Agora que o ano começou oficialmente (já passou o Carnaval, né?) vale colocar em prática as ideias e os planos que temos. Se a tua vontade é empreender, recomendo muito essas dicas do Denilson Marcos.

Ele escreveu um texto super completo – e exclusivo para o Só Melhora – para todas as mulheres que gostariam de empreender, em diversas áreas. Confere aí!


Imagem de uma mulher escrevendo no computador

Empreendedorismo feminino: Melhores ideias para colocar em prática em 2020

O número de mulheres empreendedoras aumenta a cada ano.

O Brasil é o terceiro maior país em negócios com presença feminina. E a cada dia novas empresas são abertas pelas mulheres, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Os dados são realmente impressionantes. 

Se você tem o desejo de ser uma empreendedora, continue lendo neste artigo. Vamos listar diversas ideias de negócios para iniciar em 2020. 

Mercado de imóveis 

O setor imobiliário é uma das áreas que mais cresce no Brasil. A tendência é que ele aumente em 2020, e as pessoas comprem mais imóveis. Por isso, os clientes têm procurado com frequência profissionais em decoração de casas e paisagismo.

O lado positivo desse tipo de investimento é que ele traz bastante lucro para uma mulher empreendedora.

Para se ter uma ideia, a empresária pode decorar não só casas, mas também estabelecimentos comerciais, shoppings, lojas, sítios e até fazendas.

No entanto, um bom profissional deve buscar qualificação em atendimento, em cursos especializados e acompanhar as principais tendências do mercado.

Isso é muito importante, pois você conseguirá oferecer serviço de qualidade e com as melhores técnicas de decoração.

Sorveteria 

O Brasil é um dos lugares que mais vende sorvetes no mundo. O sucesso pode ser explicado pelas altas temperaturas em várias regiões do país durante todo o ano.

Para ter retorno nesse tipo de investimento, você deve abrir uma loja em um bairro movimentado. Dessa forma, terá muitos clientes em sua loja.

É importante também ter uma ótima variedade de sabores para surpreender os consumidores.

Um ótimo jeito de virar empreendedora é apostar em uma franquia de sorvetes já consolidada.

Salão de beleza

Sem dúvidas, os salões de beleza são excelentes para uma mulher empreendedora. Afinal, você conhece todos os detalhes que possam fidelizar as clientes.

O mercado de estética permite que você ofereça um portfólio extenso de serviços, incluindo manicure, coloração de cabelos, atividades de podologia e massoterapia.

É fundamental deixar claro que o público masculino está a cada dia mais interessado na estética. 

Portanto, tenha alguns serviços direcionados para homens, pois traz mais valor ao seu negócio.

Agência de marketing 

Não é novidade para ninguém: qualquer tipo de negócio tem necessidade de promover a sua empresa na internet. Por isso, uma agência de marketing é uma grande dica para mulheres que querem ganhar dinheiro na internet em 2020.

Uma das grandes vantagens é que você não precisa fazer grandes investimentos para montar a sua empresa. Basta ter um computador com acesso à internet para captar mais clientes.

O marketing permite várias áreas de atuações. Você pode fazer a gestão de redes sociais, planejamento, atendimento online, desenvolver textos para blogs, vender produtos de afiliados e criar materiais gráficos, como logo e identidade visual

Na internet, é possível encontrar diversos cursos pagos e gratuitos para otimizar os seus conhecimentos.

Em um primeiro momento, você pode se assustar com os conceitos, mas perceberá que é mais simples do que parece.

Marketing de afiliados 

O marketing de afiliados é outro mercado que está aquecendo a internet. Nele, especialistas de diversas áreas criam, divulgam e comercializam produtos digitais.

O papel do afiliado é vender os produtos por meio das redes sociais, e-mail, blogs corporativos e outras estratégias de marketing que impactam no sucesso do seu negócio. A cada compra concluída, você ganha uma comissão.

Existem diversos tipos de produtos digitais para vender pela internet como e-book e cursos onlines.

O marketing de afiliados é um dos mercados que mais cresce no país. A tendência é que ele dispare nos últimos anos, pois o desenvolvimento de cursos, por exemplo, está mais fácil para os produtores,

Se você quer ter sucesso nesse setor, é essencial estudar alguns conceitos de marketing, otimização, tráfego, mídia paga, publicidade e blogs corporativos.

No site do Nucleo Expert você encontra um guia completo sobre marketing de afiliados, para entender melhor sobre o assunto.

Construção de blogs 

No mercado do marketing, você poderá criar ainda um blog. Ele pode ser uma das suas principais fontes de renda.

No entanto, o faturamento não aparecerá da noite para o dia. É fundamental que você publique conteúdos com frequência. Eles devem educar, informar e trazer entretenimento para as pessoas.

Na prática, você deve captar a atenção dos leitores de alguma forma.

O seu blog só fará sentido se vender algo na ferramenta.

Você poderá ganhar dinheiro de várias formas, seja oferecendo um espaço publicitário, publicações patrocinadas, coaching e e-books.

O lado positivo é que não é necessário ser um especialista em blogs para iniciar no segmento. Na internet, há várias ferramentas em que você pode implementar a página em poucos minutos, como o WordPress.

Loja de açaí 

Uma loja de açaí também é um ótimo mercado para o público feminino. O consumo no Brasil aumentou quase 15% em todos os anos.

A loja de açaí pode ser construída em grandes centros comerciais ou próximos a academias de ginástica. Os atletas adoram a bebida, pois é um produto saudável e que fornece grande energia.

Mercado de pets 

Grande parte das pessoas desistiram de ter filhos. Não é raro encontrar casas em que os pets dominam os ambientes. Por isso, investir nesse tipo de mercado traz um ótimo retorno para uma empreendedora.

Você pode abrir um pet shop para oferecer serviços como banho e tosa. Além disso, vale aumentar o portfólio de produtos com brinquedos, itens de vestuário e até medicamentos.

Neste segmento, recomenda-se apostar também em um hotel para os pets. Esse tipo de serviço é bastante procurado pelos donos, especialmente em período de férias.

A empreendedora pode aliar os dois serviços para aumentar o seu faturamento.

Produtos naturais 

As pessoas estão a cada dia mais preocupadas com a saúde. Então, uma ótima dica é investir em produtos naturais e orgânicos. 

Foi-se o tempo em que as pessoas não compravam esses itens porque eram caros. A retomada da economia poderá trazer um ótimo retorno financeiro.

Serviços de coaching 

Outra ideia interessante de negócio para 2020 é abrir um serviço de coaching. O coaching cresceu mais de 300% no Brasil nos últimos quatro anos, segundo dados da International Coach Federation.

Você poderá atuar em diversas áreas, entre as quais: coaching de vida, coaching de relacionamento, coaching de carreira, coaching de negócios, coaching financeiro e coaching de vendas.

Independente da sua área de atuação, uma empreendedora deve fazer o que gosta, saber lidar com situações de risco, fazer bons planejamentos para aumentar a sua produtividade, buscar ideias criativas, ter otimismo e coragem para enfrentar os desafios de uma empresária. 

No início, o caminho pode parecer complicado, mas valerá a pena qualquer tipo de esforço. Gostou do conteúdo? Tem alguma outra dica? Deixe um comentário logo abaixo.