Como apaixonada por planners que sou, é um pouco difícil para mim ter um planner novinho em mãos e não querer sair preenchendo o máximo de páginas possíveis. Eu realmente preciso me segurar para manter meu planner no começo do ano branquinho até fazer o post e o vídeo de review (resenha) para vocês.
Mas sei que para algumas pessoas a sensação é diferente. Sei que algumas pessoas ficam meio paralisadas com um planner em branco no começo do ano. Recebem o planner todas felizes, mas não sabem exatamente como começar a usar a nova ferramenta de organização.
Acredito que seja algo como uma intimidação até. Um pouco por falta de informação, não ter muita familiaridade com a agenda, não ter seu próprio sistema de organização bem esclarecido. Outro pouco por pena de “estragar” um produto tão lindo!
Qualquer que seja o teu caso, deixa eu te ajudar! Se te sentes meio bloqueada para começar a usar um planner por falta de conhecimento de causa, aqui no blog tem vários textos para te ensinar a desenvolver teu próprio sistema de organização. Se tens pena de usar, precisas parar com isso agora! Planner comprado e não usado é como jogar dinheiro fora e perder uma super oportunidade de facilitar a tua vida com o hábito da organização!
Bora colocar essa belezinha para jogo! Deixa eu te mostrar como é o meu planner no começo do ano.
Meu Planner no começo do ano
Já falei aqui no blog sobre como preparar o planner para o começo de um novo ano. É algo que os gringos chamam de planner setup. Nada mais é que deixar o seu planner do jeitinho que queres antes mesmo do ano já começar.
Como esse texto já é um pouco antigo, achei melhor fazer uma atualização de como está meu planner agora. Lembrando que estamos no meio de janeiro! Portanto o ano já começou e sim, meu planer já está sendo usado a todo vapor!
Como eu mencionei nesse post aqui, eu ainda anoto os aniversários importantes, as data comemorativas, os compromissos recorrentes e as atividades com etapas. Além disso, uso muito os adesivos, que para mim não têm apenas uma função estética, mas servem para destacar atividades e compromissos.
Além disso, passei a fazer um planejamento anual em dezembro. Então o resultado desse planejamento do ano também já está no novo planner antes mesmo do ano novo começar.
Meu planner em ação
O planejamento do ano, feito no planner do ano anterior, vai parar em várias páginas do planner do ano seguinte. Uso algumas páginas específicas que o meu planner tem exatamente para essa função.
Além disso, uso também as páginas extras, que normalmente ficam no final do planner. Esse modelo da Nuvem de Papel que eu uso há alguns anos tem páginas pautadas, pontilhadas e em branco que são muito úteis para todo tipo de anotações.
Mesmo no comecinho de janeiro, já tenho algumas dessas páginas preenchidas. Uso para listas diversas, para anotações de aulas e cursos que já fiz, para reflexões e planejamentos.
Também gosto de trazer algumas informações que estavam no planner anterior e quero manter nesse novo. Coisas como reflexões que serão úteis, checklists que desenvolvi. Enfim, informações que continuarão sendo úteis nesse novo ano.
Usando o planner no começo do ano
Desde o começo de um ano já há alguns planejamentos feitos. Além do planejamento do ano corrente, já foi feito, pelo menos, o planejamento do primeiro mês e da primeira semana do ano.
Ou seja: já há motivos de sobra para o planner não estar mais branquinho. Muito pelo contrário, já temos vários motivos para estar com o planner do ano corrente sendo usado e muito!
Meu objetivo com esse post é te inspirar a começar a usar teu planeer já! Espero que ele seja útil para ti e te motive a dar o ponta pé inicial na organização do teu ano.
É claro que a maneira como eu faço é exatamente isso: o meu jeito. Ele serve de exemplo e inspiração, mas cada um precisa adaptar para o seu contexto, para o jeito que funciona para si.
Se ficou alguma dúvida sobre a minha organização ou quiserem que eu detalhe algum ponto específico é só dizer. Me contem aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook)!
Aproveitem para compartilhar como vocês fazem também. A experiência de vocês ajuda outras pessoas que passam por aqui!
Ah! Também fiz um vídeo sobre esse tema. Quem quiser conferir, clicar aí embaixo:
Posts relacionados
Talita Rodrigues Nunes, 40 anos, casada com meu príncipe Charlles, mãe do Vinicius, de 8 anos. Acredito que com ORGANIZAÇÃO e POESIA a vida Só Melhora!