Bento Gonçalves, uma das principais cidades da Serra Gaúcha, é considerada a capital do vinho. Não é para menos, há mais de 30 vinícolas na região! É possível visitar a maioria delas no chamado Vale dos Vinhedos. Mas nem só de vinho vive Bento Gonçalves.

A charmosa cidade do Rio Grande do Sul possui diversas atrações históricas e gastronômicas. A presença marcante da colonização italiana está muito presente do chamado Caminhos de Pedra. Além disso, o próprio centro histórico de Bento é um ótimo destino para passear.

Passamos 4 dias passeando em BENTO GONÇALVES / RS e aproveitando as delícias da Serra Gaúcha. Aproveito nossa experiência para deixar aqui um roteiro para quem também pretende conhecer os encantos da região.

imagem da minha família no portal da cidade de Bento Gonçalves
Nós no portal de entrada de Bento Gonçalves

Roteiro de 4 dias em Bento Gonçalves/RS

Nossa viagem aconteceu de 15 a 18/06/2022. Aproveitamos o feriado de Corpus Christi para viajar, já que nosso caminho é um pouco longo. Fomos e voltamos de carro (de Florianópolis/SC para Bento Gonçalves/RS) em família. Dá um pouco mais de 6 horas de viagem de carro.

Apesar do tempo um pouco longo, a viagem em si é tranquila. Pista duplicada da BR 101 de Floripa até a chamada Rota do Sol (RS 486). A Rota do Sol é de pista simples, mas boas condições até Bento Gonçalves.

Para quem não acompanha muito o blog, deixa eu esclarecer que minha família compreende 3 pessoas: eu, marido e filhote. O filhote estava com 9 anos quando fizemos essa viagem. Portanto, o planejamento precisou incluir programas em que ele também pudesse se divertir.

Por mais que o enoturismo seja o ponto forte de Bento Gonçalves, a maioria das vinícolas também produz suco de uva integral e chás deliciosos. Vale conversar com pessoal da vinícola que estiver visitando para verificar a possibilidade de incluir esses produtos nas degustações para as crianças.

Para quem curte imagens em vídeo, deixo aqui o vlog que publiquei no canal do Só Melhora no YouTube. Basta dar o play aí embaixo. Se preferir texto, é só continuar lendo até o final do post!

Dia 1 – Chegando na Serra Gaúcha

Saímos de Floripa de manhã cedo e chegamos em Bento no meio da tarde. Somos o tipo de família que curte fazer piquenique no carro. Preparei algumas comidinhas para a gente não precisar parar muito durante a viagem.

Escolhemos um hotel com localização central: Hotel Vinocap. O hotel é simples e estava bem cheio por conta do feriado e de uma feira local que estava acontecendo. Pegamos um pouco de fila para os cafés da manhã e check-in e check-out.

Como nossa intenção era passar a maior parte do tempo passeando, o hotel foi ok. Camas confortáveis, chuveiro bom e aquecimento satisfatório. Sim, aquecimento e chuveiro a gás são itens que precisam constar de um hotel em Bento Gonçalves durante os meses de inverno!

Passeamos um pouco pelos arredores do hotel (centro de Bento) e fomos conhecer a única vinícola que fica no centro da cidade: Aurora. A vinícola Aurora tem um tour gratuito, contando um pouco da história deles, passando pela guarda dos vinhos e degustando alguns rótulos ao final. É bem bacana e vale a pena!

visitação e tour guiado pela vinícola aurora
Visitação e tour guiado pela vinícola Aurora
degustação vinícola aurora
Depois das informações tem degustação e visita à loja

Dia 2 – Caminhos de Pedra / Bento Gonçalves

Há duas rotas principais para turistar em Bento. O Vale dos Vinhedos, que é a região das vinícolas e, do outro lado, o Caminhos de Pedra. As rotas são literalmente uma para cada lado do mapa!

Decidimos começar pelo chamado Caminhos de Pedra que é a região que possui o maior número de casa de pedra do Brasil. É uma construção tipicamente italiana, assim como toda essa rota. Há várias casas de produtos típicos para conhecer nessa região.

Pode-se ir passeando de carro pela rua e escolhendo visitar as casas dos produtos que mais apetecerem! Nós visitamos a Casa da Ovelha, a Casa do Queijo, a Casa do Mate, a Casa da Tecelagem, a Casa da Cuca e a Salumeria. É um passeio de um dia inteiro para aproveitar tudo!

A Casa da Ovelha, sem dúvida, foi a parada que o filhote mais gostou! Além dos produtos derivados da ovelha que eles comercializam, pode-se visitar o berçário e dar mamadeira para os filhotes, alimentar as ovelhas adultas, conhecer o processo de adestramento dos cachorros que fazem o pastoreio e assistir a uma palestra sobre falcoaria incrível.

O almoço típico da região é a sequência de comida italiana, com massas em geral. Não curtimos muito e preferimos escolher um dos vários bistrôs disponíveis na rota com comida à la carte. Jantamos em uma casa de foudue no centro da cidade.

imagens do caminhos de pedra de bento gonçalves
Casa de pedra e salames artesanais
imagens da casa da ovelha
Casa da Ovelha: passeio preferido do filhote

Dia 3 -Vale dos Vinhedos / Bento Gonçalves

Essa é a segunda rota de Bento que todo mundo que vai à cidade precisa fazer. Como o nome já diz, é uma rota típica das vinícolas. É possível conhecer várias delas em um dia, com a possibilidade de agendar visitações e degustações.

Escolhemos visitar as vinícolas Salton e Casa Valduga. Gostaríamos de ter feito passeios mais completos nas vinícolas que escolhemos. Mas, como a cidade estava cheia, não conseguimos agendar com um dia de antecedência. Fica a dica para quem realmente quiser fazer os passeios mais bacanas: agendar com MUITA antecedência.

Fizemos as degustações básicas e caminhamos pelas propriedades. O que já é bem legal porque as vinícolas são imensas e lindas! Claro que aproveitamos para fazer compras também.

Almoçamos em um dos restaurantes da rota (há vários famosos e deliciosos). Durante o dia, fizemos várias paradas no comércio local, como a Queijaria, a Biscoiteria e a Casa Madeira. Amamos todas as paradas e nos deliciamos com os produtos. Trouxemos vários para casa, claro. Jantamos numa praça de alimentação aberta no centro da cidade, na região da rua gastronômica.

imagens da visita e degustação na vinícola aurora
Degustação da Vinícola Salton
imagens do nosso passeio pela vinícola casa valduga em bento gonçalves
Passeando pela vinícola Casa Valduga

Dia 4 – Centro histórico

O centro histórico da cidade é bem bonitinho e uma delícia para passear. Antes de pegar a estrada de volta, aproveitamos para passear por ele. Ah! Não deixem de parar para fotografar o pórtico de entrada da cidade, que é bem típico, em forma de um barril de carvalho!

Espero que compartilhar nossa experiência por aqui seja útil para quem também pretende viajar para Bento Gonçalves. Para nós ainda ficou um gostinho de quero mais e pretendemos voltar.

Fiz um vídeo contando sobre a organização da mala para essa viagem. Vale a pena se preparar para o frio porque ele pode ser forte na Serra Gaúcha!

Conta pra mim aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se vocês já foram para Bento Gonçalves. Ah! Quem tiver dicas, por favor, compartilha também! Serve para ajudar outras pessoas e para nossa próxima viagem!