Já pensasse em eleger um foco para a tua semana? O chamado FOCO DA SEMANA é uma técnica de organização pessoal e produtividade utilizado por algumas pessoas. Consiste em elencar um item, compromisso ou atividade para dar prioridade durante uma semana.

Podemos destacar como foco semanal uma data comemorativa, um projeto específico, ou, até mesmo, um sentimento ou uma emoção. A ideia é escolher algo importante para estar sempre em destaque, bem à vista.

O objetivo principal de eleger uma prioridade para a semana é não deixar a correria do dia a dia atropelar coisas importantes para a nossa vida. Se deixarmos o tempo passar no piloto automático, é bem provável que outras pessoas escolham nossas prioridades no dia a dia.

Se, ao contrário, tirarmos um tempo com calma e consciência para escolher um item destaque para uma determinada semana, teremos uma excelente ferramenta para tomar decisões quando a vida estiver na correria. Quando surgir uma interrupção ou um compromisso novo, podemos verificar se ele está contemplado no que definimos como importante para semana.

imagem de um alvo com flechas no centro para exemplificar o foco da semana

Um foco da semana para chamar de seu

Como mencionei acima, há quem goste de elencar um foco para a semana. Pode ser um item chave para a semana, do tipo “se finalizar essa tarefa já posso dar a semana como ganha” ou apontar uma das áreas da vida para dar prioridade na semana.

Talvez aquela área que esteja necessitando de uma atenção especial por ter ficado esquecida por um tempo. Ou, talvez, um projeto que precise ter o planejamento mais detalhado. Pode ser até mesmo uma pessoa especial que esteja de aniversário e que não queiramos deixar passar em branco.

Não precisa inventar algo se não vier um item à mente, mas se, olhando para a semana, saltar uma prioridade para os próximos dias, vale anotar bem em cima do planner (ou agendar como um compromisso da semana toda, para quem usa agenda digital).

Gosto de eleger o foco da minha semana durante o meu planejamento semanal. O fato de ficar olhando para aquela palavra todos os dias da semana ajuda a priorizar a atividade, a colocar tal tarefa como foco mesmo.

card com fundo laranja escrito FOCO

Um foco para a semana: eu disse um e apenas um!

Sei que a vida é bem complexa e precisamos dar atenção para várias áreas dela. Mas o exercício do foco da semana é exatamente isso: um exercício de priorização.

A Thaís Godinho, criadora do blog Vida Organizada e minha professora de organização e planejamento pessoal, costuma dizer que FOCO é uma ESCOLHA. O foco não acontece simplesmente. Precisamos fazer uma escolha consciente para definir em que queremos colocar nossa energia a cada momento da vida.

Escolher um foco para a semana é fazer uma análise do teu contexto pessoal e observar que área é prioridade para os próximos dias. Havendo diversas áreas que precisem de atenção, vale fazer uma lista e ir trabalhando cada uma delas, individualmente, a cada semana ou mês.

Com tempo e desenvolvimento do autoconhecimento, vai ficando mais fácil definir a prioridade da semana. Pelo menos para mim, é um bom jeito de ir trabalhando, item a item, as pendências que tenho, por exemplo.

É muito bom se perceber ativa nessa decisão do que é importante para mim durante a semana seguinte. É reconfortante saber que as atividades que eu privilegio no meu dia a dia fazem parte de um propósito, que eu mesma defini como importante naquele momento de vida.

imagem de uma lupa com a frase qual o foco da tua semana?
Qual o foco da tua semana?

Vale focar em relaxar

Há semanas em que a correria está tão grande que a prioridade deve ser mesmo o descanso! Isso é bem comum e não há nada de errado em definir como foco da semana simplesmente relaxar sempre que possível.

Particularmente, quando percebo que terei uma semana bem cheia, escrevo na área superior do meu planner, com letras grandes e coloridas: FOCO descansar!

Trabalho diariamente com o planner aberto sobre a mesa, e passo o dia olhando para ele e conferindo compromissos, horários e tarefas que tenho a cada hora. Sempre que bato os olhos no lembrete de descansar, lembro que preciso ter pausas e respiros durante o meu dia.

Quando tiver um intervalo, ou, se precisar, “forço” a pausa no trabalho, levanto da mesa, faço um chá, dou uma respirada, vou ao banheiro. Enfim, o foco da semana está lá para me lembrar que descansar é a prioridade naquele momento.

Vocês costumam ter um foco da semana? Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook), se tiver. Vou adorar saber! Bora conversar!