Eu não estudo organização para ser a chata da organização. Eu acredito que a ORGANIZAÇÃO é para FACILITAR a VIDA! E tem uma dica, especialmente, que me ajuda muito a facilitar o dia seguinte.

É basicamente preparar a minha manhã. Porque quando a manhã é tranquila o dia todo tende a ser tranquilo também.

Algumas pessoas gostam de planejar o seu dia. Eu não. Deixo meu dia fluir de acordo com os compromissos do dia (com dia e hora determinado) e com o planejamento semanal que eu fiz.

Mas verificar o planejado para o dia seguinte e já deixar algumas coisas preparadas para amanhã ajuda MUITO no começo do dia a na rotina como um todo ao longo do dia. Minha dica, então, é: prepare a manhã de amanhã antes de terminar o dia de hoje.

imagem com a frase facilitar a vida

Como facilitar o dia seguinte

Um dos meus objetivos de longo prazo é ter uma vida mais leve. A organização é algo que ajuda muito nesse objetivo porque ela serve para facilitar todas as áreas da vida. Ela é uma habilidade que desenvolvemos (aprendemos) e podemos aplicar para tudo! Para ser mais feliz, para ter uma casa mais gostosa de viver e, sim, para facilitar a vida.

Uma das coisas que eu faço aqui em casa e me ajuda muito nesse objetivo de ter um dia mais leve é preparar o dia seguinte. Muita gente reclama de “cair da cama”, já acordar cansado ou demorar para engrenar no dia.

Confesso que não é o meu caso. Na maioria das vezes, eu acordo bem disposta e com energia. Meu marido, por outro lado, gosta de começar o dia de preguiça na cama. Ele se organiza para começar seu dia de trabalho na cama mesmo.

Ter o dia, ou pelo menos a manhã, pré-organizado funciona para os dois tipos de pessoas. Isso porque já se acorda sabendo que o dia vai começar de uma forma tranquila. Mesmo que seja um dia com muitos compromissos, começá-lo de um jeito leve acalma a mente.

imagem de um planejamento anual no planner
Meus planejamentos ficam no meu planner

Precisa planejar o próximo dia?

Planejamentos – de uma forma geral – não são obrigatórios. Ninguém precisa planejar a própria vida para viver. Quem tem uma rotina mais tranquila, um dia com poucos compromissos, talvez não precise “gastar” esses 15 minutos planejando o próximo dia. Vai vivendo e pronto.

Agora, quem tem muitos compromissos num dia, uma carga maior de atividades ou quem fica um pouco ansioso ao deixar as coisas muito soltas (meu caso), vai sim se beneficiar de ter planejamentos feitos, seja planejamento de vida, do ano, do mês, semanal.

Particularmente, não faço planejamento de um dia. É sim um opção, mas para mim o planejamento da semana funciona melhor. Aliás, acredito que o planejamento semanal seja fundamental para facilitar o meu dia a dia. Se não faço, já acordo toda perdida no tempo e no espaço!

Para um dia, especificamente, vou vendo o que tenho de prioridade para o momento dentro do que planejei para a minha semana. Considerando, claro, os compromissos que têm um dia ou horário determinado. A dica desse texto não é exatamente um planejamento do dia, mas um preparo para ajudar o dia seguinte a ser mais tranquilo.

imagem de lembretes no meu planner
Lembretes para facilitar a vida

Dia seguinte mais tranquilo

Já falei por aqui sobre a minha rotina da manhã. Vale a leitura desse outro texto porque ele vai complementar muito bem a dica de hoje. Para mim, ter uma rotina da manhã é algo que facilita MUITO que o resto do dia seja tranquilo.

É claro que não é uma garantia de que tudo vai sair bem durante o dia, mas é sim uma pré-disposição. Se o dia começa bem, tem muito mais chance do dia todo ser bom!

Tendo isso em mente, separei algumas dicas e exemplos do que eu faço aqui em casa para facilitar o meu dia seguinte. Espero que te ajude a ter ideias de como facilitar o teu dia também!

Lembrando sempre que o que eu faço aqui é compartilhar minha experiência para te inspirar e te dar exemplos. Adapta aí para a tua rotina o que achares que vai funcionar bem para o teu contexto.

Para ver os exemplos com comentários e mais detalhes, clica no play aí embaixo. Quem preferir ver a lista em texto, é só seguir lendo até o fim.

Exemplos de como facilitar o dia seguinte

  1. Descongelar carne para o almoço
  2. Separar a roupa
  3. Deixar a mochila pronta
  4. Separar papéis / exames / carteira do plano de saúde
  5. Kits de limpeza
  6. Livro na mesa / violão na vista / itens sobre o balcão ou próximo da porta de saída

Tudo que pudermos adiantar para não precisar fazer na correria da manhã vai ajudar a aumentar a probabilidade de dar certo se for feito antes, com calma.

Quem tiver mais dicas, por favor, complementa aqui nos comentários (ou no Instagram ou no Facebbok)! Eu vou adorar saber as dicas de vocês! E assim vamos aumentando a lista e ajudando todo mundo que passar por aqui.