Caderninho de viagem é a minha forma de organizar e planejar uma viagem. Sim, eu já começo a curtir a viagem antes mesmo de colocar o pé na estrada! Adoro essa fase de pesquisa e preparação.

Para reunir todas as informações de uma viagem num só lugar e ter uma ferramenta de apoio durante a viagem, gosto de fazer meu caderninho de viagem. Como o tal caderninho já me ajudou muito – e ajudou muitos amigos também – resolvi compartilhar a ideia por aqui.

Vou mostrar como eu me organizo para viajar e dar um presente: vou disponibilizar o arquivo que eu utilizo como base para fazer meu planner de viagem. Vai lendo aí!

imagem com a frase: caderno de scrap para planejar sua próxima viagem!

Caderninho de viagem

O que eu chamo carinhosamente de caderninho de viagem é, na verdade, um planner de viagem. É uma ferramenta de planejamento para quem está organizando uma viagem.

A base é um arquivo de texto .DOC (Word ou Writer) com todo o planejamento da futura viagem. Depois, eu dou uma incrementada nele com um pouquinho de scrap. Não chega a ser um scrapbook de viagem porque ele não serve para colocar fotos.

A ideia não é registrar a viagem e sim planejá-la! Aliás, eu deixo espaço para anotações nesse planner de viagem. Depois, até utilizo essas anotações para escrever o journaling do meu scrapbook de viagem. Mas o caderninho em si vai recheado de informações úteis que vou usar durante a viagem.

Confere aqui como é um scrapbook de viagem.

 

Planner de viagem

Meu planner de viagem costuma ter as seguintes partes:

  1. Dados dos viajantes
  2. Bolso para passaportes e documentos
  3. Informações de transporte
  4. Informações de hospedagem
  5. Bolso para vouchers e ingressos
  6. Agenda do planner de viagem
  7. Possíveis passeios
  8. Possíveis compras
  9. Dicas de viagem e roteiro
  10. Bolso para lembranças do caderninho de viagem

 

organização de viagem

Caderninho de viagem: planner de viagem

Além das partes úteis (vamos chamar assim) desse planejamento da viagem, gosto de fazer um pouco de scrap no caderno para deixá-lo mais bonito. Faço uma capa caprichada, coloco divisórias para facilitar encontrar determinada parte, incluo bolsos para guardar tudo que for preciso.

Claro que isso é o que eu gosto de fazer, mas vai depender muito do tempo que terei antes de viajar. Muitas vezes não dá tempo de fazer scrap. Ainda assim, o caderninho de viagem é muito útil!

Quando não consigo (ou não quero) enfeitar o planner de viagem, apenas imprimo o arquivo e mando encadernar de forma simples. Pronto! Já é o suficiente para essa ferramenta ser muito útil durante a viagem.

 

imagem da parte de dados do caderninho de viagem

Dados dos viajantes

Nessa parte coloco o nome de todos que estão participando da viagem, telefones e endereço. É uma parte de identificação, caso eu perca o caderno. Se alguém achar, facilmente saberá para quem devolver.

Também gosto de colocar logo na primeira página telefones de emergência: algum contato de um responsável no Brasil, da agência de viagem, do seguro viagem.

A segunda página é destinada ao roteiro. Uma tabela com os dias, a cidade em que estaremos a cada dia, o transporte que usaremos nesse dia e o hotel de cada cidade. Algo objetivo para bater o olho e identificar rapidamente essas informações.

Para que gosta de planejamento financeiro, ainda nessa parte eu anoto os custos que tivemos com a viagem. Valores de passagens, hotéis, seguro e alguns passeios que tenha comprado com atecedência.

 

bolsos do caderninho de viagem - planner de viagem

Bolso para passaportes e documentos

Quando eu faço scrap no meu planner de viagem já incluo alguns bolsos para deixar tudo junto. Acho prático ter todos os documentos num lugar só.

Quando não da tempo de enfeitar o caderno, deixo tudo junto do mesmo jeito. Mas aí eu separo uma bolsinha (ou uma pasta) para deixar passaportes, vouchers, ingressos e o caderninho de viagem juntos.

 

parte de transporte do caderninho de viagem

Informações de transporte

Depois deixo uma parte para anotar tudo que se relacione ao transporte da viagem. É nessa parte que eu anoto os vôos que teremos durante toda a viagem, os trens que pegaremos e as informações de aluguel de carro.

Também gosto de incluir informações sobre os aeroportos e estações de trem. Isso ajuda a me localizar quando chego num aeroporto ou estação novo e desconhecido. Já anoto onde ficam os táxis ou metrôs, por exemplo, e qual pegaremos para ir para o hotel escolhido.

