilita a vida de qualquer pessoa. Isso vale ainda mais se estivermos falando de crianças. Portanto, respondendo desde já à pergunta do título desse post: sim, eu considero a ROTINA INFANTIL importante e necessária.

Letasoft Sound Booster VST Crack 

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que rotina NÃO é sobre ter horário para tudo. Rotina é uma sequência de ações ou atividades que a gente organiza e planeja para que ela aconteça do jeitinho que foi pensada. Para que as atividades sigam numa sequência que nos facilite a vida. Para que o que venha em seguida seja exatamente o que a gente busca, o que a gente quer para o nosso dia.

Não vou me estender no conceito de rotina porque já tem um post por aqui falando exatamente sobre isso. Mas acho importante deixar claro o que eu entendo por rotina antes de entrar especificamente no tema de hoje: rotina para crianças.

imagem da rotina do meu filho
A rotina do filhote por aqui

ROTINA INFANTIL: sim, temos!

Entendendo desse modo a importância da rotina, é de se esperar que eu queira uma rotina para o meu filhote, né? De fato, eu queria uma rotina para ele desde que saímos da maternidade. Claro que isso não foi/é possível! Mas não é por isso que a gente não tenta, né?

O bebê leva um tempo para diferenciar o dia da noite e até mesmo para se entender nesse mundo. Fazer as coisas sempre numa mesma sequência é exatamente o que o ajuda nessa questão.

Conforme a criança vai crescendo, ela vai sentindo a segurança de ter uma rotina. Saber o que vem depois diminui a ansiedade. Saber pelo que esperar a ajuda a se preparar para a próxima atividade.

Só isso já seria motivo suficiente para se ter uma rotina infantil planejada. Mas a verdade é que há muitos ganhos para os pequenos ao terem uma organização pessoal desde cedo. Aliás, tem um texto bem detalhado em que eu falo sobre organização para crianças. Acho que vale muito a leitura para complementar o assunto de hoje!

imagem da rotina diária de uma criança
Exemplo de rotina diária do filhote

A rotina do meu filho

A necessidade de registrar a rotina do filhote aqui em casa foi trazida por ele mesmo. Quando ainda estava entendendo sobre o tempo, sobre ontem e amanhã. Ele começou a perguntar quando era o dia da educação física, quando era o dia da aula de música. E assim por diante.

Lembro que fizemos um quadro numa folha de papel. Algo bem simples, com os dias da semana e as aulas que ele tinha em cada dia. Como na época ele não sabia ler, acrescentamos desenhos que representassem as atividades.

Repetíamos a sequência dos dias da semana oralmente, apontando para os dias no papel. Acredito que ele estava aprendendo sobre isso na escola também. E ele se orientava assim no quadro que colamos na geladeira. Conforme a idade foi aumentando, as necessidades de organização dele também foram.

Vale também a leitura do texto sobre organização por idade. É um dos meus preferidos aqui do blog e falo especificamente do que é possível organizar em cada idade das crianças.

imagem de um exemplo de rotina infantil
Rotina diária e semanal: tudo junto!

Rotina adaptada à idade

Faz sentido que a rotina seja adaptada não apenas à idade, mas a cada momento da vida em que estamos. Assim como planejamentos em geral, a rotina precisa ser revisada e atualizada constantemente para continuar fazendo sentido.

Quando meu filho tinha uns 6 anos, acredito, começamos a fazer uma rotina diária para ele. Em conjunto, para que ele estivesse envolvido no processo de criação da rotina. Já alfabetizado, não havia mais necessidade de ilustrações.

A ideia geral nessa época era ele ter uma sequência de atividades para o seu dia a dia. Quando seria o momento de fazer os deveres da escola, o momento de ir para o colégio, a hora de tomar banho. Ter essa sequência combinada e escrita reduz consideravelmente as discussões e negociações diárias por aqui até hoje.

Atualmente, o modelo de rotina do meu filho está um tanto complexo. Precisamos voltar para o modelo semanal, mas incluindo a rotina diária. Como ele tem atividades diferentes a cada dia, mas mantém algumas obrigações constantes, tentamos combinar tudo isso numa folha de papel.

Vou deixar a imagem apenas como um exemplo. É claro que toda rotina precisa ser adaptada para cada realidade familiar. Algo que penso que seja importante é manter o registro da rotina num local de fácil visualização para a criança.

rotina infantil na parede da sala
Rotina colada na parede da sala

Espero, como sempre, que nossa experiência possa ajudar no contexto da tua casa! Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se vocês têm uma rotina infantil por aí que eu quero saber! Se quiserem compartilhar essa rotina, certamente ajudará outras famílias!