E quando a gente faz os planejamentos bonitinhos, usa até canetas coloridas no planner, mas não consegue partir para a ação? Recebo com frequência essa pergunta: como colocar em prática o que foi planejado? Como TIRAR os PLANOS do PAPEL e parar de PROCRASTINAR?

RonyaSoft Poster Printer Crack 

Esse post é exatamente para ajudar quem tem essas dificuldades. A boa notícia é que há sim uma estratégia para quem quer parar de procrastinar e colocar seus objetivos em prática já!

Claro que tudo que escrevo por aqui é baseado na minha experiência. Sempre lembro que é preciso adaptar o que eu digo para o contexto de cada pessoa. Mas vou compartilhar 5 passos para partir para ação e espero que seja útil para vocês. allwindows4u

Imagem com a frase 5 passos para ação e parar de procrastinar

Como TIRAR os PLANOS do PAPEL e parar de PROCRASTINAR?

Antes de mais nada, é preciso se questionar se de fato a falta de ação é uma questão de procrastinação ou se é cansaço. Muitas vezes confundimos as duas coisas.

É legítimo não termos disposição para completar as tarefas porque já fizemos muito num dia. A correria do dia a dia é real e chega uma hora que a energia acaba mesmo.

Portanto, é válido dar uma paradinha aí na tua autocobrança e verificar se a carga não está pesada demais. Se for o caso de CANSAÇO, não tem outro jeito: DESCANSE! Sim, como diz a minha mestra em organização, Thaís Godinho, “muitas vezes a coisa mais produtiva que podemos fazer é descansar”Italianopro.

Para quem preferir ver as dicas em vídeo, é só clicar no play aí embaixo. Esse vídeo é definitivamente para ajudar quem quer TIRAR os PLANOS do PAPEL de vez! Ou podes continuar lendo o texto até o final!

Como parar de PROCRASTINAR?

Bom, se não for o caso de cansaço, está na hora de parar de se enrolar! E essas dicas podem te ajudar com isso!

Mas, vamos começar do começo: por que motivo tens que fazer essa tarefa? Pensar no PROPÓSITO das coisas é algo que me ajuda demais!

Como primeiro passo, então, sugiro pensar no motivo que te leva a ter que fazer determinada coisa. Qual o propósito da atividade, por que é importante que seja feita.

Lembrando que tudo nessa vida deve ter um por quê. Até as pequenas coisas têm seu propósito. Precisamos lavar a louça porque queremos uma casa limpa, cheirosa e saudável. Precisamos preencher a planilha porque faz parte do trabalho que é minha fonte de renda. Deu para entender, né?

Se não conseguires descobrir o propósito de algo talvez seja o caso de retirar o item das tuas pendências mesmo. Se nem tu sabes por que precisas fazer, talvez não precise ser feito (ou não precise ser feito por ti!).

cheklist para parar de procrastinar

Como parar com a PROCRASTICAÇÃO?

Depois, é muito importante saber exatamente o que precisa ser feito. Ter clareza do todo e do primeiro (ou do próximo) passo a ser feito é fundamental para colocá-lo em prática.

O que exatamente precisa ser feito? Quando se tem noção do todo e das etapas da empreitada fica mais fácil dar o primeiro passo.

Depois de dar o primeiro passo é necessário dar o segundo e assim por diante. Ter em mente o passo a passo da coisa ajuda muito no dia a dia.

Muitas vezes não conseguimos começar algo porque não temos certeza do que fazer exatamente. Esclarecer o próximo passo para alcançar um objetivo é extremamente necessário para chegar até ele.

sem procrastinação com o planner

Como colocar os planos em prática?

Outro ponto que precisa estar bem claro é como será executada a atividade, que ferramentas são necessárias para isso, qual o passo a passo. Se for um objetivo muito grande, quebrá-lo em partes pode ajudar.

Levando em conta que os planos já foram feitos e que se quer colocá-los em prática, vale lembrar da pesquisa ou estudo feito para o planejamento. Provavelmente nessa fase pôde-se esclarecer os meios necessários para alcançar o desejado.

Agora é hora de garantir que tenhas à mão todos os recursos necessários para partir para a ação. Não dá para começar a limpar a casa sem ter um kit de limpeza por perto. Complica muito preencher uma planilha sem ter os dados cobrados à disposição.

Lembrando que a agenda e as listas são ferramentas úteis para colocar qualquer planejamento em prática. Quem ainda tem dúvida sobre a importância dessas ferramentas pode navegar pela categoria ORGANIZAÇÃO do blog!

planner para não procrastinar

Priorizando o que precisa ser feito

Sei que a essa altura vocês podem estar pensando que até têm definidos projetos ou objetivos. Têm também uma boa noção da sequência dos passos para alcançá-los e até sabem quais ferramentas serão necessárias.

A questão é que são MUITOS projetos ou objetivos! Essa quantidade pode nos paralisar e dificultar a ação, sei bem. É aí que entra o conceito de PRIORIDADE.

Ainda precisa ser definido quando fazer a atividade em questão. O foco de cada momento precisa estar claro. A prioridade da atividade deve estar de acordo com as prioridades da vida, do ano, do mês, da semana, etc.

Quando temos os planejamentos prontos, fica fácil escolher a próxima coisa a fazer. Acredito que ter definido o foco do ano, a prioridade da semana é sim um ponto chave para eliminar a procrastinação.

5 passos para ação:

  1. POR QUÊ – PROPÓSITO
  2. O QUÊ – CLAREZA
  3. COMO – FERRAMENTAS
  4. QUANDO – PRIORIDADE
  5. DEPOIS – PRÊMIO

Vale ainda considerar ter uma recompensa para quando a atividade for finalizada. Muitas pessoas lidam bem com esse sistema de premiação. Não precisa ser nada grandioso. 15 minutos nas redes sociais, 1 episódio da série do momento, uma música especial, um chá…

Tenho um vídeo mostrando onde eu faço meus planejamentos no planner:

Agora conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se achas que essas dicas podem ser aplicadas no teu contexto. Se tiveres mais dicas sobre como parar de procrastinar, por favor, compartilha com a gente aqui também!