Trocando figurinhas no Instagram sobre possíveis temas para poemas, algumas pessoas me sugeriram muitos incríveis. Anotei todas as ideias compartilhadas comigo para escrever, na medida do possível. Hoje venho trazer o segundo resultado dessa interação tão bacana: minha POESIA sobre ACEITAÇÃO.

A primeira poesia inspirada nessas sugestões foi sobre resiliência.

Esse tema, em especial, foi sugerido pela Jhana Low Carb, uma querida amiga, especialista no estilo de vida low carb e que trabalha o conceito de aceitação relacionado a várias áreas da vida, especialmente à auto aceitação. Por falar em conceito, acho uma boa ideia deixá-lo aqui:

Aceitação – substantivo feminino

  1. ação ou efeito de aceitar.
  2. ato ou efeito de concordar, de anuir; aquiescência, anuência.
  3. facilidade em ser bem recebido e acolhido (pelo público); receptividade.

Definições de Oxford Languages

Buscar as definições e ler sobre o assunto que estou pesquisando fazem parte do meu processo criativo de escrita. Aliás, quem se interessar por esse processo criativo, tem um texto aqui no blog em que falo mais sobre ele.

Fiquei pensando sobre o conceito e me dei conta de que para que a aceitação aconteça há duas hipóteses. A primeira exige uma ação, precisamos fazer um movimento de aceitar algo. A segunda é passiva, quando sofremos o efeito da aceitação de alguma coisa.

imagem com o conceito de aceitação

Aceitação frases e afirmações

O tema acabou aparecendo, inclusive, em uma das minhas práticas de yoga dos últimos dias. Durante a meditação, a pessoa que conduzia a prática falava sobre aceitar nossos limites.

Além disso, a reflexão caminhou para o sentido de ter consciência – dos limites – e receber o que já aconteceu. Algo no sentido de “foi porque tinha que ser”, “foi como foi” e “já passou”.

Nos ditos populares da linguagem coloquial temos a frase “aceita que dói menos” e acho que ela pode ser entendida bem nesse contexto mesmo. Outro ditado diz que “não adianta ficar dando murro em ponta de faca”. Porque se insistirmos em algo que não vai para frente podemos acabar nos machucando.

imagem com o Meu conceito de aceitação
Meu conceito de aceitação

Poesia sobre Aceitação

Foi pensando nisso tudo, no lado positivo de receber e aceitar o que a vida nos traz, que nasceu esse poema sobre aceitação.

Não considerando a aceitação como uma atitude negativa de entregar os pontos ou desistir. Mas olhando com as lentes de seguir em frente porque a vida continua e o tempo não para.

Quando temos uma melhor compreensão do que estamos passando, podemos decidir, ativa e conscientemente, deixar para lá, virar a página. Entender que fomos até onde foi possível, agradecer pelo caminho percorrido e deixar que esse momento ou fase se vá.

Lembrando que toda essa reflexão aplica-se não apenas para momentos vividos, mas também para nós mesmos, quando a aceitação relaciona-se a auto aceitação. Confere como ficou a poesia:

ACEITAÇÃO

Aceitação, por definição,
é a ação ou o efeito de aceitar
Agir para entender a razão.
Ser afetada pela compreensão
do que está a passar.

Concordar com o que está acontecendo.
Entender melhor o momento
é necessário para passar pelo sofrimento.
Sinal de consciência crescendo.

Porque na vida
há coisas que podemos
ou queremos mudar.
E há coisas que devemos aceitar.

Não significa desistir,
se entregar
ou deixar-se derrotar.
Ao contrário: é sorrir
por parar de se machucar.

A receptividade
é fonte de felicidade.

Talita
29/06/2022
14:30

Aceitação – frases compartilháveis

Como sou uma incentivadora da corrente do bem e adoro a ideia de espalhar amor e carinho em forma de versos, preparei algumas frases de aceitação para serem compartilhadas. Que tal participar dessa corrente?

Podem salvar e compartilhar os cards à vontade! Só peço que não alterem as imagens e sempre mencionem a autoria. Se puderem divulgar o blog e esse post aqui, agradeço!

Na vida há coisas que podemos ou queremos mudar. E há coisas que devemos aceitar.
Na vida há coisas que podemos ou queremos mudar. E há coisas que devemos aceitar.
Não significa desistir, se entregar ou deixar-se derrotar. Sobre aceitação...
Não significa desistir, se entregar ou deixar-se derrotar. Sobre aceitação…
Entender melhor o momento é necessário para passar pelo sofrimento.
Entender melhor o momento é necessário para passar pelo sofrimento.
A receptividade é fonte de felicidade.
A receptividade é fonte de felicidade.
Aceitar é sorrir por parar de se machucar.
Aceitar é sorrir por parar de se machucar.

Poema / Poesia sobre aceitação

Qual é o teu conceito de aceitação? A reflexão desse texto faz sentido para ti? Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook). Vamos refletir sobre o tema juntos!

Para quem é fã de versos, tenho uma pasta no meu Pinterest só sobre poesia – incluindo MUITA poesia de mãe e de família. Vale a penar dar uma olhada. E para quem curtiu a minha poesia acima, que tal conhecer outras da mesma autora? Tem MUITA poesia autoral por aqui!