Algumas pessoas reclamam que o planner com visão semanal tem pouco espaço para anotar tudo que precisam fazer. Essa reclamação me leva a uma série de questionamentos que, na verdade, têm relação com o melhor lugar para fazer planejamentos no planner.

Ozone Crack Mac 

Será mesmo que essas pessoas estão usando a parte semanal do planner da melhor forma? Será mesmo que tudo isso que elas acham que precisam anotar na agenda do planner deve estar ali?

Talvez falte um pouco de clareza sobre o que deve ser anotado na agenda e para onde levar as informações sobre planejamentos. Já adianto que há sim essa diferenciação: compromissos são anotados na agenda e planejamentos não.

Nesse texto vou dar duas sugestões sobre onde fazer os planejamentos no planner. Uma é usando os espaços livres no decorrer do mês e outra é utilizando as páginas extras que costumam ficar no final do planejador pessoal.

Porque é isso mesmo que parece: a agenda em si não tem espaço para planejamentos. Quem utiliza uma agenda tradicional vai precisar de outra ferramenta para fazer seus planejamentos.

onde fazer planejamentos no planner

Visão semanal no planner

Quando falo em visão semanal me refiro a parte do planner que utilizamos essencialmente como agenda. Depende da marca e modelo de cada planner, mas geralmente as semanas são apresentadas numa sequência de dias: de segunda a domingo ou de domingo a sábado.

É nessa parte em que temos cada coluna (vertical ou horizontal, dependendo do modelo de planner) para cada dia da semana e do mês. A visão semanal nos permite ter essa visão geral do conjunto de 7 dias e é recorrentemente sugerida pelos especialistas em produtividade como a melhor forma de organização pessoal.

Já mostrei detalhadamente como eu utilizo essa parte semanal do planner por aqui. Vale dar uma olhada nesse outro texto para ter uma noção melhor do assunto.

parte semanal do planner

Organização X Planejamento no planner

Para entender definitivamente o que entra na agenda e o que não entra é essencial fazer essa diferenciação entre organização e planejamento. Já falei minuciosamente sobre o assunto nesse outro texto.

Em resumo: compromissos com horário ou dia certo entram na agenda. Esse tipo de atividade é chamado de informações organizadas. É o que TEMOS QUE fazer.

O que QUEREMOS FAZER, ou seja, nossos planejamentos, não precisam necessariamente estar na agenda porque são atividades que podem ser realizadas em momentos oportunos, não em horários fixos e certos. Essas são as chamadas informações planejadas.

Se ainda ficou confuso, sugiro a leitura complementar desse outro post em que eu falo sobre o que entra na agenda e o que entra no planner. É um artigo mais objetivo e que pode ajudar a clarear essa diferença importante.

imagem da semana no planner

Onde fazer os PLANEJAMENTOS no PLANNER?

Já que planejamentos não entram na agenda, na visão semanal do planner, fica a questão: onde fazer meus planejamentos no planner? Eu tenho duas sugestões para isso!

Fiz um vídeo explicando exatamente isso: apenas compromissos com hora ou dia determinados devem entrar na agenda. Esse é o tipo de informação que chamamos de “organizada”. Outro tipo de informação é a planejada e essa não deve entrar na parte da agenda, mas sim em outro lugar. No vídeo eu dou 2 sugestões de onde anotar esse tipo de informação planejada. Mostro duas opções de onde fazer os planejamentos no planner.

Quem gostar mais de vídeos, é só dar o play aí embaixo e conferir minhas dicas. Quem preferir o texto, é só seguir lendo o posto que vou falar delas por escrito também.

Planejamentos do planner – Parte lateral

Uma opção é utilizar os espaços extras que tiverem no decorrer da semana ou do mês do modelo de planner que utilizas. No meu, há espaços nas laterais da visão semanal. Tanto do lado esquerdo, quanto do lado direito, há espaço disponível que pode ser utilizado.

Como são espaços limitados, gosto de utilizar essas laterais para listas, como listas de compras, de nomes de pessoas que preciso ligar, de itens que preciso organizar, entre outros. Também utilizo como pequenos lembretes de atividades que gostaria de fazer durante a semana.

No modelo de planner que utilizo, às vezes “sobram” alguns espaços entre um mês e outro. Quando um mês termina ou começa no meio da semana, essa semana fica pela metade e tenho algum espaço para ser utilizado.

Costumam ser espaço um pouco maiores do que os das laterais da semana. Então, posso utilizá-los para listas um pouco maiores, que precisem de mais espaço para anotações.

Apenas falar nem sempre é claro o suficiente para entender. A imagem pode ser importante para a compreensão do que estou falando aqui. Deixo, então, um vídeo que mostra essa parte semanal do meu planner para ficar mais claro:

Planejamentos no planner – Páginas extras

Agora, quando o planejamento precisar realmente de espaço, minha sugestão é fazê-lo nas páginas extras do planner. Geralmente, os planners possuem páginas pautadas, pontilhadas ou em branco no seu fim. Essas páginas são perfeitas para planejamentos maiores.

Coisas como planejar uma viagem, a festa de aniversário do filhote ou uma reunião de trabalho provavelmente vão demandar uma página inteira ou até mais para todas as informações necessárias. É exatamente para isso que existem as páginas extras do planner!

Tem um post com vários exemplos de como eu utilizo as páginas finais do meu planner. Acho que ele pode ser um ótimo complemento para esse contexto. Vale conferir!

Uma dica extra: para encontrar mais rapidamente essas informações que ficam espalhadas pelo planner gosto de usar um marcador de páginas. Pode ser um marcador de scrap, como já mostrei por aqui, ou algo mais simples como um post-it.

A vantagem de um marcador móvel assim é que quando a informação não for mais útil ele pode ser removido do planner e não fica poluindo a ferramenta o ano todo. Quando passar a viagem, o aniversário ou a reunião dos exemplos anteriores, basta remover o post-it, por exemplo ou mudá-lo para uma nova página.

imagens de post-it no planner

Como fazer planejamentos no planner

Essas foram minhas sugestões de como e onde fazer nossos planejamentos no planner. Depois de ler o texto e/ou assistir ao vídeo me fala se essas sugestões foram úteis para a tua organização pessoal e o teu planejamento. Conta aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook).

Lembrando que estou falando detalhadamente sobre o meu planner 2022, que é da Nuvem de Papel. Outras marcas e modelos podem ser diferentes. Aqui tem um vídeo sobre o meu planner 2022 e aqui tem um post detalhado sobre o meu planner 2022 (que fala como comprar um planner da Nuvem de Papel!).