Um PLANNER vem recheado de ferramentas dentro dele! E usar todas elas é como tirar o melhor proveito possível dessa ferramenta de organização incrível que é o planner. Quis reunir num único lugar todas as ferramentas dentro do planner para facilitar o acesso de quem busca esse tipo de informação.

4K Stogram Crack

Antes de mais nada, preciso esclarecer que estou falando detalhadamente sobre o meu planner 2022, que é da Nuvem de Papel. Tem vídeo no canal do Só Melhora mostrando mais informações sobre o meu planner 2022 e tem post aqui no blog bem detalhado sobre o meu planner 2022 (inclusive, nesse post eu falo bem certinho como comprar um planner da Nuvem de Papel para quem tiver interesse!).

Nesse post aqui eu conto como eu uso efetivamente o meu planner. Muita gente me pergunta como colocar em prática todo o conteúdo que vem dentro de um planner e esse texto é exatamente para responder a essas pessoas.

Quem preferir o formato de vídeo pode dar o play aí embaixo que fiz um vídeo para mostrar tudinho que tem dentro de um planner e como usá-lo da melhor forma possível! Quem preferir o formato de texto é só continuar lendo esse post até o final.

Ferramentas dentro do planner – ferramentas dentro da ferramenta

O planner é a minha ferramenta de organização pessoal preferida. Mas, de fato, há várias outras ferramentas dentro dele que ajudam muito no dia a dia. Vou falar de cada uma delas e deixar meio que um índice para quem quiser mais informações sobre cada item específico.

Ferramentas dentro do planner

  1. Adesivos funcionais
  2. Quadro de inspiração
  3. Planejamento anual
  4. Roda da vida
  5. Controle de hábitos
  6. Resumo do mês
  7. Extras do planner
  8. Módulo Ano Novo
imagem de vários adesivos para planner

Adesivos funcionais

Adesivos para planner vão muito além da estética e da decoração de agendas. Para mim, usar adesivos no planner faz parte do meu sistema de organização. Adesivos de planner são funcionais e me ajudam muito na organização do dia a dia.

Nesse post eu mostro como eu uso adesivos no meu planner. Além disso, eu ensino como fazer adesivos para planner em casa. Já adianto que não é nada complicado e o melhor de tudo: os adesivos podem ser personalizados! Para quem quer algo mais simples ainda, tem também: disponibilizei um arquivo para download gratuito dos meus adesivos. É só imprimir e ser feliz!

quadro de inspiração ferramentas dentro do planner

Quadro de inspiração

Logo após o bolso de papel do planner que eu uso para deixar os adesivos, vem uma página em branco que eu gosto MUITO de usar para fazer um quadro de inspiração par o ano. Um Moodboard (ou quadro semântico) pode ser muito útil quando incorporado a uma ferramenta de organização.

Ele pode servir de inspiração e motivação para que se percorra todo o caminho planejado para se alcançar um objetivo pessoal. Um quadro de inspiração dentro de um planner pode ser o suporte necessário para ajudar na concretização das metas do ano, por exemplo.

Já fiz um post especificamente sobre o quadro de inspiração no planner. E fiz um vídeo mostrando como eu defini um foco e um lema para o meu ano de 2022 e coloquei tudo isso no meu quadro de inspiração.

planejamento anual ferramentas dentro do planner

Planejamento Anual

Seguindo a sequência do meu planner, depois da página que uso para moodboard, vêm os calendários: o do ano corrente, o do ano anterior e o do ano seguinte. Uso o calendário do ano corrente para fazer uma parte do meu planejamento anual.

Gosto de ter essa visão geral do ano inteiro diretamente num único calendário. Nas páginas seguintes do meu planner, há espaço para desenvolver esse planejamento anual. Eu meio que vou distribuindo os objetivos e prioridades do ano ao longo dos meses.

Para saber o passo a passo de como eu faço meu planejamento anual, vale ler esse texto aqui que já publiquei anteriormente no blog. Além disso, tenho um vídeo mostrando como eu escolho as 5 prioridades do meu ano e outro vídeo mostrando como eu faço o planejamento anual na prática.

ferramentas dentro do planner: roda da vida

Metas para as áreas da vida

Na sequência das páginas de planejamento anual, há uma página para as metas do ano. Pode-se fazer uma divisão entre as metas pessoais e profissionais. Eu prefiro dividir minhas metas entre as diversas áreas da vida.

Nesse vídeo eu falo a importância de considerar todas as áreas da vida nos diversos planejamentos que fazemos. Vale assistir como complemento do post de hoje.

Mas as áreas da vida são o foco principal da ferramenta de análise de satisfação chamada Roda da Vida. A cada começo de mês, o planner traz uma nova roda da vida para que essa análise de satisfação de cada uma das áreas seja feita. A periodicidade mensal é a recomendada por especialistas em produtividade para esse instrumento de autoconhecimento.

Para saber como usar a Roda da Vida basta conferir esse post completo ou o vídeo com o passo a passo.

controle de hábitos no planner

Controle de hábitos

Também a cada novo mês, do ladinho da roda da vida, vem o Controle de hábitos no planner que eu uso. O habit tracker (ou controle de hábitos) pode ajudar na construção de hábitos para qualquer área da nossa vida. Há quem use para acordar mais cedo, praticar exercícios físicos regularmente, beber 2 litros de água por dia, ler um capítulo de livro diariamente, estudar com determinada frequência. As aplicações são infinitas, cada um escolhe os hábitos que quer rastrear.

Aqui no blog tem um post bem completo falando mais sobre essa ferramenta de acompanhamento de hábitos e como utilizá-la no planner. E para ver como esse tipo de instrumento dá resultado, escrevi mais sobre a minha experiência e os hábitos que já conquistei nesse texto aqui.

resumo do mês

Resumo do mês – ferramentas dentro do planner

No final de cada mês, o planner da Nuvem de Papel traz o resumo do mês. Essa parte é onde a gente pode registrar o que foi bom e o que não foi em cada mês. Serve para uma análise pessoal sobre o mês que se encerrou, para avaliar planejamento mensal e refletir sobre o que pode ser melhorado para o mês seguinte.

Já publiquei por aqui o meu checklist mensal, que super ajuda nesse tipo de planejamento. Além disso, também tem um vídeo com o passo a passo do planejamento mensal que eu faço.

Acredito que essas sejam as principais ferramentas dentro do planner que eu uso. Sim, há mais conteúdo interessante dentro desse queridinho, como o módulo de Extras do planner, o módulo Financeiro, o Módulo Ano Novo. Mas acredito que esses sejam autoexplicativos.

De toda forma, se ainda restar alguma dúvida sobre qualquer partezinha do planner da Nuvem de Papel, pode deixar aqui nos comentários ou no Instagram ou no Facebook que eu respondo tudinho. E se precisar, adito esse post aqui e acrescento as informações que vocês acharem pertinentes. Combinado?