Mais um 24 de maio em que eu tradicionalmente venho escrever sobre o filhote. O dia do aniversário dele é um momento em que sempre acabo refletindo sobre o tempo que passa e as experiências que vamos acumulando. Hoje vim falar do meu filho de 9 anos.

Percebo que é um momento realmente diferente da vida dele. Gosto de reler os textos que escrevi nos anos anteriores, são riquezas da nossa vida registradas em palavras e imagem. Fiz exatamente isso momentos antes de sentar para escrever esse texto aqui.

E percebo que meu filho aos 9 anos é perceptivelmente diferente do pequeno que eu tinha em casa nos anos anteriores. Não apenas na altura, 1,38m que vamos anotar na porta do quarto dele ainda hoje, quando ele voltar no colégio. Mas especialmente no desenvolvimento emocional e social.

Pode ser que essa nova fase tenha sido consequência dos dois últimos anos pandêmicos que tivemos. Mas acho que é um novo momento dele mesmo. As fases costumam ser mais lentas, conforme as crianças vão crescendo. Então, não sei dizer exatamente quando, mas percebo uma nova fase acontecendo nas nossas vidas.

família com filho de 9 anos

Meu filho de 9 anos

Infelizmente, as fantasias infantis tradicionais vão tendo menos espaço no nosso cotidiano. Ele sabe que a pessoa vestida de vermelho e barba branca não é o Papai Noel de verdade. Penso que ele acredita que esses sejam ajudantes do velhinho oficial, que deve estar fazendo o bem em algum lugar mais distante.

Embora nunca tenhamos tido a icônica conversa sobre esses seres fantasiosos não existirem na vida real, ele continua gostando de comemorar a Páscoa, por exemplo. Não espera mais pelo coelho, mas entende o significado da data comemorativa.

Acredito que ele ainda esteja em dúvida sobre os super-heróis: se são apenas atores de filmes ou se existem mesmo que seja só em Orlando. O fato é que isso não importa porque sabemos que existem pessoas que fazem o bem, que procuram ajudar os outros e compartilham o que têm. E isso nos basta. Ele entende o conceito de que nós mesmo podemos ser heróis no nosso dia a dia, com atitudes simples, mas importantes.

festa de 9 anos do meu filho

Filhote de 9 anos

Ainda temos muitos dinossauros pela casa, mas agora eles dividem espaço com a galera do Naruto e as milhares de bolas que brotam em todos os cômodos. O tema da festa desse ano, por sinal, foi Boruto. Eu explico: Boruto é o filho do Naruto, um anime japonês que faz bastante sucesso com a turminha da idade do filhote. Nos dois anos anteriores, as festas foram com o tema Naruto. Para “mudar”, esse ano ele escolheu o tal do Boruto.

Foi o primeiro ano em que tivemos o clássico “Com quem será” acrescentado ao “Parabéns a você” cantado animadamente pelos amigos do colégio na festinha, para desespero dessa mãe aqui. Eu finjo que levo tudo numa boa, mas ainda preciso trabalhar muito para me preparar para a adolescência.

De toda forma, meninas ainda não são o tema central das conversas. Embora façam parte em temas tangenciais que eu “pego” numa conversa ou outra entre os amigos. Sim, amigos vêm crescendo em importância e tempo e precisamos, de vez em quando, lembrar ao filhote que ele até pode ter opinião própria, mas quem manda continua sendo a mamãe e o papai.

imagem do meu filho de nove anos

Autoestima e valores próprios aos 9 ano

Costumo dizer que o pequeno entrou mais de uma vez na fila da autoestima. De fato, isso não lhe falta! Ele tira boas notas no colégio e tem um certo desempenho motor, mas gosta de ressaltar suas qualidades com frequência. Ou seja, de vez em quando a gente precisa amarrar uma cordinha na criança para trazê-lo de volta à terra.

As paixões do momento são o futebol e o parkour. Isso mesmo: o futebol vem primeiro (faz aulas tanto de campo quanto de salão) e o parkour vem em segundo. Ele AMA as aulas de parkour, mas diz que profissionalmente será jogador de futebol.

Esses esportes têm estreitado ainda mais a relação entre pai e filho. Maridão é quem leva o filhote para essas aulas extra-colégio e eles vivem conversando sobre técnicas e estratégias esportivas. Ao que parece, estou me tornando uma daquelas mães que precisará frequentar jogos e competições não só nos finais de semana como também acompanhar os campeonatos internacionais para ter assunto durante os almoços e jantares em família.

Pelo menos o interesse pelos livros se mantém! Continuamos lendo juntos toda noite e ele tem suas coleções preferidas. Atualmente são: Dragonboll, O Homem-cão e Desventuras de um menino nada comum. Além dos livros, faz parte dos pedidos de presente as famosas cartinhas Pokemón. Ele coleciona mais para acompanhar os amigos do colégio do que por interesse próprio.

imagem de um menino de 9 anos

Tenho um filho de 9 anos!

Sim, tenho um filho de nove anos. É sim, temos algumas opiniões semelhantes e outras bem diferentes. Sim, continuamos com nossas conversas infinitas permeadas de abraços e colo. Sim, o amor continua crescendo e a vida melhorando.

Agora temos momentos juntos e momentos separados. Há assuntos que ele prefere tratar comigo e outros que ele prefere tratar com o pai. E mais assuntos que ele deixa para conversar só com os amigos mesmo. Preciso me acostumar cada vez mais com isso.

A parceria nas viagens e a troca de experiências entre a gente é algo incrivelmente rico! A construção de conceitos e a percepção de opiniões diferentes vai se desenvolvendo nesse caminho. É isso que faz a vida valer a pena, sabe?

Eu vou curtindo essas mudanças na caminhada. Agora não o levo mais no colo, mas ainda seguimos de mãos dadas. Talvez nossos caminhos se distanciem em algum momento, mas ele já sabe que sempre terá um colo esperando quando voltar.

Índice dos textos dos aniversários do filhote:

  1. O Décimo Segundo Mês do bebê e o ano intenso – para comemorar o primeiro ano.
  2. A difícil arte de educar – mais uma poesia para o segundo ano.
  3. Carta para o meu Vinicius – uma carta para o pequeno de 3 anos.
  4. 4 anos sendo mãe – um dos maus textos preferidos aqui do blog para os quatro anos.
  5. 5 anos do meu filho – uma poesia para o quinto ano.
  6. Meu filho de 6 anos – filhote level 6
  7. Filho de 7 anos – parceria e aprendizagem
  8. Meu filho de 8 ANOS – o ano das preferências

Conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) com quantos anos está teu(s) filho(s) e como anda a caminhada de vocês!