Rotina é, essencialmente, uma sequência de coisas que fazemos praticamente todos os dias. O bacana de se ter uma rotina é que não precisamos ficar decidindo tudo o tempo todo no nosso dia a dia. Esse post é para falar como anda minha rotina atualmente, em fevereiro de 2023.

Pensar sobre a sua rotina é um exercício de auto-observação e autoconhecimento. Com o tempo, vamos entendendo o que é melhor para cada momento do dia a dia. É vivendo nosso cotidiano que podemos analisar e decidir qual a melhor sequência de ações para nosso contexto.

Especialmente a minha rotina da manhã está num modo que me agrada bastante. Já falei um pouco sobre o conceito de rotina por aqui. A minha manhã já segue uma sequência estável, atividades que foram pensadas e previamente planejadas por mim – e que fazem sentido para mim.

Facilita muito a minha vida não precisar pensar no que tenho que fazer logo que acordar. Já tendo isso estabelecido, é só ir executando com calma. É claro que não é uma certeza, mas começar o dia bem já aumenta – e muito! – as chances dele seguir bem a maior parte do tempo.

Para quem preferir o vídeo, é só dar o play aí embaixo para conferir minha rotina da manhã no canal do YouTube. Ou, pode continuar lendo esse texto que vou falar todos os detalhes por aqui.

Minha rotina da manhã atual

Vale dizer que a rotina é essa sequência que executamos no dia a dia, mas que ela vai variar ao longo da vida. Minha rotina quando eu tinha um bebê em casa era bem diferente da de agora, com o filhote com quase 10 anos.

Assim como a vida muda, nossa rotina também muda. Isso porque ela deve refletir a melhor configuração para a vida que temos no momento. Portanto, é bom ter uma rotina estável, bem estabelecida, mas também não se pode temer fazer ajustes sempre que for necessário.

Atualmente, essa é a rotina da manhã que funciona bem para mim:

me preparando para a corrida do dia
Me preparando para a corrida do dia

Minha rotina da manhã começa com atividade física. Já deixo a roupa separada no dia anterior e nem penso. Levanto, faço minha higiene, troco de roupa e saio. Na maioria dos dias eu corro na beira mar. Quando chove, subo e desço as escadas do prédio ou faço exercícios em casa mesmo. É importante ter um plano B em mente.

Uma vez por semana eu vou à academia (atualmente faço eletroestimulação). Uma vez por semana faço ballet on-line (é meu hobby de 2023). Normalmente nos finais de semana descanso ou faço uma aula de yoga em casa.

É para isso que serve o planejamento: para não ter desculpa! Saúde é fundamental e tem que ser prioridade. Simples assim.

meditando com a minha cachorra
Meditação pós atividade física

Meu dia a dia

Depois da atividade física, faço uma meditação breve para começar bem o dia. A meditação continua com a leitura do Evangelho do dia. Algumas vezes tenho a companhia da Loly (nossa schnauzer) nesse momento.

A meditação é algo mais novo na minha rotina da manhã. Testei essa prática em diversos momentos do dia até encontrar o que funciona melhor para o meu dia.

Atualmente, medito no começo do dia, logo após a atividade física. Mas, algumas vezes, o fim do expediente de trabalho também merece uns minutos de meditação.

Tanto para a meditação quanto para a leitura do Evangelho, eu uso o celular. Mas me condiciono a entrar somente nos aplicativos específicos dessas atividades. Se não for assim, acabo me perdendo nas redes sociais! É uma luta constante!

É assim que se constrói uma rotina: escolhendo ativamente o que é prioridade. Ou seja, o que vem primeiro! E repetindo todos os dias! Também é importante testar o que funciona melhor para nós. Autoconhecimento, como já falei, é fundamental!

minha rotina inclui a manutenção da casa e dar atenção ao filhote
Tudo isso faz parte da rotina da manhã

Meu cotidiano

Enquanto estou refletindo sobre a leitura do Evangelho, faço uma parte da manutenção da casa. Essa responsabilidade se divide em vários momentos do dia. Então, pela manhã, faço só uma parte dela.

Uns 20 minutos no começo da manhã para dar uma geral nos banheiros. Mais uns 20 minutos depois do almoço para dar uma geral na cozinha. Uma meia hora no fim da tarde para lidar com a roupa etc.

Isso é só um exemplo de como funciona por aqui. Lembrando que sempre precisamos adaptar para o nosso contexto.

É claro que dar atenção ao filhote também faz parte da minha manhã e do meu dia como um todo. Corto algumas frutas para ele comer no café da manhã.

leitura faz parte da minha rotina da manhã
Para fechar a rotinha da manhã

Como é minha rotina

Para fechar minha rotina da manhã com chave de ouro, uso meu combo queridinho de leitura e chá. Essa é a última etapa minha rotina pela manhã, logo após o merecido banho. É, portanto, meu momento pré trabalho.

Percebe que esse momento de leitura com meu chá já é um novo estado mental. É, realmente, um caminho para começar o trabalho efetivo.

Porque rotina também ajuda nisso: manter a mente onde ela precisa estar. E sem muito esforço. E assim estou pronta para um lindo dia!

Reforço que nem todo dia é igual. Ter uma rotina não é garantia de que vai dar tudo certo. Mas já é um ótimo começo!

um pouquinho da minha rotina
Todo dia ela faz tudo sempre igual

Agora conta para mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok) se tens uma rotina pensada. Ela é muito diferente da minha?