Além disso, já deixo anotado algumas distâncias e tempo para percorrê-las. Isso ajuda na programação da viagem: não adianta programar um passeio para a parte da manhã se o trem de uma cidade a outra leva 3 horas e a chegada será próximo do meio dia. Entendem a lógica do negócio?

 

parte de hospedagem do caderninho de viagem

Informações de hospedagem

Em seguida vem todas as informações de hospedagem (hotéis ou apartamentos) que usaremos durante toda a viagem. Para cada cidade, anoto o dia de entrada e o dia de saída, o endereço, telefone, site, e-mail de contato do hotel.

Também já deixo anotado se o café da manhã está incluído e se o hotel tem garagem (para os trechos em que estaremos de carro alugado). Na hora do aperto, essa organização salva!

 

parte da agenda do caderninho de viagem

Agenda do planner de viagem

E aí vem uma das minhas partes preferidas desse planner de viagem: a agenda! Faço uma agenda diária mesmo. Uma página para cada dia da viagem.

Junto com a data, eu anoto o dia da semana e a cidade em que estaremos. Abaixo da data faço uma divisão: café da manhã, manhã, almoço, tarde, janta, noite. Ali anoto o que já estiver planejado e deixo em branco para ir anotando durante a viagem o que não estiver planejado. E também risco o que precisou alterar do planejamento!

verso da agenda do caderninho de viagem

É nessa parte da agenda que eu faço anotações sobre o dia a dia da viagem. Ela servirá de registro para futuras viagens (vários amigos meus consultam meus cadernos de viagens!).

Claro que não fico anotando quanto custou o café enquanto estou curtindo meu café! Costumo fazer anotações à noite, quando voltamos para o hotel, ou na volta da viagem mesmo.

No verso das páginas gosto de fazer anotações mais pessoais. Coisas que vão me ajudar a escrever o journaling do scrapbook de viagem: como estava o tempo, como aproveitamos o dia.

 

parte de passeios do caderninho de viagem

Possíveis passeios

Adoro deixar informações dos possíveis passeios e pontos turísticos de cada cidade! Essa é uma parte para consultar durante a viagem.

Se vamos a um museu, por exemplo, no caminho até lá vou lendo um pouco das informações e história daquele museu para meus companheiros de viagem. Penso que a gente aproveita melhor o passeio se já conhece um pouquinho do local.

Também anoto o horário de funcionamento e o preço, se for pago. Assim fica fácil decidir o que fazer durante a viagem.

 

parte de compras do caderninho de viagem

Possíveis compras

Nem sempre eu coloco essa parte de compras no caderninho de viagem. Algumas vezes eu uso o verso das páginas da agenda para isso.

Mas é uma parte para se anotar as compras que pretendemos fazer e as compras que foram feitas de fato durante a viagem.

 

parte de dicas do caderninho de viagem

Dicas de viagem e roteiro

Outra parte que também é opcional porque atualmente ando colocando essas dicas na parte de possíveis passeios. É uma parte do planner de viagem para deixar dicas relacionadas à viagem.

Alguns roteiros sugeridos por algum blog de viagem, restaurantes que podem ser úteis, costumes da região a ser visitada, coisas desse tipo.

 

mais bolsos caderninho de viagem - planner de viagem

Bolso para vouchers, ingressos e pequenas lembranças

Assim como os documentos citados acima, deixo bolsos para guardar outras coisinhas da viagem. Ingressos, vouchers e pequenas lembranças (etiquetas, guardanapos, cartões).

Eu penso como uma scrapper, certo? Então gosto de ter essa memorabília para colocar nos meus scrapbooks de viagem. É bom já ter um lugarzinho para guardar tudo e não perder na mala.

 

algumas partes do caderninho de viagem

Arquivo caderninho de viagem (planner de viagem)

Viu só como meu caderninho de viagem é recheado? Organização não é frescura, é otimização do tempo! Planejando bem a viagem, o risco de perrengues diminui consideravelmente, concorda?

Então vou dar aquela ajuda para os viajantes de plantão e disponibilizar o arquivo do meu super caderninho. O arquivo do planner é um .DOC justamente para cada um poder alterá-lo conforme suas necessidades.

Achei melhor disponibilizar o planner de viagem já preenchido para vocês entenderem como funciona cada parte. É só salvar o arquivo aí no teu computador, apagar as informações da minha viagem e acrescentar as informações da tua.

Arquivo do caderninho: Eurotrip2017

 

capa do caderninho de viagem

 

Agora me conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) o que vocês acharam do meu caderninho de viagem. Vocês têm algum tipo de organização ou planejamento de viagem? Bora trocar figurinhas!

 

abas do caderninho de viagem