Apesar da famosa expressão “dormir como um bebê”, ter noites tranquilas de sono com um bebê em casa não é tão fácil quanto parece. Pelo menos aqui em casa não foi! Por isso, acredito que toda ajuda é bem vinda quando o assunto é fazer o bebê dormir a noite toda.

 Betternet VPN Premium

Já compartilhei muito da nossa experiência aqui no blog e hoje trago as dicas do Álvaro Lordêlo para compartilhar com vocês. Espero que gostem e possam utilizar na prática!


imagem de um bebê no berço

Como fazer o bebê dormir a noite toda

A tarefa de fazer o bebê dormir a noite toda não é tão simples como se imagina. Embora os recém-nascidos durmam a maior parte do dia nos primeiros meses de vida, esse sono é bastante irregular e pode prejudicar bastante a vida dos pais de primeira viagem, principalmente aqueles que trabalham durante o dia. Nesse caso, saber como fazer o bebê dormir a noite toda pode ser uma verdadeira “mão na roda” para esses pais.

Contudo, é necessário ter em mente que não existe uma “receita de bolo” capaz de fazer com que os bebês consigam dormir magicamente ao longo de toda a noite. O que existem são técnicas capazes de favorecer o sono e fazer com que os recém-nascidos possam entrar em sono profundo mais facilmente. Logo, como fazer o bebê dormir a noite toda requer o uso de algumas dessas técnicas.

Dessa forma, resolvemos trazer o texto a seguir para falar um pouco mais sobre como fazer o bebê dormir a noite toda através das melhores técnicas existentes para essa finalidade. Logo, se você é pai/mãe, tem filho recém-nascido em casa e quer aprender mais sobre essas técnicas, continue lendo este texto e descubra tudo que trouxemos.

imagem de pais olhando seu bebê no berço

Como fazer o bebê dormir a noite toda com o som do útero

Os recém-nascidos com idade de 1 a 3 meses ainda possuem uma forte ligação com a mãe e com o ambiente que estavam acomodados, ou seja, o útero da mulher. Nesse sentido, uma das melhores formas de como fazer o bebê dormir a noite toda é utilizar o som que a mulher produz no seu ventre, pois isso fará com que o bebê sinta que ainda está naquele local.

Isso acontece porque durante os três primeiros meses, o recém-nascido é incapaz de perceber que já está fora do útero da mãe. Sendo assim, colocar o bebê próximo da mãe e do pai, fazendo com que ele fique em um local aconchegante e que permita ouvir o som do útero da sua genitora fará total diferença no seu sono. É possível inclusive reproduzir esse som através de vídeos disponíveis em plataformas como o YouTube, uma vez que o bebê ainda está se adaptando à vida extrauterina.

Dessa forma, é necessário criar um ambiente que se assemelhe com o útero da mãe, fazendo com que o bebê fique calmo e confortável. Logo, ao utilizar essa técnica de como fazer o bebê dormir a noite toda, você perceberá em pouco tempo que a qualidade do sono dele irá melhorar consideravelmente e ele dormirá de forma mais rápida.

Crie um ambiente confortável no quarto do bebê

Essa técnica é muito importante se você quiser aprender como fazer seu bebê dormir a noite toda. Isso porque, como mencionamos anteriormente, o quarto deve ser confortável o suficiente para que seu bebê tenha uma boa noite de sono. Neste caso, você deve manter a temperatura ambiente agradável, nem fria nem quente. 

Tente também ajustar a iluminação para que fique um pouco mais escura para evitar luzes fortes na casa. Isso terá um grande impacto em fazer com que seu bebê durma profundamente. Em relação ao conforto do quarto do bebê, vale destacar também a preocupação com a iluminação e os ruídos externos. 

Se o quarto do seu bebê tiver uma janela, você pode fechar a janela ou colocar cortinas que reduzam a entrada das luzes da rua. É aconselhável manter uma luz de baixa intensidade na tomada para que, se seu bebê acordar, ele não se assuste com a ausência de luz. Essa é uma das melhores formas de fazer o bebê dormir a noite toda.

imagem de um bebê sorrindo no berço

Use a técnica do ruído branco

Se você não conhece a chamada técnica do ruído branco, podemos dizer que se trata de um som capaz de abafar outros sons que possam perturbar o sono do bebê. Isso implica dizer que o som do ruído branco evita que o bebê ouça os demais sons que possam atrapalhar o seu sono e fazer com que ele acorde assustado.

O ruído branco pode abafar sons como aqueles advindos do lado externo das casas, bem como os barulhos que são produzidos na parte interna, como é o caso das dos latidos de cachorros, sons de televisão ou celular, conversas, entre outros. Fazendo isso, você não precisa se preocupar em ter que olhar o quarto do bebê a cada 5 minutos para saber se ele acordou com os barulhos.

VEJA TAMBÉM: Como meu filho conseguiu dormir sozinho no seu quarto

Esse ruído é de suma importância para que seja possível criar um ambiente calmo para o bebê, tendo em vista que ele é capaz de imitar o mesmo som que a mulher produz em sua barriga e que o bebê ouve enquanto está no útero. A partir disso, ele pode se sentir mais calmo e seguro, bem como ter o seu sono melhorado, fazendo com que durma por toda a noite.

Nesse caso, uma boa dica é utilizar o ventilador que você possui em sua casa. Ele reproduz o ruído branco de forma semelhante ao de uma mulher. Porém, esse ventilador não pode ser direcionado para o bebê. Além disso, alguns aparelhos no mercado também simulam esse ruído, inclusive o seu celular. Portanto, escolha qual deles quer usar e comece a colocá-lo próximo ao bebê.

Vista o bebê com uma roupa confortável

Na hora de colocar o seu bebê na cama para dormir, especialistas recomendam que seja escolhido um pijama confortável, fazendo com que o bebê consiga identificar que, ao vestir aquela roupa, ele saiba que aquela é a hora de dormir. Logo, em pouco tempo o bebê irá se adaptar a essa rotina e sempre que vestir o pijama, ele conseguirá dormir durante toda a noite. 

Essa técnica é considerada por muitos como sendo a melhor forma de como fazer o bebê dormir a noite toda. Para tanto, é ideal escolher pijamas que são compostos em sua maioria por algodão. Evite pijamas com botões ou elásticos capazes de atrapalhar o sono do bebê e ainda por cima machucá-lo.