Costumo fazer o planejamento do ano seguinte em dezembro. Portanto, em dezembro de 2022, fiz meu planejamento para 2023. Faz parte desse processo escolher um foco para o ano que vai começar. Hoje quero compartilhar meu foco e meu lema para 2023.

A base para essa escolha – porque sim, foco é uma escolha! – é a análise da Roda da Vida. A roda da vida é uma ferramenta de autoanálise, em que se reflete sobre o nível de satisfação de cada área da vida. Tem post aqui no blog explicando direitinho essa ferramenta.

A partir da análise da roda da vida e de algumas perguntas e reflexões, vou pensando qual área da minha vida está precisando de mais atenção. Penso em qual área eu poderia focar que ajudaria a melhorar outras áreas da vida por consequência.

Já falei um pouco de como é esse meu processo no vídeo abaixo. Acho que é um ótimo complemento para o texto de hoje.

Um FOCO e um LEMA para 2023

Para 2022 eu escolhi saúde como foco do ano. Durante o ano todo fui trabalhando em hábitos e atitudes que considerei importantes para melhorar minha saúde.

Desenvolvi alguns hábitos saudáveis e fiquei bem feliz com isso. Mas ainda assim achei que foi um ano meio desequilibrado. Tive momentos de muita atividade física e momentos de sedentarismo. Tive fases de muitos detox e fases de comilança.

Pensando em tudo isso, cheguei à conclusão de que quero um 2023 mais equilibrado. Escolhi, então como meu foco para este ano o EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

Entendendo a saúde de uma forma ampla, o emocional faz parte da minha saúde como um todo. Para mim, então, é como se estivesse dando continuidade nessa construção de hábitos saudáveis. Estendendo esse cuidado para o meu emocional também.

imagem do meu foco 2023 no planner
Meu foco no planner: sempre visível

Meu foco de 2023: equilíbrio emocional

Gosto de registrar o lema do ano no meu planner. Acho importante deixar essa escolha bem visível para que eu seja constantemente lembrada dela. Assim, num momento de tomada de decisão, no meio da correria da vida, já sei qual o norte que me guia no ano corrente.

Uso a parte superior direita das páginas de Planejamento Anual do meu planner para deixar o foco do ano bem visível (imagem acima). Além disso, na parte inferior esquerda das mesmas páginas, eu registro o meu lema do ano (imagem abaixo).

O lema do ano é como um grito de guerra. É uma pequena frase relacionada ao foco do ano. Um recadinho para o nosso eu do futuro ser lembrado do que é importante priorizar. Meu lema para 2023 é Mente tranquila, rotina tranquila.

Esse é também o lema do Método Vida Organizada, que é o método de organização e produtividade que eu estudo. Aliás, todo essa planejamento do ano, bem como a escolha de um foco e um lema para 2023 seguem os preceitos desse método.

meu lema de 2023 no planner
Meu lema do ano também é registrado no planner

Meu foco e meu lema de 2023 no planner

Depois de fazer minhas escolhas de foco e lema para o ano, gosto de colocar minha criatividade em ação. Faço um moodboard ou quadro de inspiração com esse tema também no meu planner.

Bem no começo do meu planner tem uma página em branco que é perfeita para esse quadro de inspiração. Como um dos meus hobbies é o scrapbooking, uso técnicas de scrap para compor meu quadro.

Coloco elementos visuais como fotos, recortes de papel e colo alfabetos adesivados para escrever o foco e o lema. Para 2023, esse foi o resultado:

meu moodboard 2023 no planner
Meu quadro de inspiração para o ano

Gosto especialmente de ter isso na minha ferramenta de organização porque posso revisitá-lo várias vezes durante o ano. Ao folhear meu planner, relembro essas escolhas importantes que devem nortear meu ano.

Mas também é possível fazer um quadro na parede do escritório ou de forma digital, para colocar como plano de fundo do computar ou celular, por exemplo. Outra ideia é fazer um quadro no Pinterest com esse tema.

lista de itens relacionados ao meu foco e meu lema de 2023

Equilíbrio Emocional

Agora falando um pouquinho mais do meu foco de 2023: equilíbrio emocional. Fiz um brainstorm com atitudes, hábitos e ações relacionadas ao tema que quero colocar em prática durante o ano. Chamei esses itens de “meus momentos”.

Selecionei as que são possíveis e factíveis e fiz uma lista numa ferramenta digital que estou experimentando que se chama Todoist (foto acima). O Todoist é exatamente isso: uma ferramenta para listas. Estou testando uma ferramenta digital para ver se me adapto. Depois posso falar mais sobre isso aqui.

Pensei em ter uma lista de todos esses itens relacionados ao equilíbrio emocional para ir colocando em prática aos poucos. Entendo que ter esse equilíbrio não é algo que conseguirei com um projeto pontual ou mesmo um único hábito.

Assim, minha ideia é ter sempre algum desses itens permeando minha rotina diária. A checklist vai me ajudar a lembrar de todas as opções que tenho e escolher de acordo com o momento. Depois conto mais se deu certo.

Se ficou alguma dúvida sobre meu processo de escolha de foco e lema do ano me contem aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook)! Terei o maior prazer em responder!

Aproveitem para compartilhar se e como vocês fazem essa escolha também. A experiência de vocês ajuda outras pessoas que passam por aqui!