A MANUTENÇÃO DA CASA não precisa ser complicada nem difícil. Por aqui, tentamos manter a limpeza de maneira leve.

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro que eu não sou especialista em limpeza e nem aquela super dona de casa. Mas gosto de viver numa casa limpinha, mantê-la cheirosa e ter as coisas no lugar.

Acredito que a vida pode ser muito facilitada quando a casa está limpa e organizada. Para tanto, faz parte do meu planejamento semanal a manutenção da casa. Limpamos a casa sim, mas de uma maneira leve e tranquila.

Fiz um vídeo super bacana contando como é nosso cronograma de limpeza. Quem preferir conferir o vídeo é só dar o play aí embaixo. Quem for da turma do blog e do texto escrito é só continuar lendo esse post até o final!

Manutenção da casa

Antes de contar os detalhes de como é limpeza da casa por aqui, preciso contextualizar nossa casa. Lembrando que eu sempre repito que a organização precisa ser personalizada! Assim, minha casa tem peculiaridades que, provavelmente, são diferentes da tua.

Vou contar como as coisas funcionam por aqui para veres se meu contexto é aplicável ao teu. A ideia é que faças as adaptações necessárias para o teu dia a dia e que adapte esse modelo de manutenção da casa para algo que funcione bem aí na tua rotina de limpeza diária.

Na minha casa somos em dois adultos e uma criança (no momento em que escrevo esse texto, o filhote está com 8 anos). Ah, sim! E ainda temos mais uma moradora: nossa schnauzer.

Entendemos que todos que moram na casa precisam fazer a sua parte na manutenção. Ou seja: a manutenção do nosso apartamento é reponsabilidade dividida entre mim, o marido e o filhote.

imagem de um mulher com um aspirador de pó para fazer a manutenção da casa

Limpeza da casa em home office

Eu e o maridão trabalhamos em casa. Isso é bom porque nos dá a liberdade do horário flexível, mas também faz com que sempre tenha gente em casa, usando e sujando os ambientes.

O lado bom é que o marido pode, por exemplo, lavar a roupa de manhã e estender no horário do almoço. Na sequência do dia, eu posso, assim que finalizar o expediente e desligar o computador, recolher a roupa seca, dobrar e guardar, por exemplo.

Já contei que por aqui eu não passou roupa? Para que ainda não está sabendo dessa prática aqui de casa, vou deixar o vídeo em que explico como essa façanha pode dar certo:

Além disso, precisamos considerar que todos almoçamos em casa na grande maioria dos dias. Não é que eu faça almoço todos os dias, porque também tenho marmitas saudáveis no congelador e, vez ou outra, pedimos comida de restaurante em casa. Mas, há louça para lavar todos os dias sim, e em todas as refeições.

Faxina + Manutenção da casa

Nós optamos por ter uma ajuda profissional para limpar nossa casa a cada 15 dias. Assim, a grande faxina profissional é feita a cada 15 dias. No restante dos dias, a manutenção da limpeza é feita pelos moradores da casa.

Por conta dessa escolha, os vidros da casa, em geral (janelas e box dos banheiros), não entram na manutenção da casa. Esse item fica por conta da faxina quinzenal.

Além disso, tentamos sempre praticar aquela velha máxima: sujou / limpou e usou / guardou. Preciso lembrar o filhote várias vezes por dia disso, faz parte. Com o tempo, isso vai se tornando um hábito.

No dia a dia acontece assim: terminamos de almoçar e cada um deve colocar seu prato na pia. Logo após as refeições, o marido já faz um pré-enxague na louça e já a coloca na lava-louças. Quando o filhote faz as tarefas, deixa migalhas de borracha e lápis no chão, já pega o aspirador portátil e limpa a sujeira ele mesmo.

A ideia é não deixar a sujeira e a bagunça acumular. Assim, fica muito mais fácil lidar com elas no dia a dia.

exemplo de como faço a manutenção da casa no planner

Um pouco a cada dia

Como mencionei, há uma faxina quinzenal, mas não tenho um dia determinado para limpar a casa no restante da semana. Não há um dia específico para limpeza e não há um horário certo durante o dia para essa atividade.

O que acontece é que, como a limpeza da casa é uma responsabilidade compartilhada, cada um faz as atividades que lhe cabe de acordo com a sua própria organização. Eu sou bem fã do “um pouquinho por dia” ou “um pouco de cada vez”. Distribuindo a rotina de cuidados da casa por diversos momentos no dia, e pelos dias da semana, acaba ficando mais leve.

Eu organizo a manutenção da casa dentro do meu planejamento semanal. Já contei em detalhes aqui no blog como eu faço meu planejamento semanal. Acho que vale a pena conferir onde as atividades domésticas entram nesse planejamento no prática.

Além disso, a manutenção da casa também entra na minha rotina da manhã. Fiz um vídeo falando da minha rotina matinal onde é possível visualizar a limpeza no dia a dia:

Ferramentas para facilitar a manutenção da casa

Assim como quem não quer ou não pode não precisa de uma ajuda profissional para a faxina da casa, também não precisa comprar e ter utensílios de limpeza. Ainda assim, vou falar de algumas ferramentas que não considero essenciais para essa manutenção e limpeza geral, mas se tiver faz TODA a diferença:

– Lava-louças: ter uma máquina de lava-louça foi algo que mudou a rotina da nossa casa. A nossa é grande (de 14 serviços) mesmo para uma família pequena porque coloco praticamente tudo para lavar nela! Panelas, travessas, formas, tudo que caiba vai para a lava-louças.

– Aspirador vertical: o nosso é sem fio e considero esse item importante para a praticidade do equipamento. Está sempre pronto e à mão para a limpeza no dia a dia. Substitui com louvor a vassoura na manutenção do chão.

– Misturinha de limpeza e panos de microfibra de qualidade: minha misturinha de limpeza consiste num borrifar preenchido com metade de água e metade de vinagre (gosto de colocar umas gotinhas de óleos essenciais também). Espirro esse mistura num pano de microfibra de qualidade (que não solte pelinhos) e uso para limpar qualquer superfície.

– MOP: tenho um mop (esfregão) circular e o considero prático por não ter que colocar a mão no pano, seja para torcer, seja para limpar. Passar para no chão não é algo que eu faça com tanto frequência, mas quando precisa, o mop facilita a vida.

– Lenços umedecidos de limpeza: bem parecido com os lenço umedecidos de bebê, esses para limpeza podem ser com desinfetante ou álcool 70%. São super prático para a limpeza do banheiro e em geral.

Mini kits de limpeza

Outra dica é deixar mini kits de limpeza espalhados em lugares estratégicos da casa. Tenho um borrifador com a misturinha de limpeza, por exemplo, embaixo da pia da cozinha o nos banheiros. Com o material de fácil também ajuda na manutenção diária da casa.

Como é a manutenção da tua casa? Conta aqui embaixo nos comentários (ou no Instagram ou no Facebook) se é parecido com o que acontece por aqui.