Mais um tema sugerido por vocês: atividades com crianças para dentro de casa. Feriadão à vista, logo chegam as férias e já tem mãe e pai pensando em como ocupar o tempo dos pequenos.

Sim, eu sei que a maioria das crianças tem um tempo de atenção curto (especialmente as menores) e temos que rebolar para entretê-los. Até escrevi um pouco sobre isso na poesia do quarto mês. Mas o bom mesmo seria se pudéssemos aproveitar a presença deles em casa para todo mundo se divertir junto!

Existe uma expressão de que gosto muito: filhoterapia. A ideia é justamente curtir algumas atividades com crianças em que os adultos aproveitam para brincar junto! Os filhos nos dão essa maravilhosa oportunidade de voltarmos a ser criança com eles.

Pensando nisso, trouxe 6 ideias de atividades com crianças bem simples, mas com grande potencial de diversão! Todas utilizam materiais comuns que temos em casa e um pouco de criatividade. O bacana é justamente envolvê-las na brincadeira desde a confecção dos materiais.

 

Muita inspiração de atividades com crianças para brincar em casa.

 

atividades com crianças esponja

Lego de esponja

Quem tem Lego em casa sabe muito bem a dor e a delícia desses blocos de montar! Um ponto positivo dessa ideia de Lego de esponja é que esse não machuca se pisar em cima.

A proposta original (em inglês) é cortar retângulos de esponjas coloridas para construir uma torre. Mas já fiquei pensando no meu filhote, que adora esse tipo de atividade de “construir coisas” e ele certamente faria um milhão de coisas a mais que apenas torres. Tenho certeza de que os pequenos de vocês também!

 

atividades com crianças bolha

Pintura com plástico bolha

Eu uso essa técnica de fazer pintura com plástico bolha nos meus scrap (mostrei um pouquinho nesse post de ideias para scrapbook). Mas nunca tinha pensado em fazer sapatos com plástico bolha para marcar pegadas num papel. Adorei! Até eu fiquei com vontade de experimentar!

O post original está em inglês, mas as imagens são suficientes para entendermos a proposta. Basta enrolar um pedaço de plástico nos pés da criança (e do adulto!), passar uma quantidade generosa de tinta e deixar pegadas num papel bem grande (pode ser daqueles rolos de papel kraft, por exemplo).

Da para brincar com trilhas das pegadas, construir formas diferentes, criar cores novas ao misturar tintas. Deixem que os pequenos mesmo tragam ideias de maneiras diferentes para se divertir com essa técnica.

 

atividades com crianças encaixe

Caixa de atividades

A proposta dessa caixa é simplesmente sensacional porque pode ser adaptada para qualquer faixa etária e qualquer material que se tenha em casa. A base é uma caixa (escolha a maior que tiver em casa) onde se faz furos para encaixar os materiais.

Pode-se trabalhar com cores: pinta-se ao redor do buraco cores diferentes e a criança precisa colocar no buraco apenas peças que sejam da respectiva cor. As peças podem ser blocos de montar, tampinhas de garrafa, bolinhas – o que tiver em casa.

Pode-se trabalhar com formas: aí precisa ter objetos com as formas específicas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo) para encaixar. As formas podem ser recortadas de um papelão ou de uma esponja (aproveitando a ideia acima).

Pode-se trabalhar com letras: reconhecer a letra e colocar no respectivo buraco, diferenciar maiúscula de minúscula, associar figuras de objetos que comecem com determinada letra. As letras e as figuras podem ser impressas do computador ou usar algum alfabeto de EVA que se tenha em casa, por exemplo.

Pode-se trabalhar com números: associar a grafia do número ou a quantidade (colocar 3 bolinhas no buraco com o 3, por exemplo). Dá até para trabalhar alguns cálculos pequenos. Enfim! O céu é o limite!

 

 

atividades com crianças pista

Pista de fita adesiva

Ideia simples e que proporciona muita diversão! Pelo menos aqui em casa é sucesso sempre: usar uma fita para construir uma pista no chão. Pode ser fita crepe ou fita adesiva colorida – a fita descola facilmente do piso ou carpete.

Não precisa ser uma pista apenas para carros! Pode ser para bolinhas, para tampinhas, para bonecos. Aqui o filhote não faz apenas corridas! Faz também percursos com obstáculos, circuito de atividades, desfiles. Dá pano pra manga, ou melhor, brincadeira por um bom tempo!

atividades com crianças ninjas

Ninjas de rolo de papel higiênico

Se vocês têm um filhote que adora Ninja Go, como eu, tenho certeza de que esses ninjas feitos com rolo de papel higiênico farão sucesso por aí! O Vinicius ia pirar com isso!

No post original (em inglês) tem o passo a passo bem direitinho (várias fotos ilustrativas). E o bacana é deixar que eles mesmos pintem seus ninjas! Como o material é simples e baratinho, eles podem construir exércitos inteiros de ninjas! Da para fazer um bocado de coisa com rolo de papel higiênico, hen?

 

atividades com crianças teatro

Teatro de colheres

Para terminar, trouxe essa ideia fofa de teatro com colheres de pau. O post original propõe que as crianças pintem seus próprios personagens. O palco do teatro pode ser feito com qualquer caixa de papelão que se tenha em casa.

Essa atividade de criar suas próprias histórias, construir seus personagens e apresentar a produção numa tenda de teatro é riquíssima! Lembro de quantos teatros meus pais e tios tiveram que assistir quando eu era criança. Eu amava!

 

Gostaram dessas ideias de atividades com crianças?

Da para fazer muita filhoterapia em casa, né? Conta aqui nos nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) qual a tua preferida!

 

Para quem estiver interessado em ver mais atividades, tem uma pasta recheada delas no meu Pinterest: Para brincar em casa . Vale a penar dar uma olhada.

 

atividades com crianças pinterest