Sim, não é apenas a música que incentivamos por aqui. Qualquer forma de arte pode ser utilizada como técnica de aprendizagem e se tornar uma grande aliada no processo de aprendizagem dos pequenos.

Lembrando sempre que o incentivo não é para ninguém se tornar um artista, mas sim aproveitar as facilidades que essa linguagem tem. Toda criança pode utilizar a linguagem artística como facilitador do seu aprender. Confere as dicas do Rafael Guedes!


imagem de vários lápis de cor para ilustrar uma técnica de aprendizagem

Técnica de aprendizagem: Saiba como o desenho e a pintura podem ajudar

A arte é uma técnica de aprendizagem que desempenha um papel mais importante do que acreditamos na educação das crianças. Além de estimular o aprendizado de outros assuntos – como leitura ou matemática – a pintura, desenho ou modelagem são atividades essenciais para o desenvolvimento da percepção, habilidades motoras finas ou interação social.

Tentando destrinchar para os nossos leitores todos os benefícios que essa atividade adorada por toda criança podem trazer, decidimos escrever este artigo com informações sobre como o desenho e a pintura podem ajudar na educação e desenvolvimento das crianças. Leia o nosso artigo até o final e confira!

Desenho e pintura como técnica de aprendizagem

Infelizmente, os ensinamentos artísticos, relegados ao fundo por muitas famílias e escolas de nosso país, estão longe de ser um luxo supérfluo na educação e no amadurecimento das crianças. Várias investigações e estudos realizados mostraram que a realização de atividades artísticas desempenha um papel essencial, não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também na aprendizagem de diversas atividades, como a leitura, escrita e o cálculo.

São diversas as habilidades que a prática de desenhar ou pintar pode ajudar uma criança a desenvolver. Conheça a seguir algumas delas e qual a sua importância nesse desenvolvimento:

Desenvolvimento de capacidade

Pintar e desenhar são atividades básicas para o desenvolvimento biológico, educacional e emocional das crianças. Mas esses hábitos também são uma necessidade espiritual. Através deles, as crianças aprendem a explorar o ambiente que os rodeia, tornam-se conscientes de si e dos outros, ganham uma maior noção de espaço. Além disso, as crianças podem aprender a contar e escrever.

Desenvolvimento pessoal

As atividades artísticas oferecem oportunidades para expressar a criatividade, descobrir a si mesmo; aumentar a auto-estima e auto-conceito. Cada obra de arte gera na criança a sensação de ter alcançado uma conquista.

Desenvolvimento social 

É aprimorado à medida que a criança aprende a cooperar em um trabalho artístico realizado em grupo. As crianças têm consciência de sua contribuição pessoal ao trabalho coletivo e adquirem, além disso, o sentimento de pertencer a um grupo.

É comum vermos criança se aproximarem para realizar esse tipo de atividade e até mesmo interagirem opinando na cor a ser utilizada em um desenho, no tipo de desenho ou pintura que a outra criança vem fazendo.

Desenvolvimento físico 

Músculos menores, coordenação olho-mão, lateralidade e senso de ritmo se desenvolvem graças a várias formas de expressão artística realizada em desenhos e pinturas.

O simples ato de pintar dentro dos espaços de um desenho, ou até mesmo a maneira como a criança segura o lápis para realizar essas atividades, são de suma importância para o desenvolvimento da coordenação motora.

Desenvolvimento da linguagem

A arte é uma forma de expressão que não se baseia na capacidade verbal, no entanto, a linguagem e o vocabulário das crianças experimentam um enorme desenvolvimento à medida que elas falam sobre seu trabalho. Além disso, o desenho contribui para o desenvolvimento da escrita em crianças.

Desenvolvimento cognitivo

Os benefícios da arte são especialmente visíveis em áreas como representação simbólica, relação espacial, números e quantidades, ordem, série, classificações, etc.

Incluir atividades relacionadas à pintura e desenho para desenvolvimento infantil é uma das técnicas de aprendizagem mais eficazes. Como mencionado acima, são várias as capacidades que as crianças desenvolvem com a arte.

Por esse motivo, atividades como esta são estimuladas e apresentadas às crianças na pré-escola, com o intuito de que as mesmas conheçam a arte e possam expressar aquilo que sentem através dos traços e pinturas.

Mesmo que o seu filho realize essas atividades na escola, é importante que você faça as mesmas com ele, a fim de acompanhar o seu desenvolvimento e progresso nas atividades. As revistas infantis e sites com desenhos para imprimir e colorir, são sempre uma ótima opção para o desenvolvimento de seu filho.

Gostou deste artigo? Agora que já sabe a importância das atividades artísticas para crianças, incentive esse hábito, pois pintar e desenhar vai muito além de uma brincadeira ou uma simples distração para as crianças, é uma fonte de desenvolvimento e aprendizado.